quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vacina Tópica Anti-Idade???


Estou sem tempo de comentar melhor, mas os laboratórios Givenchy estão lançando um serum super concentrado, que estimula a imunidade das células.
Você pode ler mais sobre o assunto aqui e pode compra-lo aqui.
Se você usar e gostar, me conte!!!!

domingo, 26 de junho de 2011

A Cura do Ciumento

video

Vocês conseguem calcular em como eu fiquei feliz com a alegria que o Felipe demonstrou ao conhecer o Gabriel????

Nossos esforços (meu e de vocês, que ajudaram com várias dicas, que foram seguidas) foram recompensados!!!

Relato do parto


Muitas pessoas estão me perguntando como foi o parto do Gabriel. Bem, como vocês sabem, cheguei do médico numa segunda-feira com 2cm de dilatação, mas sem sentir na-da. Mantive minha agenda de compromissos, só abri mão de ir ao hospital por conta da distância, não achei seguro ficar longe da maternidade sob estas condições.


Passei muito bem a semana. Na terça, fiz laser o dia todo nos pacientes, e só o que incomodou foi o tamanho da barriga. De resto foi só prazer e a nossa expectativa de quando o Gabriel iria nascer. Eu e os pacientes fizemos apostas e até a lua nós olhamos no calendário.


Na quinta, trabalhei normalmente até tarde, cheguei quase dez horas da noite em casa. Mas desde umas cinco horas, vinha sentindo umas contrações totalmente indolores, em locais diversos da barriga. Era um apertozinho aqui, outro lá, nada digno de uma menção honrosa. Achei que eram as tais das contrações de Braxton Hicks.


Durante a noite, aí sim comecei a sentir um desconforto. Nada de descomunal, e nem de longe tão desagradável quanto as minhas cólicas menstruais (infinitamente mais dolorosas).
Passei a madrugada sentindo isso, e o intervalo entre elas foi diminuindo. Só então eu acreditei que estava em trabalho de parto.
Esperei amanhecer para ligar para o meu obstetra, que me orientou a ir me encontrar com ele na maternidade.


Eu, que não sou boba, nem nada, já fui de malinhas prontas. Sexta-feira bem cedinho, estava lá eu sendo examinada, e o obstetra chegou a conclusão de que deveríamos sim deixar o Gabriel nascer, pois estava na hora dele.
Eu morri de medo, do início ao fim. Tremi mais que vara verde, e só parei de tremer umas quatro horas depois do parto. Da anestesia então, eu tinha pânico.
Ninguem merece que te enfiem uma agulha na coluna.

Eu fiquei muito séria durante todo o parto. Nem parecia eu. Eu só queria três coisas: colaborar, que ele nascesse bem e que tudo terminasse logo. Nunca me senti tão indefesa em toda a minha vida.
Ainda bem que minha mãe e meu marido estavam comigo.

No fim, tudo terminou muito bem, eu parei de tremer de medo e agora só tremo de emoção a cada vez que olho para o Gabriel.
Vocês me desculpem por eu só falar sobre esse único tema -Gabriel- mas no momento minha vida está girando completamente em torno dele. Até eu voltar a trabalhar, acho que dificilmente terei outro assunto, até porque estou afastada também de congressos e visitas de representantes.
É só um tempinho, prometo que passa logo, ok????

sábado, 25 de junho de 2011

A Outra Rainha e A Mesma Mamãe




Repararam que eu ando sumida????
Pois é, gente. Acontece que agora o Gabriel deu pra ficar acordado entre algumas mamadas (incluindo as da madrugada).
Resultado: Luciana imensamente FELIZ, mas ao mesmo tempo arrasada, extenuada, e parecendo uma morta-viva.
Só consigo descansar quando minha mãe fica com o Gabriel. Ela fica sempre que pode, mas não podemos nos esquecer de que ela trabalha (nossos pacientes não podem ficar completamente órfãos).
Hoje ela está com ele e tive uma folguinha para dar uma passadinha aqui e mostrar o próximo livro que tentarei ler, um lançamento para quem gosta de romances históricos, chamado "A Outra Rainha". Espero que gostem, pois a autora é fera!

