segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

UMA DOENÇA QUE "É FOGO"!


Fogo selvagem é o nome popular de uma doença chamada pênfigo foliáceo. Sinceramente, qual é o nome pior? Incrível a imaginação das pessoas na hora de dar nomes às doenças.

Mas, o que é pênfigo? Existe mais de um tipo de pênfigo?
Claro que sim, meus amigos. Vocês sabem que desgraça nunca anda sozinha e não seria o tal do pênfigo, que não teria as suas variantes.

Mas vamos começar do início. Os pênfigos são doenças que possuem como característica principal, o aparecimento de bolhas na pele. E bolha é uma coisa meio dramática, por assim dizer. Elas se rompem, elas ardem, elas infeccionam.

Essas bolhas são causadas, na maioria das vezes, por mecanismo de auto-imunidade. Em outras palavras: os seus anticorpos passam a estranhar as células da sua pele e promovem um ataque. Quanto mais profundas forem as células atacadas, mais grave é o pênfigo. E maiores são as bolhas, que podem ter um tamanho gigante.

Sentiram o drama?

No pênfigo foliáceo, somente as camadas superiores de células são atacas, logo, suas bolhas são menores e transitórias. Porém, podem coalescer, e formar grandes áreas de pele erosada. É comum acometer indivíduos mais jovens, e pode ocorrer de forma endêmica principalmente em algumas áreas rurais (eu vi muitos casos em Volta Redonda). Geralmente, as bolhas se iniciam na cabeça e parte superior do tronco e depois se espalham pelo tronco.

No pênfigo vulgar, que inclusive foi o tema da monografia que fiz em Georgetown University, o ataque é mais profundo, as bolhas são enormes, e pode haver bolhas nas mucosas. Algumas vezes, o paciente fica anos TENDO AFTAS, sem aparecer nenhuma bolha na pele, e isso dificulta o diagnóstico. Dificilmente se consegue visualizar bolhas nas mucosas, porque elas se rompem rapidamente. Com o tempo, há a progressão da doença para a pele. É mais comum em pessoas mais velhas, de 30 a 60 anos.

Aqui neste site, vocês encontram mais informações sofre pênfigo foliáceo.
Aqui tem um poster apresentado num congresso com um relato de caso de pênfigo foliáceo, inclusive com fotos (achei melhor não colocar fotos da doença aqui no blog para preservar "os sensíveis").

O tratamento é longo, perigoso, caro e muitas vezes é necessário internar o paciente.

Importância deste post:

1) Informar sobre a existência de uma doença comum no Brasil, porém pouco conhecida.
2) Se você tem aftas de repetição por meses ou anos, saiba que um dos diagnósticos pode ser pênfigo (mas calma, nem todas as aftas são pênfigos, aliás, a maioria NÃO É).
3) Existem áreas endêmicas, mas a ciência ainda não elucidou completamente o mecanismo das causas ambientais envolvidas na doença.
4) Pênfigo tem tratamento.
5) Se algum conhecido seu tiver suspeita de pênfigo, e melhor procurar um serviço universitário para se tratar, do que o consultório particular do seu médico, principalmente se houver necessidade de internação.

Brincar é muito bom!

video

Oi, gente! O post de Fogo Selvagem está quase pronto! Enquanto isso, podem ir se distraindo com o Gabriel.
(obs. A babá não vem mais. O pai foi atropelado, assim dizendo ela. Acho que me lançaram alguma maldição. A Bela Adormecida dormiu 100 anos. Eu vou ficar 100 anos sem babá...)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Notícias!


Oi, pessoal!

Que pré-carvaval e posteriormente, que carnaval conturbado eu tive!
Vamos às notícias do que se passou e do que ainda vai acontecer.

