sábado, 23 de março de 2013

A mão amiga


Enfim, pude respirar aliviada.
Vocês não sabem, mas minha semana foi infernal, uma das piores da minha vida.
Para não cansa-los com os piores detalhes, vou tentar resumir o problema, até porque o foco do post não é a situação e sim a ajuda que tive no meio do turbilhão.
Levei o Gabriel ao pediatra para uma consulta de rotina e ele suspeitou de que o gordinho estivesse com características de uma criança autista. Socorro!

Fiquei sem chão, sem paredes e sem teto. Passei a semana inteira sem dormir literalmente à noite (virei um zumbi). Minha cabeça não parava de pensar. 
Durante essa semana, além do meu trabalho, fui a terapeutas ocupacionais, fonoaudiologas, e até a uma neurologista pediatrica, que graças ao bom Deus, tinha bom senso e afastou o diagnóstico. Determinou que ele só tem um atraso de linguagem, natural para uma criança que estuda em uma escola bilingue. Também pediu que estimulássemos mais ele socialmente, pois Gabriel, assim como a mãe, não gosta de ficar parado. E a criança em movimento não tem a oportunidade de interagir com as outras.

Dito isso, estamos mudando algumas coisas na vidinha dele, e uma fono vai ajudar com a parte da linguagem. E todos viveram felizes para sempre.

Mas no meio dessa história toda, aconteceu uma coisa muito interessante. Na quarta-feira, dia mais estressante da semana, fui comer um brigadeiro numa lojinha perto do consultório. Porque quando eu fico tensa, preciso de doces. Nesse dia eu estava prestes a desmoronar. Era o dia em que o pediatra havia marcado uma reunião comigo, para contar a que conclusão havia chegado, depois de conversar com a terapeuta ocupacional sobre o Gabriel. Portanto era o dia em que eu ia "receber o tão temido diagnóstico".

Entrei nessa loja a caminho do consultório, e estava tão derrotada, mas tão derrotada, que se passa o produtor de "Os Miseráveis" perto de mim, ele ia me convidar para fazer o papel principal do filme, daquela mulher que morre.
Comi o brigadeiro, e na hora de pedir a conta, a vendedora, uma mulher super simples, mas com o coração de ouro, me diz:
- Engraçado, te vejo sempre por aqui, mas hoje você não está bem.
Nessa hora, eu não aguentei e comecei a chorar. Chorar de soluçar. No meio da loja, que, inclusive, tinha outros fregueses (que eu acabei espantando).
Detesto chorar em público, já aconteceu outras vezes (lembram de Paris?). A pessoa perde a dignidade, não é? No meu caso, além de fungar e soluçar, ainda saiu sangue do meu nariz. Foi um Deus nos acuda (ou melhor, ME ACUDA).
Eu disse pra ela:
- Estou indo para o pediatra escutar que o meu neném é autista. 
Fez-se o silêncio na loja.
- Me sinto como se estivesse na beira de uma praia, segurando a respiração, esperando a onda vir, me engolir e me quebrar.
A moça saiu do balcão, segurou minha mão, me abraçou e me disse:


- Se você fosse bananeira, a onda poderia até te quebrar. Mas você é rocha, a onda vai passar por você e vai voltar pro mar, e você vai seguir em frente.
E foi o que aconteceu.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Hidratando a pele com agulhas (Mesolis)

É, minha gente, já foi o tempo em que a pessoa abria os seus potinhos de cremes para hidratar a pele e se dava por satisfeita...
Atualmente você pode complementar essa hidratação no consultório médico, e de uma maneira bem mais eficiente. Tudo bem, você vai tomar (algumas) agulhadas, mas o resultado é realmente fantástico. Na foto, os pontinhos brancos são a deposição do material na pele.



O Mesolis é fabricado a partir do ácido hialurônico derivado da biofermentação, isto é, origem não animal, o que garante a sua biocompatibilidade e baixas chances de causar alergias.
Pode ser usado em diversas áreas corporais além da face, tais como pescoço, colo, mãos, regiões que frequentemente "entregam a idade" (e de bandeja!).