Também resolvi socializar uma boa idéia para enfeite de porta de maternidade: uma árvore genealógica, que homenageia nossos avós (ou outros parentes) que já faleceram.
A minha foi comprada na Feira Bebê & Gestante do Rio, e é feita de biscuit. Mas vocês, que são prendadas, podem fazer uma de feltro, ou uma montagem com fotos no computador (e podem mandar imprimir em uma gráfica em tamanho de pôster), ou fazer de madeira, ponto-de-cruz, o que a imaginação mandar.

Tem também, a cegonha-que-veio-do-além com o dinossauro do Felipe. Olha que colorida ficou a entrada do meu quarto!
Assim que der, conto como foi o parto.
Beijos no coração!

sábado, 18 de junho de 2011

Qual é o meu time?


Como eu não ligo muito pra futebol ( na verdade, só gosto de assistir aos jogos da Copa do Mundo), o meu time varia de acordo com o homem que está ao meu lado.
Se é o meu pai ou meu irmão, eu viro vasco.
Quando é meu avô, sinto grande simpatia pelo flamengo.
Agora, quando se trata do meu marido e do meu filho, eu visto a camisa tricolor e aprendi até a cantar as musiquinhas da torcida.
Nada a ver, este post, eu só queria mostrar pra vocês essa foto fofa que tirei dele...

obs. Quando todos os quatro (pai, avô, marido e irmão) se juntam para assistir aos jogos... EU SAIO DA SALA E ARRUMO OUTRA COISA PRA FAZER...

;-)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Hospital de Anjinhos: Eritema Tóxico Neonatal do Gabriel


É como diz o velho ditado: em casa de ferreiro, o espeto é de pau...
Não deu outra! O nosso anjinho Gabriel nasceu com uma desordem dermatológica chamada "Eritema Tóxico Neonatal".

Eu sei, o nome assusta um pouco. Ok, assusta muito. É por essa razão que faço questão de falar sobre esse tema aqui no blog: para tranquilizar papais e mamães que sofreram o susto que o nome dessa doença pode causar.

Porque escrevi a palavra doença em itálico? Porque essa alteração de pele é benigna e some em alguns dias. Não quer dizer que seu bebê esteja intoxicado ou com algo perigoso. Vai desaparecer!!! Mas antes de sumir por completo, você pode notar que surgem lesões novas, e isso pode parecer assustador.

O ETN (Eritema Toxico Neonatal) é comum em bebês a termo, pode afetar em média um terço deles. É portanto uma condição razoavelmente comum. Não tem preferência por sexo, afeta mais os bebês de mulheres primigestas (ou seja, o primeiro bebê, o herdeiro do trono), e o tipo de parto (vaginal, que não foi o meu caso) também aumenta as chances dadoença.

É pouco comum em bebês com baixo peso (<2,500Kg). O verão e o outono aumentam as chances da ocorrência.

As áreas mais afetadas são face (como foi o caso do anjo Gabriel, vejam a foto), tronco, braços e nádegas, e é raro o envolvimento das regiões palmar e plantar.Podem durar horas ou semanas e haver recidivas. É comum encontrarmos pápulas e pústulas sobre o eritema.

A causa exata do ETN é desconhecida, mas sabe-se que pode estar envolvida com sensibilidade imediata a alérgenos ou resposta a estímulos térmicos, mecânicos ou químicos.

Moral da história: o eritema tóxico é uma doença auto-limitada e não requer nenhum tratamento além de tranqüilizar os pais.

Obs. Gabriel está com 6 dias e a maioria das lesões já sumiram!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Estamos bem!!!!






Estou passada com a quantidade de comentários que recebemos nos posts que meu marido fez, para apresentar o Gabriel!!! Vocês foram muito carinhosos!!!

