terça-feira, 28 de agosto de 2012

Peelings Químicos - Vídeo



Aproveitando a ótima época do ano para fazermos peelings, descobri esse vídeo de uma clínica no You Tube, bastante informativo!

Obs 1. Saiu uma reportagem sobre o tratamento não cirúrgico de orelha de abano em bebês AQUI. É legal porque também explica sobre a cirurgia, e o médico que fez o procedimento no Gabriel também dá o seu depoimento.

Obs 2. Além de e-mails sobre as orelhas de abano, muitos pais estão me perguntando sobre tratamento de molusco contagioso. Atualmente tenho feito poucas curetagens porque agora existe uma medicação que tem tido ótimos resultados. É um creme que aplicamos ocluído no local. Não vou dizer o nome aqui para evitar que os pais usem sem supervisão médica. O Gabriel teve molusco e em dois dias, as lesões praticamente sumiram. Mas a imunidade da criança também interfere no resultado.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Hospital de Anjinhos: Estomatite

Essa semana, uma doença malvada roubou o sorriso lindo do nosso anjo. Já ouviram falar em estomatite?
Na segunda-feira, Gabriel amanheceu choramingando, e ao longo do dia a febre surgiu. No início, estava relativamente baixa, mas quando foi dormir chegou a quarenta.
Durante a madrugada, além da febre, percebi um mal hálito bastante intenso... Logo imaginei que seria algo na garganta.
Conversei com o pediatra e combinamos que ele ia dar uma olhada na criança na terça-feira.
Quando chegamos lá, a constatação: sim, era um problema na garganta, mas não era amigdalite e sim uma coisa muito mais dolorosa...
ESTOMATITE!!!!
A estomatite é causada por vírus (herpes virus ou coxsakie, este último  responsável pela doença mão-pé-boca), portanto não adianta usar antibióticos ou antifúngicos.

Eu digo isso porque entrei em um fórum de mães (depois que ele nasceu, parei de frequentar o forum do 2Beauty e só entro no E-family), e em um tópico intitulado "estomatite", muitas mães diziam que as outras mães precisavam usar nistatina... Um grande erro, pois a monilíase e a estomatite são duas entidades médicas completamente diferentes. Tomem cuidado com fóruns que sugerem medicações. Confiem em seus pediatras!

A estomatite é uma doença relativamente benigna, caracterizada pela presença de aftas nos lábios, na língua, e na orofaringe. Basicamente, qualquer área de mucosa da boca pode apresentar aftas.
Agora imaginem uma boca repleta de aftas! é uma dor muito forte!
Além de aftas, a criança apresenta febre alta nos primeiros dias, gânglios aumentados, halitose, recusa alimentar e mal-estar.
Esse quadro pode durar de uma semana a dez dias para se curar, se não houver complicações.
As maiores complicações são infecção bacteriana secundária e a desidratação, pela imensa dificuldade de ingerir líquidos.

Tivemos alguns momentos de tensão com a tal da desidratação porque nos primeiros dias, o Gabriel não aceitou líquidos de maneira nenhuma e chegou a ficar quinze horas sem urinar.

Tivemos que tentar hidrata-lo dando água por conta-gotas e colherzinha, sempre com muito choro e sofrimento (dele e meu).
O tratamento dessa doença é feito pela tentativa de se amenizar a dor.
Não se deve deixar de realizar a higiene da cavidade oral, mas deve-se usar muita gentileza nessa limpeza, para evitar sangramentos na gengiva.
Os líquidos oferecidos, se estiverem resfriados, são aceitos com mais facilidade pela criança (mas não pelo Gabriel, que detesta bebidas frias).
Tente tudo: Milk-shake, sucos diluídos (mas não os cítricos), iogurtes, e alimentos sólidos macios, como purês e sopinhas. Estes também devem ser oferecidos quase frios.
Evite dar também, alimentos condimentados e comidas salgadas.
A transmissão é feita pelo contato normal entre as pessoas. Mas algum parente íntimo estiver com lesões ativas de herpes na boca, não custa nada afastar a criança dessa pessoa.
Seja uma boa pessoa e não mande o seu filho para a escola se ele estiver doente. Se a doença for causada pelo herpes vírus, a pessoa poderá ter outras crises durante a vida, mas geralmente elas serão mais brandas.
Nosso querido está praticamente recuperado, ele é muito forte!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Comprinhas de Paris: as Bases


Engraçado...
Posso ser louca pela Sephora, mas na hora de comprar minhas bases, sempre preferi as marcas de farmácia. Talvez isso aconteça porque conheço os laboratórios. 

