domingo, 21 de agosto de 2011

Hospital de Anjinhos: Acne Neonatal e Acne do Lactente


O Gabriel teve. Os filhos da minha prima Fernanda também tiveram. E provavelmente vocês conhecem algum bebê que também sofreu desse problema.
Geralmente, a acne neonatal e a acne do lactente desaparece após algumas semanas sem necessidade de tratamento, mas os familiares ficam super angustiados, querendo "passar alguma coisa", na tentativa de acelerar essa cura.

Sinceramente, existem livros (principalmente os americanos) de dermatologia que permitem o uso de certas substâncias usadas na acne do adulto, mas eu não recomendo. Existe um risco aumentado de os bebês desenvolverem efeitos colaterais (como alergias, dermatite de contato, etc), pois a pele deles é mais delicada e fina, portanto absorve mais os componentes do creme do que adolescentes e adultos.

Em alguns casos mais graves, podemos lançar mão de antibióticos orais, mas essa terapêutica é reservada, pois nesses casos é preciso usa-los durante semanas ou meses.
Encontrei o blog de um pediatra que fez um post super completo sobre acne neonatal. Para ler mais sobre o assunto, clique AQUI.

obs. Na foto, o Gabriel já estava com o rosto mais limpinho, mas nem por isso ele deixa de ser solidário com os outros bebês que ainda estão sofrendo desse problema.

23 comentários:

Verônica disse...

O meu bebê teve, o pediatra passou um sabonete para acnes e melhorou em dois dias, foi muito bom mesmo.

Livia e Marcio disse...

Oi Lu,
Aproveitando a deixa, vc poderia fazer um "Hospital de Anjinhos" sobre aquelas bolinhas vermelhas que aparecem no rosto do neném e se concentram em certos lugares do rostinho, como uma alergia, sabe? Acho que o nome é dermatite. Não sei mais o que fazer e o pediatra não receita nada, somente diz que é pra não esfregar a fraldinha em cima.

Livia e Marcio disse...

Olá Lu,
Aproveitando a deixa, queria te pedir um "Hospital de Anjinhos" sobre aquelas bolinhas vermelhas que aparecem em alguns lugares do rostinho do neném. Acho que o nome é dermatite.
Muito obrigada!
Livia e Nicolas

Dani Cano disse...

Também sou super a favor de um post sobre dermatite atópica em crianças. Minha pequena tem dermatite a uns 2 anos (vai fazer 5) e é uma labuta todo dia com pomadas, cremes, banhos.....

Anônimo disse...

Dra Lu, você poderia fazer um post contando todos os produtos que você usou durante a gravidez? Eu sei que você não gosta de informar muito sobre isso para as pessoas não se auto medicarem, mas acho que informações como demaquilante, protetor solar, sabonete, cremes, etc, não devem ter problemas né? Até porque gravida não pode usar nada com química forte. Muito obrigada, bjs, Dani

Livia Luanjo disse...

Seja muito feliz Lu nessa nova etapa de sua vida.
Bençãos de Deus à sua família e ao novo integrante.
Nós leitores somo amigos à distância que torçe pela felicidade e sucesso de vocês.
Beijos nas acnes desse fofinho.

Anônimo disse...

Gostaria de perguntar quais os produtos que voce usa no seu bebê? shampoo, sabonete e etc, já que li em varios lugares que mesmo os produtos para bebês estão cheios de substancias que podem causar alergias, consrvantes,corantes e etc.....

Caroline Marques disse...

Adorei seu blog, Parabéns! Super beijo!

Caroline Marques

Participe do meu blog:

http://umalindaflordelotus.blogspot.com

DR FILIPE disse...

Ta lindo ele Lu
mas quero saber quando vc "vorta" hehehe...bjs Lipe

DR FILIPE disse...

ta lindo ele Lu... mas kero saber quanvc "vorta fia" hehehe tenho que ir la...bjs Lipe ( desepero)...haha bjs

Laiali Safa disse...

ai que dó, imagina só um bb com acne? puts :/
Tô seguindo seu blog, mto lindo aqui, vdd
Beijinhos
http://laialisafa.blogspot.com/

Nanda Gomes (www.blig.ig.com.br/reidavi) disse...

Prima,

Acne é um carma na nossa vida e agora na vida dos nossos principes. Não foi a toa que vc estdou dermatologia! rsrs
Se não vc me salvando nessas horas o que seria de mim?

Olha, aqui em casa ambos tiveram acne neo natal e a do davi foi até 1ano e meio. Cadu tem 5 meses e é vetereno no assunto.
Teve um dia que a coisa tava feia e eu, assumo, passei um pouquinho de clindoxil...ui...pode brigar comigo! :)

Dureza! Com 10 anos os estoques de isotretionoina de Moema estarão esgotados! Arf..

Nutri Bobagens disse...

Ahh, adorei o slide show no post do dias dos pais!
Muito legal vc dividir esses momentos e essas experiências do Gabriel com a gente.

bjoS2

Ana Carla Heringer disse...

ja viu isso? Escola de Princesas!
Dia 10 de setembro vai ter a formatura.
Sua sobrinha vai amar!
http://www.escoladeprincesas.com.br

elly disse...

Oi Venha participar do sorteio crescenew, conhece a marca?
maravilhosa né?!
http://www.coisasdeladdy.com/2011/09/sorteio-crescenew.html
bjinhos boa sorte!

Anônimo disse...

Oi Lu! Encontrei seu blog por acaso, linkado em um blog de fitness que acompanho, e viciei. Tenho um bebê de 1 ano e meio e outro de 1 mês, comentei outro dia aqui. ADORARIA saber suas dicas para acabar com a flacidez na pele da barriga após o parto. Sei que leva um tempo e li por ai que a pele volta. Mas as vezes eu olho para minha barriga e desconfio que precisava de um creminho, uma massagem, um algo mais, sei lá. Conta se vc fez algo especial sobre isso para a gente! Parabéns pelo baby!
Beijo,
Neide

tudo Haver com vc disse...

Nossa que judiação.
BJS.

www.sempreeavercomvc.blogspot.com

Anônimo disse...

Dr Princesa , está tudo bem ? estamos com saudades , escreva algo.
bjs
Ivone Sao Roque SP

Anônimo disse...

Olá Luciana,sou amiga da sua prima Nanda Gomes e gostaria de saber o telefone da sua Clinica para marcar uma consulta..Obrigada,meu email é Thaissardenberg@gmail.com

Naura Telles disse...

Lindo o seu blog!

Aline ♥♥♥ disse...

Gosto do seu blog, espero q dessa vez meu comentario fose visto por vc que sempre da erro, faz meses,

Se estas lendo gostaria de saber se vc poderia me ajudar la no meu blog ou seja quer fazer parceria????
Por favoooor, se vc quiser eu posso te ajudar tbm, me manda um email: aline.pereira.aline.121199@gmail.com

ou entra no blog:


http://isatkmvskarku.blogspot.com

Anônimo disse...

Luciana, cade voce? Entro todos os dias para saber das suas novidades mas não encontro mais nenhuma noticia. Estamos com saudades, escreva mais- adoro ler o que vc escreve, preenche meu dia.
Beijão
Nubia

Kelly disse...

Saudades da Senhora, dona mamãe! Só curtindo o filhote, heim?
Bjs!

wwww.amenidadesdekelly.blogspot.com

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???