Eu sei que muita gente estava torcendo por nós, até porque muitos conhecem as dificuldades que tive para conseguir engravidar. Um dia desses vou fazer um post sobre isso, pois eu sei que tenho muitas leitoras vivendo esse drama. E a época em que tentei engravidar foi uma das piores da minha vida. Quase virei uma bruxa!

Mas agora recebi meu presente de Deus, antes tarde do que nunca!!! Para dizer a verdade, o meu bebê é tão maravilhoso, que só pode nos ter sido enviado pela infinita misericórdia divina, porque sinceramente nem me acho merecedora desse milagre.

Em resumo: estou muito feliz, só consigo pensar, sonhar e respirar o Gabriel. Mas não podia deixar de dividir alguns dos meus melhores momentos com o Gabriel com vocês.

Obrigada pelo carinho!!!!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fotos do Gabriel- Obrigado por todas as mensagens de carinho













NASCEU GABRIEL!!!

Olá queridas leitoras, no momento a Dra Princesa está repousando, mas ela pediu pra que eu compartilhasse com vcs a chegada do Gabriel. Ele é lindo , sarado, com 3,500KG e 50 cm, realmente é a alegria das meninas do berçário. A Lu está ótima e tudo foi super tranquilo. Obrigado por todo apoio que vcs deram e que Deus abençoe esta nova família que sef orma.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Hospital de Princesas: Passando o pente fino na Rapunzel


Vocês já imaginaram se a Rapunzel fez algum tipo de seguro para seus cabelos maravilhosos? Já imaginaram o prejuízo, caso um piolho resolva se alojar naqueles fios longos e maravilhosos?

Não estou dizendo que ela teria de cortar os cabelos, atualmente essa prática raramente é necessária... Mas ela ia gastar muito tempo e dinheiro cuidando dos cabelos...

A pediculose é uma doença que pode atingir os pelos do cabelo, do corpo e -pasmem!- do PUBIS!!!!
Os que causam a doença na cabeça se chamam Pediculus humanus var. capitis, não que isso traga algum consolo para quem está sofrendo com uma coceira intensa no couro cabeludo. Atinge todas as classes sociais (já imaginaram a princesa Kate com piolhos?), ambos os sexos, mas possui uma predileção por crianças em idade escolar e... respirem fundo... M.U.L.H.E.R.E.S!!!!

É fácil entender o porquê. A doença é transmitida por contato interpessoal (e as brincadeiras, principalmente de meninOs, como por exemplo lutas e jogos de futebol, envolvem contato corporal) ou por uso de objetos contaminados (gorros, chapéus, escovas e pentes, travesseiro de motel...).

A coceira é bastante intensa e ocorre principalmente na parte de trás da cabeça, podendo inclusive atingir o pescoço, que fica vermelho. Como o paciente sente ímpetos assassinos de cravar as unhas nas lesões, pode haver infecção secundária por bactérias no local.

Além da presença dos piolhos, observa-se a presença das lêndeas, que são os ovos bebês do parasita (o "Gabriel" da mamãe-piolho). Essas lêndeas, nem de longe são fofas como o Gabriel. Você verá uma coisa gelatinosa e esbranquiçada a mais ou menos 1 cm do couro cabeludo.
Outra má notícia é que essas lêndeas não morrem com o uso do remédio, somente as formas adultas do piolho é que conseguem ser eliminadas pelo medicamento.

Para evitar que as lêndeas cresçam e se multipliquem (as fêmeas e machos cruzam na nossa cabeça -imaginem a festa!- e cada fêmea coloca entre 50 e 250 ovos durante a sua vida adulta, que dura em média 4 semanas), a Rapunzel terá bastante trabalho passando um pente fino em toda a extensão do cabelo.

É melhor pedir que um outro cidadão tenha esse trabalho, pois é necessário enxergar o couro cabeludo e nós não temos olhos na cabeça, concordam?

O tratamento medicamentoso deve ser prescrito pelo médico e pode envolver o uso de loções, xampús e até mesmo comprimidos, usados em conjunto ou separadamente. E devem ser repetidos após 7 dias.