Bom, quando viajei pra lá em Maio, lógico que me abasteci de Normaderm Teint Vichy (1). Essa base é vendida no Brasil, é ótima para peles oleosas, e sou completamente apaixonada por ela. Mas é muito mais barata na França, e lá existem outros tons que ainda não chegaram aqui.

A Lumineuse da Vichy (2) é fantástica e estou guardando a bichinha para usar durante o verão. Ela tem mini-micro-partículas luminosas, que são suficientemente visíveis para as periguetes morrerem de inveja, porém ao mesmo tempo, são suficientemente discretas para serem usadas no trabalho, sem assustar ninguém. Acho que o tubinho é meio vazio, e na minha opinião, é o único defeito dela. Ela dispensa o uso do iluminador, por assim dizer.

A Unifiance da La Roche (3), é impressionante. Muito natural, a base some na nossa pele. Eu indicaria esse produto para aquelas pessoas que detestam maquiagem e desejam um look bem "cara lavada" (se bem que para obter um look ""cara lavada", basta sair pelo mundo... DE CARA LAVADA, ué, mas cadê a coragem? Principalmente depois de uma certa idade...).

A Aerateint Vichy (4) foi a que eu menos gostei, talvez por ter escolhido uma cor um pouco mais clara que a minha pele. Ela é muito fluida, e além de render muito, o vidro é pesado, dá a impressão de ser o pote mais generoso. De longe! A embalagem é pump, coisa que amo, pois nos permite dosar bem a quantidade de produto (a Unifiance também tem embalagem pump).

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Capinha personalizada para celular


Pirei com esse site www.giantsparrows.co.uk !!!!
Eu fiz essa capinha e paguei, já com o frete, 21 libras. Chegou certinho, em aproximadamente um mês. Recomendo!
Porém, minha enfermeira me disse que o programa da Ana Maria Braga mostrou diversas capinhas lindas, que podem ser feitas aqui mesmo, no Brasil.
Daí eu dei uma pesquisada e achei o site Customic, que faz todo o processo em português, e o site Elo7 também faz. E neste site aqui, você mesmo cria a sua arte e eles imprimem.
A dona do blog Cintura Alta mostra como você mesma pode fazer uma capinha diferente sem sair de casa e nem precisar encomendar nada.
E aqui e acolá, mais dicas de personalização caseira!
É um vício esse negócio de capinha de celular!!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"Curtinhas" do congresso


- Skingen: lembram do creme personalizado a partir de uma biópsia de pele do paciente? Então. A palestrante mostrou muitas fotos ótimas, de Antes & Depois, de pessoas que usaram SOMENTE o Skingen. A idéia é essa mesmo, usar somente um produto . Porém, se a pessoa tiver queixas específicas, como por exemplo, manchas, ou olheiras, é necessário combina-lo com outros medicamentos. Também não é possível adicionar protetor solar ao Skingen, porque não é interessante que o protetor solar chegue às camadas mais profundas da pele.

- No melasma, a melhor forma de avaliar o prognóstico, ou seja, o quanto de clareamento o paciente poderá obter, é através da dermatoscopia, e não da luz de wood. Se a mancha se acentua, é sinal de que está superficial e provavelmente o paciente vai responder bem ao tratamento.


- Sabemos que o melanogênese (formação e deposição de melanina na pele) cursa com a formação de radicais livres. Então, além dos agentes antioxidantes tópicos, é importante fazer uso de antioxidantes orais.

- Algumas vezes, a pessoa tem a mancha clareada no melasma, mas resta uma espécie de sombra residual, que incomoda o paciente. essa sombra pode ser vasinhos residuais, pois geralmente onde existe uma mancha de melasma, sempre existem vasos sanguineos. Solução: tratar essa "sombra" com substâncias usadas na rosácea.

- Por falar em rosácea, uma substância apresentada no meeting americano, e que deve começar a ser usada em breve no Brasil, é a Brimonidina 0,5%. Trata-se de uma substância vasoconstritora, que ajuda a diminuir a vermelhidão do melasma.

