domingo, 31 de outubro de 2010

Presente para Tia E Sobrinha

Sempre que eu viajo, fico fazendo planos de compras para a minha pessoa... e atualmente, PARA A LARA TAMBÉM.
Hoje de manhã, no site da F.A.O, encontrei essa mala que serve para carregar a sua Barbie em viagens (custa $19,99).
Lógico, imediatamente arquivei mentalmente para tentar comprar para ela.
Mas esperem!
Essas divisórias... NÃO SÃO ÓTIMAS PARA GUARDAR MAQUIAGEM???? E o fato de ser preta tira um pouco a infantilidade da maletinha, concordam?
Então, está combinado, vou precisar trazer duas!


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dicas para enfeitar a sua beca!


Ai, gente, comissão de formatura é uma coisa complicada. São as pessoas que mais trabalham e invariavelmente sempre são criticados. Eu acho que é a maior furada entrar para a comissão de formatura. Sempre sai briga e é quase impossível agradar a todos.

Por exemplo, uma coisa que achei altamente simplória na minha formatura, foi a beca que eles escolheram. Parecia uma roupa de urubu. E eu não tinha escolha. Não podia alugar a beca que eu gostei porque a empresa só alugava o mesmo modelo para todos.

Por outro lado, estudei horrores para fechar a faculdade vestida de morcego? Nem morta! Por isso decidi comprar renda avulsa e encher de babados a minha beca (para a minha mãe alinhavar na hora da cerimônia).

De modo que ela foi munida de rendas, agulha, linha e tesourinha, costurou tudo na hora e depois descosturou novamente, para que eu pudesse entregar a beca intecta para a empresa que fez o aluguel.

Super recomendo que vocês façam isso. Se odiarem a beca que a comissão escolheu, sem problemas. Arrumem uma renda (nem precisa ser da mais cara) e alinhavem tudo na hora! E como já estão mesmo com a mão na massa, arrematem o conjunto com um broche beeeeeeem brilhante. Ou com um lacinho, como eu fiz.

Quando minha roupa "ficou pronta", as meninas da minha turma piraram! Me perguntaram onde é que eu tinha arranjado aquela beca linda porque elas só receberam a beca horrenda. Eu contei que fizemos aquilo na hora e elas lamentaram não terem tido a mesma idéia.

Quero que todas as leitoras-formandas deste blog arrasem em suas formaturas no final do ano.
Depois vocês podiam até me mandar as fotos.

Eu também coloquei rendas nos punhos (pena que essa parte não está aparecendo na foto). Sinceramente? Me senti o próprio Capitão Gancho! Adoro o estilo de roupa dele.

Obs. E o vestido do baile??? Vamos falar sobre isso depois?

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Volto logo!!!


Oi, gente!

Essa semana vai ser punk!

Acho que só vai dar para eu voltar a escrever na próxima segunda-feira.

Quero agradecer muito ao carinho que todos tiveram comigo no dia do meu aniversário, vocês são, literalmente, uma segunda família para mim!

Obrigada mesmo!

Se der tempo, escreverei antes, mas não quero frustrar as pessoas que entram diariamente aqui no blog.

Acho que teremos novidades em breve! Aguardem!

E um beijo no coração de todos!

obs. Prometi há séculos mostrar aqui minha beca e meu vestido de formatura. Finalmente consegui salva-los no computador e logo, logo vou socializa-los aqui. O fim do ano se aproxima e tem muita gente se formando!

domingo, 24 de outubro de 2010

Meu dia!!!!


Queridos e queridas!

Ontem foi o meu aniversário e fiquei o dia inteirinho com todos os meus sobrinhos, incluindo os que herdei por parte do meu marido. Foi muito gostoso! Não fiz nenhuma festa elaborada, só uma mesa com o bolo, toda enfeitada de Ariel (A Pequena Sereia), por causa das crianças (cof, cof).

Certo estava, quem disse que as melhores coisas da vida são "de graça". De fato. Para mim, não existe nada melhor do que ficar grudada na minha família. Quatro pessoas também fizeram toda a diferença no meu dia:

-> Meu avô, que veio de longe com o pé doente, e fez todo esse esforço só para estar perto de mim no "meu dia".

-> Minha mãe, que estava desde quinta-feira dando aulas em São Paulo e fez de tudo para modificar o horário de seu vôo só pra conseguir cantar parabéns comigo.