Para facilitar a remoção das lêndeas, pode ser usada uma mistura de vinagre e água em partes iguais (só não garanto como vai ficar o cheiro da pessoa depois), que permanecerá nos cabelos por meia hora antes de proceder a retirada com a passagem do pente fino ou manualmente (éca!). Para a retirada manual é necessário pegar a lêndea com o polegar e o indicador e ir arrastando no comprimento até o fim do cabelo. Não se esqueça de lavar bem as mãos após essa brincadeira.

Para evitar esse tipo de aborrecimento...

Seja chato(a) e não compartilhe escovas e pentes com pessoas estranhas.No salão, pergunte se esses utensílios foram previamente higienizados (quem cortar o seu cabelo vai o-d-i-a-r você, mas depois você desfaz a má impressão deixando uma boa gorjeta).

Oriente seus filhos -principalmente filhAS- a fazerem o mesmo. Meninas adoram brincar de salão com as amiguinhas.

Procure levar sua filha à escola usando penteados presos.

E dá menos trabalho comprar logo aquele boné que seu filho tanto pediu, do que ficar semanas retirando piolhos e lêndeas da cabeça dele, que ele contraiu usando o boné alheio.

Quando alguem estiver tratando piolhos em casa, faça a revista na família toda, para evitar que eles fiquem trocando de cabeça. As crianças adoram deitar a cabeça no colo da mãe enquanto ela procura piolhos. Eu adorava.

A escola deve ser comunicada caso o seu filho venha a apresentar piolhos.

Ao eliminá-los, não jogue-os em qualquer lugar. Para ter certeza de que morreram, deixe-os imersos (afogados) em uma bacia com vinagre, por, no mínimo 30 segundos.



Obs. Gabriel ainda está na barriga....

terça-feira, 7 de junho de 2011

Últimas Notícias "Gabrielísticas"



Queridos e queridas,

Ontem eu tive uma consulta com o meu obstetra, estou com 37 semanas.

Ele não faz o gênero de marcar data para o parto, gosta de esperar a hora da criança, e eu já estava preparada para manter esse barrigão por pelo menos mais 3 ou 4 semanas, já que primíparas demoram mais a entrar em trabalho de parto (ou pelo menos foi o que me ensinaram na faculdade).

Durante esse final de semana, senti um incômodo na região lombar, comprei até um banco de plástico preto horroroso, pra colocar no box enquanto deixava bater um pouco de água morna durante o banho, para aliviar um pouquinho (se eu me sentar no chão, só um guindaste pra me levantar). E cheguei a pedir que meu marido me fizesse um pouco de massagem nas costas por duas vezes, coisa que não faz o meu gênero, pois massagem é algo que recebe e não que se peça (a não ser, claro, que se pague por isso).

Além disso, eventualmente, eu sentia uma dor na região abdominal, mas como ela coincidia com mexidas vigorosas do Gabriel, não conseguia chamar isso de contração. Parecia que era ele mesmo que pegava algum órgão interno meu e brincava de torcer. Como isso acontecia rapidinho, não me queixei.

Descobri também que estava expelindo o tal do tampão mucoso há mais de uma semana, porém eu achava que era algum corrimento e fiquei quieta, pois teria consulta durante essa semana mesmo. Cada pessoa e cada livro descreve o tampão mucoso de uma forma diferente.

Ontem, durante a consulta, descobrimos que estou com 2 cm de dilatação. E agora, estou vagando no limbo materno, não sei em quanto tempo as coisas irão evoluir. Não sei se é questão de horas, dias ou semanas. Eu nem sabia que pessoas que fizeram cerclagem poderiam ter dilatação.

Só sei que:

1) Estou morrendo de medo de sair de casa e passar vergonha na rua. Se a bolsa estourar em alguma via pública, não sei onde vou meter a cara. E se acontecer em algum engarrafamento, imaginem o desespero.