Existem dois tipos de Mesolis, o Mesolis simples e o Mesolis Plus, que possui o glicerol adicionado à fórmula. Seu médico é a pessoa mais indicada para escolher qual dos dois produtos é o mais indicado para o seu caso, mas em geral o Mesolis Plus é indicado para pessoas que possuem rugas além da pele desidratada. O glicerol também ajuda a garantir a prolongada durabilidade do produto e evita infecções locais.

Como é a aplicação?
Geralmente, não há necessidade de anestesia tópica, pois cada pessoa possui uma tolerância individual para a dor. Dependendo da área a ser tratada, o médico desinfeta a pele e escolhe a melhor técnica para aquela região (é quando você toma as picadinhas).

As aplicações seguem um protocolo.
No início, você faz três aplicações, com intervalo de duas a três semanas entre elas. Depois, as aplicações se tornam menos frequentes, ocorrendo a cada dois meses e finalmente, a cada seis meses.

Os resultados aparecem logo nas primeiras sessões.
Encontrei no google algumas fotos de Antes & Depois, e embora essas pessoas não sejam nossas pacientes, dá para se ter uma ótima idéia do tipo de resultado que podemos obter com Mesolis.



domingo, 17 de março de 2013

Garantia de diversão: Senor Frog´s


Preciso confessar uma coisa para vocês. 
EU # DETESTO # SAIR # DURANTE # A # NOITE
Como costumo acordar cedo e aproveitar bem o meu dia, isso significa que depois das dez da noite, eu só quero saber de dormir. Além do agravante de que eu não gosto beber, então eu fico careta.
Bem, isso tudo mudou em Cancun. Até a questão da bebida.


Meu marido está sempre alegre e disponível para sair à noite, e eu tento me arrastar para acompanha-lo (eu não disse em outro post que tinha muitos defeitos?). Logicamente ele quis conhecer os bares e boites em Cancun, então lá fomos nós.
Para a minha grata surpresa, encontrei lugares surreais. Juro, não existe outra palavra para descrever. Esse bar e restaurante, o Senor Frog´s é muito louco. Só tem gente surtada e animada ao nosso redor, sem contar que o lugar é completamente interativo.


Tem um palco, onde fica um pessoal fazendo shows e organizando brincadeiras com os clientes. No caso da foto, o grupo que cair primeiro no chão, perde. Mas enquanto eles tentam se equilibrar, eles jogam tequila dentro da sua boca, colocam um isqueiro aceso no seu bumbum (essa parte eu achei meio perigosa, mas isso foi só o começo), fazem mil provocações. Eu nunca ri tanto na minha vida.


Mas se eu fiquei chocada com a primeira brincadeira, imaginem essa segunda. Pegaram essa loura periguete (que já tinha cantado uma musica da Britney Spears no karaokê, jurando que era a própria), deram uma dose de tequila,  penduraram a mulher de cabeça para baixo, começaram a rodopiar a pobre, ao mesmo tempo em que jogavam um gás nela, estilo extintor de incêndio. 
Isso eu achei perigosíssimo!!! Mas a mulher estava lá por vontade própria, problema dela. Nunca vi nada mais louco em toda a minha vida.


O teto do lugar é repleto de placas com dizeres politicamente incorretos, o que achei ótimo. Hoje em dia as pessoas se ofendem por tudo, chega a ser cansativo, e foi muito bom ficar num lugar onde as pessoas estavam pouco preocupadas com coisas pequenas.


 Dá vontade de fotografar o teto todo e mandar a fotografia para determinadas pessoas... hehehe....


Os garçons são uma simpatia! Se eu entrasse no Facebook, eles metiam a cabeça no meu ombro e tentavam desligar meu telefone. Eles entendem que se você pega o telefone é porque está entediado. E NINGUÉM consegue ficar assim lá.
Eles fazem massagem no ombro das solteiras, eles puxam a mulheradas para dançar (acho até que deve rolar algo mais entre alguns garçons e as clientes mais assanhadas).


