quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Drug Delivery em Dermatologia

Já ouviram falar em "drug delivery"?
Não, não se trata de pedir drogas pelo telefone.
Drug delivery é tentar facilitar o caminho para que determinadas substâncias encntrem o seu alvo, tornando sua ação mais eficaz.
No caso da dermatologia, trabalhamos com princípios ativos.
 
Há muito tempo que a indústria farmacêutica cada vez se torna mais específica em termos de drug delivery. Tenho certeza de que você já ouviu falar em nanotecnologia, partículas mínimas, tão pequenas que conseguem chegar no âmago do nosso ser.
Atualmente fala-se em bioeletricidade. É a última novidade em termos de creme. A bioeletricidade muda a polaridade de alguns canais da nossa membrana celular, que se abrem, permitindo que o ativo penetre mais fundo.
Um bom exemplo disso é o creme Sublime Energy da Roc, que já no mercado há um tempinho.

 
Uma outra forma de drug delivery é usar o aparelhinho Clarisonic Opal. Ele também permite que os princípios ativos penetrem fundo na epiderme. Não confundam este Clarisonic, com o Clarisonic escovinha, que ajuda a esfoliar o rosto. Pensando bem, a esfoliação acaba ajudando na penetração dos ativos, por remover as células mortas, que acabam agindo como uma barreira, que dificulta a ação dos produtos.
 
O que temos estudado intensamente em congressos, é a ajuda que o Dermaroller promove no drug delivery. Tem sido publicado muitos artigos científicos a respeito disso.
O Dermaroller, para quem não conhece, parece um mini-aparelho de tortura medieval. Trata-se de um rolinho cheio de pequenas agulhas. Existem aparelhos com agulhas de tamanhos diferentes, e até um para uso caseiro, que eu, particularmente, não recomendo.
 
Essas micro-perfurações na pele formam canais que carregam a droga eficientemente até as profudendezas da pele. Podemos usar vitamina C, DMAE, fatores de crescimento, e uma infinidade de outras substâncias.
Com isso, há uma menor necessidade de volume do princípio ativo. E um outro fator maravilhoso, é o fato de estas micro-perfurações estimularem a formação de colágeno e liberarem uma série de mediadores químicos, importantes para a pele.
 
Basicamente, qualquer aparelho que promova a perda da integridade da epiderme, é capaz de promover o drug delivery. É o caso, por exemplo, dos lasers ablativos. Imediatamente após uma sesão daqueles lasers que te deixam com a pele bem vermelha, é importante fazer uso de substâncias como os fatores de crescimento, obtidas do seu próprio sangue, do seu próprio plasma.
 
 
Em resumo, um resultado parecido pode ser obtido, de diversas formas diferentes, empregando-se tecnologias distintas, e, ainda bem, acessível a todos os bolsos e necessidades.

6 comentários:

Juh Lemes disse...

Olá! Estava passeando pelo mundo dos blogs e encontrei o seu! Adorei tudo por aqui e já estou seguindo! Conheça o meu http://peruaclassemedia.blogspot.com.br/ e siga se gostar!! Bju Bju

Anônimo disse...

Olá...
parabéns pelo blog e por seu filho que está lindíssimo! =D
Gostaria por favor de uma opinião...tenho 25 anos estou em dúvida se compro skinceuticals serum 10 ou skinceuticals c e ferulic, pois tenho a pele muitoo oleosa mesmo. Qual seria o mais apropriado?
Obrigada.

Anônimo disse...

Oi Dra! Quero dar uma sugestao, explica pra gente as diferenças entre caspa seca e oleosa! Faz tempo que vc nao fala de cabelo!

Bjs

Luciana Leal disse...

Oi, meninas!
Obrigada pela visita!!!

Luciana Melo disse...

Oi, Dra.
Adoro seu blog.
Uma dúvida: onde comprar o aparelho clarisonic no Brasil? Algum site confiável?
Grata

Beta disse...

Ola dra. boa tarde.
acompanho o blog ha anos, mas nunca comentei. mas hoje resolvi dar a minha contribuição particular.

Sobre o dermaroller, eu uso ha alguns anos, em casa mesmo, logicamente com os cuidados de asepsia necessários, compro pelo EBAY e adoro os resultados, noto muita diferença na pele, após 10 dias da sessão. Faço uma a cada 3 ou 4 meses.

Lógico que uso protetores solares e os cremes, mas com o Dermaroller, ja tirei até aquelas marcas de estrias horrorosas no seio.

beijos e obrigada pelo Blog.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???