2) Ser médica só atrapalha nessas horas. Achamos que sabemos de tudo, mas conhecer a teoria é uma coisa e passar pela experiência é outra completamente diferente. Eu penso mil vezes antes de ligar para o meu médico, porque tenho medo que ele pense que eu não estudei direito obstetrícia na faculdade, mas caramba, minha faculdade terminou há um tempinho...

3) Não desmarquei meus compromissos profissionais porque realmente não sei se a evolução da coisa pode levar ainda algumas semanas, e eu detesto ficar em casa. Sem contar que não estou sentindo nada. Por outro lado, se o parto acontecer nessa semana, detestaria deixar as pessoas (alunos e pacientes) na mão.

4) Estou usando os 2 cm de dilatação para não fazer nada que eu não queira. Exemplo. Se meu marido me pede pra buscar um copo de água, eu digo: "Você está pedindo para uma mulher com 2 cm de dilatação apanhar um copo de água pra você?".

Bom, então é isso, pessoal.
Agora, tudo pode acontecer, é questão de esperar mesmo. Se alguem tiver um palpite sobre o nascimento do Gabriel (se ainda vai demorar ou não) agradeço. Preciso me organizar.

sábado, 4 de junho de 2011

As bases que "moram" na minha gaveta de maquiagem...



Outro dia, abri minha gaveta e fiquei chocada com minha capacidade de acumular bases. Acho que essa compulsão tem várias explicações: encontrar a base perfeita, vontade de conhecer diferentes texturas, seguir modismos (que vergonha!), presentes que eu ganho, resenhas que eu leio na internet... e no final, acabamos usando na maioria das vezes uma ou duas marcas...

Resolvi falar um pouquinho sobre cada uma delas porque acredito que isso pode ajudar a vocês na hora das compras.

1) A "Número 1" (Normateint Vichy)
Atualmente é a minha preferida. É como eu digo, me sinto dependente química dessa base. Eu gosto de tudo nela, do frasco à cobertura sobre a minha pele, das vantagens (ter FPS 20, ajudar a controlar a oleosidade...) até -acreditem!- o preço praticado no Brasil (aqui entre nós, poderia ser pior).

2) A "Suave" (Toleriane Base La Roche Posay)
Era a minha número 1 antes da Normateint chegar ao mercado. As duas são muito parecidas, inclusive no frasco, mas a Toleriane é um tiquinho mais concentrada, o que pode ser uma vantagem se você precisa de um poder de cobertura maior. Como foi formulada para peles que se irritam com facilidade, é a base que eu costumo indicar quando o paciente fez algum procedimento recentemente, ou se possuir alguma alergia.

3) A "Versátil" (Custom Creations Revlon)
Essa é a minha opção para quando estou querendo ressaltar ou esconder algum defeitinho no meu rosto, pois ela é muito versátil. Girando o botãozinho para a direita ou esquerda, você consegue modificar a cor da base. Dessa forma, você acaba tendo muitas bases em uma só. Se quiser sair por aí exibindo uma cor de bronze, basta escolher o tom. Se quiser dar uma iluminada nas maçãs do rosto, escolha uma cor mais clara.
Dá pra brincar muito com ela. A textura é ótima e tem FPS 15.

4) A "Aveludada" (Mat Cashmere Loreal)
A textura dessa base é difícil de ser explicada. Parece uma mousse, mas ao mesmo tempo é fluida, muito confortável. Tem uma boa durabilidade e só não tem sido usada com uma maior frequencia por essa médica que vos fala porque eu não acertei muito bem na escolha da cor dela. Fico muito morena com a minha...

5) A "Ultra-Fina" (Make Up For Ever HD)
Sinceramente? Estar escrito "ultra-fina" não foi bem um elogio. Porque, de fato, ela é bem fina e super confortável. Mas por outro lado também não cobre muita coisa. Então, se sua pele for perfeita e você não tiver nada a "esconder", e se você desejar uma base beeeem discreta, aí sim ficará satisfeita com ela.