Lá é o paraíso das solteiras! Se você terminou com o namorado ou marido, reúna as amigas e vá para Cancun. Falo sério. Tinha uma mulher lá com carinha de derrotada, tirando uma foto. Imediatamente três garçons gatos pegaram a mulher no colo, e posso garantir que ela saiu deslumbrante na foto.
Fico imaginando a cara do ex dela quando vir a foto no facebook....


O teto é a cereja do bolo! Amei!


As brincadeiras acontecem o tempo inteiro, dificilmente passam dez minutos sem que algo completamente inusitado aconteça. Teve uma hora em que colocaram um balde de pipoca em nossa mesa, e nós não pedimos pipoca. O garçom mandou que subíssemos nas cadeiras e não comêssemos as pipocas.
Em poucos minutos começou uma guerra de pipoca entre todos que estavam no restaurante. Além das pipocas, eles acionavam o extintor de incêndio (como eles gostam disso!). Foi uma zona! Pessoas cobrindo suas bebidas para não cair pipoca dentro, gente tentando engolir pipocas voadoras... Foi muito divertido!


Antes de conseguirmos uma mesa, precisamos esperar um pouquinho no bar. Olha que engraçado os bancos do bar! Tudo lá respira diversão, sensualidade e bom humor! 
E lá eu aprendi a tomar pinas coladas, gente que coisa deliciosa! Depois de experimentar essa bebida, era dia e noite pedindo pinas.
Tinha crianças no bar, que estavam curtindo muito as brincadeiras, mas sinceramente, por conta da quantidade de bebidas que despejavam diretamente na garganta dos clientes, achei meio sinistro levar uma criança para um lugar desses (sem querer dar uma de politicamente correta, que eu acho cansativo).

sábado, 16 de março de 2013

Oba! Época de preparar a pele para peelings!


Ainda bem que esse verão está chegando ao fim! Detesto verão! A pessoa perde a dignidade quando fica suada. Muitas vezes bronzeia a pele mesmo que se cuide (e da-lhe radicais livres!), e no fim, o resultado é um só, pele mal tratada, sem viço, desidratada, oleosa, tudo de ruim...
Mas já estamos quase no final de março, e esta é aquela época do ano em que eu sempre lembro os leitores  de agendar uma consulta com seus dermatologistas, afim de repararem os danos provocados pelo verão.

Algumas vezes não precisa nem fazer nenhum procedimento. Basta trocar seus ácidos, geralmente no outono e inverno, a pele tolera formulações mais intensas.
Para os que precisam fazer algum tipo de tratamento adicional, preciso dizer que, embora existam lasers maravilhosos, tecnologia de última geração, os peelings continuam desempenhando um papel muito importante na saúde e beleza da nossa pele.

Como vocês sabem, eu atendo pessoas de todos os níveis sociais, pois trabalho em um consultório lindão na zona sul no Rio, e em um hospital popular na zona norte carioca. O pessoal de Ipanema faz peeling sim, mas se tiver um laser maravilhoso, com todas as promessas que essas máquinas carregam, eles preferem o laser.
No hospital, eu acabo fazendo mais peelings (principalmente pelo custo, porque, mesmo num consultório da zona sul, ainda é um dos procedimentos menos caros em dermatologia). Tem dia em que eu faço 20, 30 peelings, e com toda essa experiência, posso afirmar para vocês que a pele das pacientes do hospital não deixam nada a desejar em relação às do consultório que preferem laser. Morro de orgulho delas. E quando mostramos alguns desses casos em congressos, alguns colegas nos abordam após as aulas e perguntam "em off" se realmente consegui aquele resultado só com peeling. 

Portanto, é um procedimento barato, com ótimos resultados, extremamente seguro (estou falando de peelings superficiais seriados), e com pouco sofrimento para o paciente (hoje em dias temos muitos ácidos que não ardem).