-> Minha querida sogra, que fez um bolo de chocolate que eu amo (parece uma torta, pois não leva farinha). Depois colocarei a receita aqui.

-> Meus professores da faculdade, depois de todo esse tempo de formada, me mandaram um e-mail carinhoso, dizendo:

"Para nossa amiga Luciana, aluna inesquecível, desejamos tudo de bom hoje e sempre.
Feliz aniversário, Sabra e família"

Ganhei presentes lindos de todos, mas estar com as pessoas não tem preço.

Faltou a presença dos meus leitores, admito. No ano passado, fizemos um encontrinho no dia do meu aniversário, mas este ano minha vida está super enrolada. Acho que em 2010 não terá encontrinho, mas o sorteio de final de ano já está sendo bolado. Aguardem!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Spider Lu? Quem me dera! (Bye, bye Anderson Silva!)



Os ingressos do UFC vão começar a ser vendidos oficialmente amanhã. Bem, tecnicamente, eu posso comprar o meu hoje porque recebo a newsletter, e quem participa do UFC Fighters Club pôde começar a compra-los ontem.

Eu estava feliz, contando os dias e as horas e com um kit-aranha (o apelido de um dos caras que eu mais gosto de assistir lutando é Spider) trazido pela minha mãe de Paris (eu não sabia que existia Claire´s em Paris).

E daí, qual não foi minha surpresa? Não vejo o nome do bonitão no e-mail que me avisou dos tickets. E nem o nome do Vitor Belfort, que, convenhamos, dá um belo caldo lutando também. O braço do homem parece uma britadeira! Ele é muito rápido! E muito forte. E muito educado. E... ele também não deve lutar, que ódio!

Sinceramente? Gosto tanto dos dois, que nem sabia mais para quem eu ia torcer. Alegria de pobre dura pouco mesmo! Vou te contar!

Bom, vocês podem estar se perguntando o que farei com o meu kit-aranha, já que não mais o usarei em Las Vegas (vocês podem achar loucura uma pessoa andar assim nessa cidade, mas acreditem em mim, existe gente fazendo coisa pior em Vegas).

Para a minha sorte, Lara fará uma festa das bruxas em seu aniversário, e eu vou com esses acessórios. E um tubinho preto. Depois eu mostro a foto aqui.

obs. Todos os comentários de ontem foram respondidos. Os e-mails também estão em dia!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Vamos infernizar a La Roche Posay????




Porque eu quero fazer isso? Vocês sabem que eu amo a La Roche. Mas me dói o coração saber que eles ainda estão engatinhando no quesito "trazer a maquiagem deles para o Brasil".

Vocês sabiam que a La Roche tem toda uma linha de maquiagens? E DAS BOAS!

Bom, temos aqui no Brasil a linha Toleriane Base, que eu adoro. É indicada sobretudo para peles sensíveis.

Mas não temos os esmaltes (linha Silicium), os batons (Novalip), as outras bases e corretivos (Unifiance) e definitivamente nada possuímos da linha Respectissime, que são os produtos de maquiagem para os olhos. Que inclusive podem ser usados por quem sofre de pálpebras sensíveis.

Dessa forma, quero lhe convidar a chatear o pessoal da La Roche, enviando não um, nem meia dúzia, mas MILHARES de e-mails (se é que o blog tem esse alcance), pedindo para eles trazerem toda a linha de maquiagem para o Brasil.

Eles não podem ignorar os apelos dos consumidores. E só Deus sabe o quanto estamos querendo consumir em termos de maquiagem.

Se quiser se juntar a mim, clique aqui (depois no FALE CONOSCO) e bote a boca no trombone, ou melhor, no batom (tomara!).
Se você tem um blog e quiser copiar este post para me ajudar nessa corrente, sinta-se livre.

Na foto eu mostro alguns dos produtinhos de maquiagem que eu tenho da La Roche.

Usei e amei: esmalte Si-Nails (e algumas dicas para unhas fracas)


Muitas pessoas têm me pedido um post sobre unhas fracas. Muitas mesmo, fiquei até chocada. O que a mulherada anda fazendo pra acabar com a resistência das suas unhas???

