sábado, 28 de setembro de 2013

Dá pra servir a 3 senhores ao mesmo tempo?


Luiz Felipe garante que SIM !!!

Roubei do Facebook dele:

"Um pouco de filosofia de botequim...

Fala-se em não ser possível servir dois senhores ao mesmo tempo, que dirá três.
Tenho três paixões na vida, a medicina, a música e o esporte, e todos me emocionam de maneiras diferente.


A medicina me desafia o tempo todo. Temos uma relação intensa. Ela insiste em me lembrar que eu tenho limitações e os desígnios de Deus são absolutamente inquestionáveis. Exercita minha fé.

O esporte, mais precisamente o judô, me ensinou a enfrentar tudo isso. Encaro qualquer desafio profissional como se estivesse me preparando para uma competição. Aprendi a ser assim e ponto. 

A música é uma válvula de escape. Tente tocar uma pentatônica pensando em quando o seguro do seu carro vai vencer. É impossível.
Quando se está tocando um instrumento é impossível pensar em outra coisa. Exercita minha concentração.

Portanto, sim, é possível servir a dois senhores. 
Eu sirvo a três.
Luiz Felipe"

Obs Nada a ver: juro, o próximo post será sobre o tratamento da celulite. Mas esse post vai dar trabalho, porque pra falar sobre esse assunto, é melhor escrever logo um livro. Então, ainda estou organizando minha cabeça para poder ser direta e sucinta.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Celulite, porque você veio?


Agora que vocês aprenderam como se forma a celulite, já devem ter percebido que tudo começa com o EDEMA (e portanto, se quiserem evitar a celulite, precisam evitar o inchaço, e é por isso que pessoas magras também são "agraciadas" com a celulite).

Tudo o que contribuir para a má circulação, vai direta ou indiretamente, favorecer o aparecimento da celulite. E não quero que você pense assim:
"Tá, esse post é muito bonitinho, mas minhas coxas estão uma sopa de celulite, e eu não tenho como reverter mais isso".

Digo isso, porque a melhora sempre existe, e também você pode impedir o agravamento do quadro. Porque, minha amiga, ela pode piorar.

Sendo assim, vamos pensar nas causas da celulite?

1)Genética, não temos como fugir dela.
2)Etnia, coitadas das mulheres mediterrâneas e sorte das nórdicas.
3)Sexo. Lamento informar, mas os estrogênios e a progesterona, induzem a um tamanho maior de células de gorduras. E também provocam o acúmulo das bichinhas em locais indesejados
4)Emocional. É fato. Pessoas ansiosas, estressadas, produzem substãncias no cérebro, que ativam hormônios lipogênicos. Que medo! Ops, engordei só de pensar nisso!
5)Hábitos Alimentares, todo mundo sabe disso.
6)Hábitos tóxicos, por alteração da microcirculação.
7) Hábitos POSTURAIS / Alterações Ortopédicas. Sabiam dessa? Também acarretam alteração da circulação.
8) Vestuário. Nem preciso explicar. Roupas que são tão apertadas, que parecem que foram fechadas à vácuo garroteiam a circulação. 
9)Doenças Prévias. Qualquer doença que afete pulmão, rins e circulação pioram a celulite. 
10)Medicamentos. causam celulite os anti-histamínicos, anti-serotonínicos, anti-tireoidianos, beta bloqueadores, hormonioterapia, corticóides e antidepressivos.
11)Sedentarismo.


Praticamente tudo nessa vida causa celulite.
Sendo assim, mãos à obra!!!
Esse é o tema da próxima "aula".

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Celulite, de onde você veio???


Todo mundo adora saber as últimas novidades sobre celulite. Se dói, se dura pra sempre, se adianta, quantas vezes é necessário fazer...
Mas poucas pessoas param pra pensar em como se forma a celulite, porque a maldita aparece? Hoje é dia de estudar um pouco de biologia e aprender a fisiopatologia da celulite. Porque de posse dessa informação, fica mais fácil escolher o tratamento que mais combina com o seu caso (tema para um post futuro).


Tudo começa quando o sangue não circula adequadamente pelas suas veias. O sangue acumula, não corre como seria adequado e esse acúmulo aumenta a pressão capilar. Pense em um elevador lento, que ao invés de ir direto para a garagem, para em todos os andares, e em cada andar entram várias pessoas. O elevador fica tão cheio, que as pessoas se espremem na parede. Isso é o aumento da pressão capilar.

No caso das veias, quando há aumento da pressão capilar, há também um aumento da permeabilidade capilar. Imagine que o nosso elevador tem janelas. Bem, quando o elevador está lotado, as janelas se abrem. E as pessoas pulam (péssima comparação, eu sei). Na biologia, "as pessoas" seriam a linfa e diversas proteínas de alto peso molecular, e esse combo (líquido + proteínas) escapa para o tecido conjuntivo.

Nessas alturas, instala-se o edema.

Se o excesso de proteínas não for degradado pelos macrófagos (células que "comem" o que não interessa ao nosso corpo), ocorre uma série de liberação de substâncias, que promovem uma reação inflamatória.
É aí que a coisa se complica. Pois a inflamação acarreta na formação de fibrose, e o que a fibrose faz? Piora a circulação sanguínea. E o sangue volta a se estagnar na veia, formando um ciclo vicioso.

Na boa, alguém merece ter este destino na vida?

Mas as coisas ainda podem piorar!
Quando, numa fase posterior tardia, o aporte sanguineo encontra-se muito diminuído, há a atrofia e a esclerose do tecido.

Cada uma dessas etapas de formação da celulite, corresponde a um estágio da lipodistrofia ginóide. Sendo assim, classificamos a celulite em:
Grau 1 -> edema
Grau 2 -> Inflamação
Grau 3 -> Fibrose
Grau 4 -> Atrofia

Cada grau da celulite tem um tratamento específico. Mas isso é tema para outro post...

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???