PASSADO:

1) Vocês não vão acreditar, mas antes do carnaval, minha mãe resolveu fazer um lifting. Até aí, tudo bem. Só que o cirurgião foi nada mais, nada menos do que... O MEU IRMÃO! Muita coragem desses dois, principalmente do meu irmão, que dissecou o rosto da própria mãe (só de pensar nisso eu fico com arrepios, mas eu sou uma pessoa mais passional).
A coisa foi feita com todos os cuidados e obviamente, o cirurgião que auxiliou o meu irmão era uma pessoa super competente. Além disso, a cirurgia foi feita no hospital onde é o serviço do Dr. Ronaldo Pontes, e meu irmão é professor de cirurgia de lá. Então, no caso de haver qualquer problema, a falta de cirurgiões não seria um deles.
Deu tudo certo e ela está se recuperando bem, mas eu particularmente fiquei TENSA na época, porque qualquer cirurgia tem os seus riscos, e minha mãe é muito preciosa para mim.

2) Depois que ela saiu do hospital e começou o carnaval, eu peguei uma pneumonia, da qual ainda não me recuperei completamente. Mas sempre que eu fico preocupada minha imunidade cai e eu fico doente mesmo. No início eu pensava que era dengue, mas agora ficou sacramentado que é uma pneumonia mesmo. Estou tomando antibióticos e me sentindo BEM melhor. Segunda-feira volto ao batente sem falta.

3) No meio disso tudo, só AGORA consegui encontrar uma babá para o Gabriel, que só vai começar na semana que vem. Eu estava tão desesperada que quase fiz um post sobre isso, pedindo indicações para vocês aqui no blog. Desde que o Gabriel nasceu, tem sido um desfile de babás bizarras, cada uma fazendo um tipo de exigência diferente, desde ar condicionado no quarto dela até um salário de R$2.400,00 que muitas pessoas com nível superior não recebem.

FUTURO:

4) Recebi um pedido de post super legal. Pediram que eu escrevesse sobre uma doença chamada de FOGO SELVAGEM. Quando tive a primeira aula sobre essa doença, tive a impressão de que o professor estava contando sobre algum filme de ação, porque vamos combinar, Fogo Selvagem é nome de filme do Stallone.
Então, aguardem, o próximo post será sobre isso.

5) Também estou pensando em postar o passo a passo da festinha do Gabriel, contar tudinho, para que vocês possam se inspirar, e até ajudar dando as suas opiniões. Quem vai me ajudar a fazer a identidade visual da festa é a Flavia, uma leitora aqui do blog. Tudo o que for acontecendo, postarei aqui.

6) Estou planejando uma viagem a Paris e ao Vale do Loire. Por isso, deverá ter muitos posts sobre estes locais também em breve, porque eu tenho estudado muito sobre os castelos e regiões que planejamos visitar. Quem tiver se hospedado em um castelo, pode me dar a dica, estou tentando me decidir por um.

7) Tenho comprado muitos livros de realeza na FNAC de Portugal (sim, eu comprei mais depois que fiz aquele post). Um deles saiu aqui no Brasil, o da Joana, a Louca. Pretendo fazer uma resenha de cada um, mas esse post ainda deve demorar um pouquinho, porque eu preciso agora dar conta de LER os livros, e o tempo tem sido escasso.

Beijos a todos, estou com saudades e muito feliz por ter acabo o carnaval!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Alegrando Luciana: OBRIGADA!!!

Caramba, todos vocês estão me ajudando MUITO com idéias e sugestões para o aniversário do Gabriel.
Juro, nem sei como agradecer, tem gente me mandando fotos, outros se oferecendo para criar coisas... Parece até que o Gabriel é de todo mundo, e de certa forma, acho que ele É MESMO. Afinal, vocês acompanharam o sonho, a gestação, o nascimento, os primeiros meses...
É muito carinho, vindo de todos os lados, vocês são pessoas muito especiais na nossa vida!
Eu nem ia fazer festinha de 1ano, achava o maior desperdício de dinheiro. Mas de uma hora para a outra, senti que tinha tanto a agradecer e a compartilhar com os amigos, que senti que poderia me arrepender se não fizesse nada.
Vou dividir com vocês todos os preparativos da festa.
Vocês são demais, moram no meu coração!
Muito, muito obrigada!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Plastifique!