Mas para ter um resultado legal é necessário fazer um preparo da pele. Marque uma consulta com o seu médico para ele prescrever os produtos ideais para você. Esse preparo pode levar de 15 dias a dois meses, dependendo da profundidade do peeling, do fototipo do paciente e dos produtos que ele já vem usando em casa.
Tenha em mente que:

1) Se você tem MELASMA, o peeling não é garantia de que todas as suas manchas irão sumir. Isso vai depender da profundidade delas. Mas a pele melhora como um todo, então, mesmo que suas manchas clareiem, mas não sumam, lembre-se que seu colágeno foi estimulado, a oleosidade estará sendo controlada, o viço aparece, etc, etc, etc.
Se você tem melasma, é preferível fazer peelings suaves, para a sua condição não piorar (sim, isso pode acontecer com qualquer tipo de peeling).

2) Embora os resultados apareçam logo na primeira sessão de peeling, se você fizer peelings seriados, vai ter um resultado final muito melhor do que as pessoas que fizeram somente um. Já foi provado que peelings seriados superficiais, além de serem mais seguros, se feitos a longo prazo, correspondem aos resultados de peelings mais profundos, sem os riscos envolvidos nestes casos. Eu costumo propor entre 3 e 6 sessões mensais de peelings. Algumas vezes a pessoa precisa até de mais.

3) Todo peeling tem os seus riscos, seja ele superficial, médio ou profundo. Um dos mais comuns é a alergia. Outros envolvem cicatrizes, eritema persistente, reativação de herpes, piora das manchas, hipercromia.

4) Os cuidados pós-peeling precisam ser rigorosamente observados.

5) Se você não quer aparecer descamando no seu local de trabalho, recomendo que faça seu peeling numa quarta-feira. Eu explico o porquê. Geralmente a pele começa a descamar dois dias após o peeling, portanto, na sexta-feira. Sábado e domingo serão os dias com maior saída de pelezinhas (não arranque as benditas, peloamordedeus!).
E na segunda, mesmo que ainda esteja vermelha e com pele saindo, com certeza o pior já vai ter passado. a dupla hidratante + maquiagem vai ser suficiente para disfarçar a sua condição.

6) Se tiver uma festa ou viagem em que deseje estar maravilhosa , é bom agendar o peeling quinze dias antes do evento (isso se você fizer somente um peeling).

quarta-feira, 13 de março de 2013

O alfabeto dos cremes...(BB, CC, DD)



BB Cream vocês já conhecem, aposto. 
Mas e dos CC Creams, já ouviram falar???
E se eu dissesse que existem DD Creams?
Não sei onde o alfabeto dos cremes vai parar, provavelmente no Z, e não sei porque não começaram esta febre com  os AA Creams. A letra A é tão simpática!

Agora, sem brincadeira, CC Cream significa Color Control Cream. O objetivo é promover uma correção óptica, pois reflete a luz de maneira multidimensional. E tudo isso de uma maneira mais natural e prolongada, além de ter propriedades hidratantes, antioxidantes e fotoprotetoras (ou seja, muito parecido com um...BB Cream). Reza a lenda que os CC Creams seriam mais direcionados para as peles oleosas, por terem características mais leves.

E se o CC Cream pode ser considerado uma "evolução" dos BB Creams, o mesmo não se aplica aaos DD Creams. Este pode ser considerado uma jogada de marketing.
DD Cream significa Daily Defense Cream, e a idéia aqui não é tratar problemas e sim preveni-los, principalmente em termos de promover uma hidratação intensa. O foco é o corpo e não a face. Pense em pés rachados, estrias, cotovelos e joelhos estilo lixa...o objetivo é atenuar estas condições.

Em resumo, quero todos, lógico.
Mesmo não sendo nenhum milagre.
E quando terminarem com o alfabeto, que comecem os números....

domingo, 10 de março de 2013

Irritando Luciana: Pontualidade


Se vocês perguntarem para algum dos meus alunos, eles vão confirmar que eu não ligo se eles:
1) Colarem nas provas (quem não cola, não sai da escola, rs).
2) Errarem nos diagnósticos (eles estão lá para aprender com os seus erros).
3) Esquecerem o jaleco em casa (desde que usem um descartável, que o hospital oferece, e que não é fashion).
4) Escolherem um tema chato para as suas monografias (mesmo sendo eu a orientadora).
5) ______________________________  (dificilmente alguma coisa me irrita).