6) A "Que Não Decepciona" (Teint Idole Lancome)
É a minha opção para saídas noturnas. Ela cobre bem, espalha com facilidade, existem várias opções de cores, pode ser usada em qualquer tipo de pele...
A única restrição é o precinho praticado no Brasil.
Sem contar que não é qualquer importadora que faz essa venda.

7) A "Poderosa" (Dior Air Flash Spray)
Puro poder meeesmo. A começar pelo preço, ela é cara até para quem compra no exterior. Eu só uso a minha em eventos mega importantes, tipo casamentos, congressos onde dou aula, ou quando eu preciso impressionar alguem, tipo a rainha da Inglaterra.
A cobertura é perfeita, mesmo sendo um spray tão fino. A pele fica uma porcelana.
A aplicação é que não é muito prática, pois é a única base que me obriga a usar esponja, ao invés dos meus dedos (dificilmente eu uso pincel para aplicar base).
Eu borrifo um pouquinho na esponja e vou passando no rosto, ou melhor, vou construindo o rosto.

8) A "Que Não Acaba" (Studio Fix Fluid MAC)
Isso também não foi um elogio.
Hummmm... essa foi uma das maiores decepções que eu tive em termos de MAC. Muitas pessoas idolatram esse produto. Mas na minha pele não funcionou. Pra começar, ardeu. Depois eu impliquei com o cheiro. E finalmente com o peso dela. Como o frasco é de vidro, nunca levo essa base comigo quando viajo. Tenho medo que quebre. Também acho horrível o fato de ela não ter uma válvula dosadora.
Enfim, acho que é por isso que ela não acaba, PORQUE EU NÃO USO.
E não estou nem um pouco impressionada com o FPS15 dela.
Humpf.
(Engraçado que eu não implico com o frasco da Lancome, que também é de vidro. Mas tenho a impressão de que ele é mais leve, sei lá.)

OBS. Você tem manchas ou cicatrizes que deseja esconder com a sua base? Conheça a marca Cover FX, que você encontra no exterior (eles são especialistas nisso). Outra opção encontrada no Brasil é a consagrada Dermablend da Vichy.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Chegou Complete Lift Face & Neck da Roc



Adorei, adorei, adorei.
Claro, com ressalvas.
A primeira delas: como estou grávida não experimentei no meu corpo. Quando o representante nos apresentou o produto, a cobaia foi a minha mãe. Mas eu senti o cheirinho na pele dela e me apaixonei. É muito bom!!!! Aliás, a maioria dos produtos da Roc tem essa característica.

O Complete Lift é indicado para quem sofre de flacidez. Como possui efeito firmador, é mais indicado para quem já apresenta o problema, de preferência graus leves a moderados de flacidez. Se a sua situação é grave, só a cirurgia plástica resolve.

E o aplicador em roll-on, que já existia na apresentação de olhos, fez tanto sucesso, que adaptaram para o uso na face e no pescoço. Ele é bem geladinho e garante que não haja desperdício do produto. O frasco tem 50ml, uma quantidade generosa na minha opinião, já que não precisa ser usado no rosto todo.

Procure aplicar na linha da mandíbula e bochechas, do nariz até o pescoço (deu pra entender ou ficou confuso?). E se for o caso, eu aplicaria no decote também.

Segunda ressalva: O preço é que é salgadinho (em média R$150,00), como a maioria dos dermocosméticos que chegam ao Brasil. Mas hoje em dia eu penso assim: graças a Deus que eles chegam. Antigamente, precisávamos manipular tudo.

"Ingredientes

O THPE age contraindo os queratinócitos, que são células da camada mais externa da pele (a epiderme). Quando as células se contraem, ocorre uma redução de sulcos e consequentemente um efeito de firmeza imediata na região.

Já o Bugrane é responsável por estimular a produção de elastina, uma fibra que existe na camada mais profunda da pele e responsável pela elasticidade. O aumento de elastina funcional organizada no tecido permite que haja aumento da sustentação da pele, resistindo à ação da gravidade. A elastina, uma vez produzida, permanece por semanas ou até meses ajudando na manutenção do efeito lifting."

Fonte: Cosmetica News

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???