Não, não estou falando do seu rosto, mulher! (ainda..)
É só uma coisinha que faço com as receitas da galerinha teen que eu atendo. E que eu acho que todo mundo deveria fazer também (só não faço para TODOS os meus pacientes porque é humanamente impossível).
Em primeiro lugar, só pra constar, como eu ADORO ATENDER CRIANÇAS E ADOLESCENTES!
Eles são, literalmente, a alegria do nosso consultório!

Eu gosto de fazer um tratamento diferenciado para esse público. Isso vai desde livros e passatempos na sala de espera, até a identidade visual dos meus receituários. Tudo é diferente para os mais jovens. Se eu tivesse ganhado a mega-sena da virada, mandaria fazer uma sala de atendimento toda diferente só para essa galerinha.

Uma das coisas que preciso fazer quando atendo um adolescente, é tentar ao máximo incorporar a rotina de cremes dentro da vida deles.
Então, cada um deles sai do consultório com uma receita totalmente original e personalizada.
Imprimo no computador e quando conheço previamente os interesses da pessoa, costumo colar uns adesivos para dar uma incrementada no visual.

Depois, e é aqui que eu queria chegar, mando PLASTIFICAR a receita, para a pessoa colar na parede do banheiro, sem risco de danificar pelos vapores do banheiro, limpeza da empregada, ou sabe-se lá o quê.
Além disso, é uma maneira de fazer o adolescente se lembrar de usar os produtos, já que eu peço que eles colem no espelho do banheiro.

Eu tenho a facilidade de ter um consultório bem em cima de um lugar que plastifica, então após fazer o esquema de pele, a minha secretária dá uma corridinha lá na gráfica e plastifica as receitas dos pequenos para mim.
Claro que eu gasto uma graninha e perco um certo tempo fazendo isso, mas vale a pena pois ajuda a fidelizar o tratamento.

E acho que todas vocês deveriam fazer o mesmo com as suas receitas. Fica a dica e um beijo.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Les 4 Temps - Comprinhas (compronas!) em Paris


Se está de viagem marcada para Paris, anote este endereço (15 Parvis de la Défense) Quando pesquisamos sobre comprinhas em Paris, muito se lê sobre Galerias Lafayette, Le Bon Marché, Sephora, Claire´s, farmácias Monoprix, etc...
Mas dificilmente alguém cita este shopping, que fica em um bairro bem moderno de Paris, La Défense. Aliás é difícil encontrar um shopping em Paris (parte do charme de Paris se deve a isso).

O Shopping Les Quatre Temps tem todas as lojas que amamos e é facílimo chegar ao local de metrô. Eu, se fosse você, levaria uma mala de rodinhas para acomodar as suas compras. Carregar peso não tem a menor graça.

Entre as lojas de beleza, você encontra Sephora, Mac, Beauty Monop, L´Occitane, Kiehl´s, etc.
Para as crianças, tem até Toys R us!!!
Vale super a pena.

Se vier de metrô: pegue a Linha 1 La Défense/ Château de Vincennes - Estação "Grande Arche de La Défense"
Pelo RER, Linha A, mesma estação do metrô.

Se preferir explorar o shopping pelo site, clique AQUI.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Eu te amo, Portugal!



Ahá!
Sou muito esperta!
Demora horrores para as editoras brasileiras lançarem romances históricos no Brasil, concordam?
E eu cansei de esperar!
Tipo, tem uma trilogia da Phillipa Gregory que nem sonha em chegar ao Brasil... mas EM PORTUGAL JÁ SAIU!
Tem a história da Joana, a Louca, escrito por outra autora, que nem deve ser lançada aqui no Brasil.

Daí eu descobri que a Fnac de portugal ENTREGA NO BRASIL.
E me fartei de comprar livros!
Ok, paguei em Euros (EUROS!), mas os livros na Europa não são caros como aqui no Brasil. E eles nem demoraram para chegar.
Claro, eles são escritos com o português de Portugal. Então, as damas da corte destes livros, fazem uma vénia, e não uma reverência, quando se encontram perto dos reis e príncipes. Mas tudo bem, isso se aprende. E dá pra acostumar a ler facto e não fato. Normal.
Muito mais rápido do que ler em inglês, podem ter certeza.
Fica a dica.

Só não dá pra ler com o Gabriel na área.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???