MAS....
Repito, MAS...
Quando eles chegam atrasados, não encontram uma professora. Eles se deparam com o próprio demônio fazendo peelings. 
Eu não aceito nenhuma desculpa de um aluno que se atrasa. Pode culpar o trânsito, a falta de ônibus, a enchente, o pneu do carro que furou, nenhuma dessas explicações procede.
Sabem porque?
Estou formada há dez anos. E nunca na minha vida eu me atrasei para nenhum compromisso profissional.  NUNCA.
Seria mágica? Ou será que eu tenho um helicóptero que me leva de um lugar para outro, num passe de mágica? Teria eu, poderes para me teletransportar? Nada disso. 
EU ACORDO CEDO. Muito cedo.
Eu me programo para chegar aos meus compromissos com uma hora de antecedência. O meu pneu já furou, sabem? Duas vezes. E eu já me perdi a caminho de um hospital que ficava lá onde o vento fazia a curva. Um dia, meu carro não ligou porque a bateria havia arriado. E no outro, devo confessar, tive um problema intestinal daqueles. Inacreditavelmente, nenhum desses dissabores conseguiu me fazer chegar atrasada nos meus compromissos. Um dia, eu cheguei no consultório faltando cinco minutos para a primeira consulta e esse foi o meu record de atraso. 

Estou falando de alunos, mas minha irritação com atrasos vai muito além da sala de aula (no nosso caso, consultório de aula, rs).
Quando um paciente se atrasa (às vezes é inevitável, eu sei), ele está condenando minha agenda ao atraso pelo resto do dia. Isso significa que vou passar o resto das horas me desculpando com todos os outros pacientes a respeito do atraso do primeiro. A não ser que eu consiga reverter essa chateação, o que pode ser uma arte. Isso é comum de acontecer nos dias de laser. Acho muito deselegante um médico se atrasar.

Outra situação irritante, é quando marcamos um encontro com um grupo de amigos, chegamos na hora marcada, e tem sempre um engraçadinho que chega quando todos já estão se preparando para ir embora. Aí fica aquela situação chata, e acabamos nos demorando mais tempo, mesmo que a hora tenha avançado, e o nosso glúteo esteja achatado e dormente de ficar sentado. E geralmente precisamos acordar cedo no dia seguinte (pelo menos, EU preciso).

Também acho difícil aceitar que nossos prestadores de serviço (entre eles, nossos empregados domésticos) cheguem atrasados. A desculpa de morar longe não funciona comigo. Eu pegava quatro ônibus para chegar à faculdade e, novamente, nunca me atrasei para nenhuma aula em toda a minha vida. O meu percurso durava em média três horas, e eu sempre cheguei pontualmente às oito da manhã. Sim, eu acordava de madrugada e nunca morri por isso. E carregava livros pesadíssimos de anatomia.

É muito raro que as pessoas que contratamos cheguem na hora combinada. Se você compra um sofá, ou está esperando as compras, o cara da NET, o técnico de informática, o bombeiro, o senhor que vai colar o seu papel de parede, lamento informar, mas o provável é que você passe um dia inteiro esperando esse povo chegar. Aliás, se eles chegarem você pode se considerar uma pessoa de sorte.

Quando uma pessoa se atrasa, a mensagem que ela me passa é:
" Meu tempo vale mais do que o seu"
"Eu não te respeito"
" Eu me acho muito mais esperto que você"
" Você não merece nenhum sacrifício da minha parte"

Imprevistos acontecem, e costumam me acometer direto, pois sou uma pessoa pontual, mas nem por isso deixo de ter os meus muitos defeitos (muitos mesmo!). Mas quando os "imprevistos" passam a ser diários, alguma coisa está acontecendo, pense nisso.



