domingo, 18 de dezembro de 2016

Fatos, Dicas, Conselhos e Curiosidades sobre Cicatrizes



- Existem maneiras de "ajudar" o seu processo de cicatrização, porém, fugir da questão genética é bastante complicado. Tem gente que cicatriza mal por natureza. Se for o seu caso, avise este fato para o seu médico sempre que for realizar uma cirurgia.

- O tempo é o melhor amigo da aparência das cicatrizes, quanto mais antiga, mais clara ela fica.

- Pessoas idosas costumam ficar com cicatrizes de aparência mais bonita. Como a capacidade de produzir colágeno está mais debilitada, dificilmente pessoas idosas ficam com quelóides ou cicatrizes hipertróficas. A flacidez que a pele idosa apresenta também ajuda nesses casos.



- Quando acontece um corte superficial na pele, ela leva aproximadamente de 7 a 10 dias para fechar. A epiderme leva aproximadamente 28 dias para se refazer e quando a lesão envolve camadas mais profundas, esse processo pode durar até 6 meses. Portanto, quando se quer melhorar a aparência de cicatrizes, não adianta ter pressa.

- Algumas áreas do corpo cicatrizam melhor que as outras. A face, de maneira geral, cicatriza muito bem. Regiões com grande mobilidade, como por exemplo, as costas, as dobras ou a panturrilha, cicatrizam mal.

- Portanto manter a área que precisa cicatrizar imóvel ajuda muito na aparência final da cicatriz. Isso significa que, se o seu cirurgião recomendar dois meses sem jogar tênis depois de tirar seu melanoma nas costas, você deve realmente fazer o que ele está te recomendando.

- Siga rigorosamente as recomendações da maneira de cuidar da sua cicatriz em casa. Limpeza, troca de curativos, proteção solar... Todos esses cuidados ajudarão a você não ter uma cicatriz esgarçada, infectada e escura.


- Por falar em sol, fuja dele, principalmente enquanto a cicatriz estiver escura ou avermelhada.

- Informe ao médico se a cicatriz começar a sofrer coceira, ardência, dor, elevação, sensação de "choque" ou endurecimento após um mês. É mais fácil tratar complicações das cicatrizes o quanto antes.

- A limpeza realmente é fundamental para evitar infecções. Muitas pessoas, com medo da dor de trocar o curativo, não realizam a higiene local como deveriam e o local infecciona, aumentando as chances de alargar a cicatriz, isso sem contar no risco para a saúde.


- Se a sua cicatriz ficou feia, não se desespere, existe sempre um tratamento para ajudar a melhorar o aspecto dela. Lasers, dermoabrasão, microagulhamento, ácidos, uso de silicone caseiro, para cada caso existe um procedimento específico. Quem decide qual o melhor tratamento é o seu médico, que explicará as vantagens e desvantagens de cada método.

- Nunca mais a pele voltará a ser como antes, porém sempre tem como melhorar.

- Na realidade, o aspecto inestético de uma cicatriz é o "melhor" que pode acontecer dentro da desgraça de se passar por um processo de cicatrização. Algumas pessoas perdem a mobilidade de um membro (como por exemplo, em casos de queimadura).

- Negros e asiáticos possuem uma tendência maior a apresentar quelóides.

- Cuidar da alimentação também ajuda muito. Se você estiver anêmico sua cicatrização vai demorar mais a acontecer. Vitamina c é amiga da cicatrização.

- PARE DE FUMAR! Pessoas que fumam possuem má circulação e isso dificulta o processo de cicatrização.

- Não use silicones ou cremes sem  orientação médica, e NUNCA antes de tirar os pontos.

- Quanto menos tensão houver na área a ser cicatrizada, melhor.

- Fuja do sol nos três primeiros meses, que são os mais críticos. 

Nenhum comentário:

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???