- O Implante de fibroblastos está sendo cada vez mais usado um dermatologia. Pena que continua um tratamento tão caro, pela tecnologia que demanda.

- Imiquimod, uma substância usada para tratarmos diversas patologias, tem tido ótimos resultados no fotoenvelhecimento, e também no tratamento de angiomas. É um tratamento doloroso, caro, mas vale a pena.

- Na alopécia androgenética feminina, nem sempre o uso da finasterida apresenta bons resultados. Isso acontece porque no nosso sexo, a enzima 5 alfa redutase não está envolvida.

- Na europa, uma droga que está fazendo sucesso para o tratamento de queda de cabelos em mulheres, é o Eucapil.

- Nas pessoas que fazem uso de ferro para queda de cabelos, mas que não conseguem melhorar o valor da ferritina, uma dica é usar o aminiácido L-lisina junto com o ferro, pois ela ajuda a melhorar a capacidade de ligação do ferro, e consequentemente a ferritina.
#ficaadica


- Spectra, laser para tratamento do melasma. Ideal para melasmas dérmicos, profundos. O laser não destrói o melanócito, mas fere seus dendritos (os dendritos são umas espécies de prolongamentos da célula, por onde eles injetam o pigmento na pele). Não é a cura do melasma, mas é mais uma arma para o seu controle. E sim, é raro, mas alguns pacientes podem piorar com ele.


Outras opções de tratamento de melasma: Laser Quanta Asset, peelings Cosmelan, Dermamelan, Melanesse, Ácido Retinóico + Jessner...

(SAUDADES DE VOCÊS!!!)

domingo, 5 de agosto de 2012

Perigo: a calcinha bege!


Outro dia encontrei uma amiga (muito íntima) no shopping, e, para a minha surpresa, ela estava carregando sacolas e mais sacolas de compras. Todas com calcinhas, sutiãs e camisolinhas. Tinha sacola da Renner, da Fruit de la Passion, da Loungerie, etc.
 Minhas perguntas iniciais:
- Arrumou um amante?
- Vai montar uma loja de roupas íntimas?
- Está participando de algum concurso?
- Enlouqueceu?
- Está pagando alguma promessa?
- É macumba?
- Resolveu adotar um time de futebol de periguetes órfãs?
- ???
A resposta: nenhuma das alternativas anteriores. O marido dela fez um comentário meio cínico-pejorativo-irônico, quando estavam se vestindo para ir trabalhar, e ela, ao invés de se sentir ofendida, calçou as sandálias da humildade e reconheceu um fundo de verdade no que ele estava dizendo. Não que o marido dela fosse o modelo de cueca da Calvin Klein, mas ela sentiu que ela mesma estava insatisfeita com o rumo que as suas roupas íntimas haviam tomado. E toda ação encontra uma reação. E a reação dela foi essa, ir às compras.
Ela decidiu que não is mais esperar o dia dos namorados, o sábado à noite ou o aniversário de casamento para se sentir sensual. Mesmo porque, ela não estava precisando da aprovação de ninguem.

No dia seguinte, ia fazer compras. Quando o marido viu a lingerie, perguntou onde é que ela ia daquele jeito.        
Ela respondeu que ia fazer compras com a empregada, nada demais. E desde esse dia, a cada dia (e noite) ela colocou um modelo diferente (ainda bem que ela teve esse "surto" no início do mê$). Depois de alguns dias, o marido abriu o verbo. Achou que ela tinha arranjado um amante. Que aquela não era a mulher dele. E que ela nem estava tentando disfarçar.
Rindo muito, ela respondeu que não tinha mesmo nada a esconder. Que tinha se apaixonado mesmo por uma pessoa, ela mesma. Que resolveu investir em si própria para se sentir melhor, mais bonita, mais feminina. E que ele deixasse de ser um mané e aproveitasse.
Nessa semana, ela malhou com mais força de vontade. Usou o hidratante duas vezes ao dia. Passou blush para ficar em casa. Namorou o marido quatro vezes na mesma semana (um record para quem está junto há 10 anos). E me contagiou. 

Estou contando a historinha verídica aqui para te contagiar também. 
Pijama + calcinha bege a partir desse momento, estão reservados para aqueles dias.
Neste site tem um texto que é a redenção das mulheres que vão dormir de pijama (site impróprio para menores de 18 anos!).

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???