Queridos leitores novos, que ainda não me conhecem.
Calma, gente, eu sou boazinha, juro. Não se deixem enganar por esse post. 
Aliás, vocês chegaram aqui numa ótima hora! Tomara que gostem do blog, e se marcarmos algum encontrinho de leitores, sejam gentis comigo e...
CHEGUEM NA HORA!!!!
:-)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Usei e Amei: Primer da Sephora


Eu dei um pulinho na Sephora procurando o primer Photo Finish da Smashbox, meu queridinho até o momento, que veio de brinde junto com alguma coisa que comprei. Mas eu não encontrei e me senti orfã de primer.
Para me consolar, comprei um esmalte laranja (!) e quando estava na fila para pagar...olhei para o lado, e encontrei essa miniatura de primer, da própria Sephora, que custava uns R$90,00 se não me engano (o frasco vem com 15 ml).
Compro ou não compro? Compro ou não compro? Compro ou não compro? Comprei!!!!
E não me arrependi. a textura é igualzinha ao primer da Smashbox. A pele fica lisinha, parecendo um veludo. E o mais importante, não deixou minha dermatite mais ardida do que já é. De modo que comecei a recomendar este produto até para alguns pacientes atópicos.
Foi uma grata surpresa mesmo, até porque, um dos meus maiores medos é que bases e primers deixem o meu rosto oleoso (sofro com isso)! E não foi o caso!!! Muito pelo contrário, ajudou a matificar o rosto!
Recomendo!
Vocês conseguem comprar online aqui.

Chat com o avô do Gabriel


Assim que nosso avião pousou, quando chegamos de Cancun, a primeira coisa que fiz, foi mandar uma mensagem para o meu pai, pedindo que eles trouxessem o Gabriel, pois estávamos MORRENDO de saudades...
Para a minha surpresa, eles "resolveram ficar com ele".
Posso com isso?
Obs. Essa semana foi muito corrida e não consegui parar pra escrever. Tive compras de mês, revisão de carro, banco, hospital, Gabriel doente... Mas agora tudo se acalmou!

domingo, 3 de março de 2013

Cruzeiro da Barbie!!!!



Mãe (tia, avó, dinda, etc) de meninas, tremei!!!!
Olha que cruzeiro sensacional eu fui descobrir por acaso na Internet! Cruzeiro da Barbie, gente! quem foi o gênio que inventou isso?
Melhor que isso, só se inventassem um cruzeiro DAS PRINCESAS DISNEY!
Estou a ponto de sequestrar a Lara e a Giulia (que se acha adulta demais para essas coisas, mas eu nem ligo), e sumir navegando por aí!
#fica a dica

sábado, 2 de março de 2013

Reação de corpo estranho em pigmentação de sobrancelha...



Há alguns meses, eu estava dando minhas aulas tranquilamente na minha sala da cosmiatria, quando fui chamada para ver uma paciente no ambulatório geral. 
Quando cheguei lá, me deparei com essa senhora, emocionalmente devastada, pois tinha feito uma pigmentação de sobrancelha e alguns dias depois, amanheceu assim.
O que aconteceu?

Provavelmente o salão de beleza não usou um produto de qualidade (lembrando que isso pode ocorrer até com a melhor tinta do mundo, embora seja mais difícil), e o corpo dela rejeitou esses pigmentos, fez uma reação granulomatosa de corpo estranho. Parecido com o que acontece quando entra uma farpa no nosso corpo.
No caso dela, a reação foi tão intensa, que até os gânglios mais próximos ao local da pigmentação ficaram aumentados, e ela chegou a ter pequenos picos febris.

O tratamento proposto por mim, após o ambulatório geral conseguir "acalmar" o processo inflamatório, foi desbastar as lesões hipertróficas com laser de CO2, e depois usar um laser que tenha afinidade com pigmento vermelho, para tentar igualar a cor da sobrancelha à cor da pele.
Lamentavelmente, será difícil algum pêlo de sua sobrancelha resistir a todos esses tratamentos, e ela ainda tem o risco de ficar com cicatrizes, pelo tratamento agressivo com laser.
Por isso, quando vocês forem fazer qualquer tipo de tatuagem, procurem um profissional competente, que use um material de qualidade, e estejam cientes de todos os riscos envolvidos.

OBS. Para o pessoal que está gostando das dicas de Cancun, ainda tenho MUITO o que falar de lá, mas estou evitando postar tudo de uma vez, para o blog não ficar com mono-tema. aguardem outras dicas de Cancun! Isso não foi nem o começo.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???