Eu pergunto, mas eu mesma respondo:

- Alimentação desbalanceada
- Excesso de manicure, esmalte, acetona...
- Dependendo de suas ocupações trabalhísticas, são obrigadas a molhar as mãos muitas vezes ao dia, ou escova-las, ou usar luvas...
- Já repararam como tem gente abusando do tal do álcool-gel??? Então, o álcool resseca as unhas.
- Não deixam a unha "respirar" entre as aplicações de esmalte. Muitas vezes isso acontece por meses a fio...
- Esquecem de ir ao médico para verificar possíveis doenças de base, como por exemplo, diabetes, alterações na tireóide, etc.
-Abusam de esmaltes contendo formol
-Viram escravas do emagrecimento
-Abusam de determinados medicamentos que interferem na saúde das unhas
-Costumam roer as unhas

Então... como eu também não sou nenhuma "santa" acabo cometendo alguns desses pecados capitais das unhas. Resultado: unhas quebradiças.

Daí eu ganhei do representante da Auriga, um esmalte Si-Nails. Resolvi testar.
Pode ser usado sob o seu esmalte colorido.
E preciso dizer: Adorei!

Porém, calma lá!
Usei, amei, mas também providenciei mudanças em relação aos meus pecadinhos e melhorias na minha alimentação. Tem exatamente dois meses que estou usando.
Ele vem com um removedor de esmalte que não resseca as unhas, que vem num vidrinho muito fofo e compacto.

Se as suas unhas estiverem fracas, consulte um médico!
Não vale a pena gastar seu rico dinheirinho com um produto, sem saber a causa do problema.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Não precisa esfregar!!!


Aconteceu na semana passada.
Uma pessoa chegou ao hospital com uma rodela vermelha sobre a sua mancha de melasma.

Estava usando um ácido em casa e foi orientada por mim a passa-lo somente sobre a mancha, pois esta era super bem delimitada e a moça era morena (fiquei com medo de deixa-la com o rosto branco, diferente do corpo).

Para mim estava claro que aquela pele havia sofrido algum tipo de atrito. Ao ser perguntada sobre como estava fazendo uso do creme, ela pegou seu dedo indicador e começou a esfregar loucamente a mancha, como se estivesse tirando uma mancha de um lençol branco com água sanitária.

Mas não pensem que os pacientes do consultório também não se confundem a respeito de como passar seus cremes. Quando contei o episódio para minha mãe, ela me disse que teve um paciente (inteligentíssimo, por sinal) que chegou para a consulta com o rosto mais vermelho que um tomate.

Conversa vai, conversa vem, quando ele pergunta para ela, onde nós compramos nossos pacotes de gaze, pois como são grandes, costumam ser mais econômicos do que os vendidos nas farmácias.

"Mas porque o senhor precisa de tanta gaze? Alguem sofreu algum acidente?"

"Não, doutora, é que eu gasto muita gaze para aplicar meu protetor solar."

Resumo da ópera: ele passava protetor na gaze e esfregava a mesma em todo - TODO - o rosto.
Com todo esse talento para esfregar, quase que ele poderia ter ido trabalhar no filme Karatê Kid.

Então, vamos combinar assim: na hora de passar seus produtos, basta aplica-los suavemente, fazendo um carinho na pele. Até mesmo o seu scrub deve ser aplicado delicadamente.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Babá dos Sonhos!


E-mail que recebi da Mimos Baby (Rio de Janeiro):

A equipe de nutricionistas, psicomotricistas e fonoaudiólogos criou um curso para babás dinâmico,

rápido e prático.

As babás aprenderão a brincar estimulando a fala, a linguagem e o desenvolvimento psicomotor da criança através dos brinquedos e brincadeiras.

Além de conhecer sobre nutrição infantil, receitas, modo de preparo dos alimentos para melhor aproveitamento das vitaminas e receber informações atuais sobre os principais cuidados com o bebê como banho, troca de fraldas, cuidado com o umbigo, sono, cuidados com as roupas dos bebês e a cuidar de sua própria higiene pessoal.

As famílias escolhem os módulos de acordo com suas necessidades:

1) Brincadeiras que estimulam

2) Nutrição Infantil

3) Cuidados com o bebê

O curso é individual, porque visa atender as necessidades de cada família respeitando a faixa etária da criança.

No fim do curso a família e babá receberão certificado, apostila e relatório de desempenho da babá.

Contato: www.mimosbaby.com.br

Alguem aqui conhece um curso que capacite nossas assistentes do lar????
(porque se depender só de mim...)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sobre Cicatrizes e palavras tristes.


Estou lendo um livro chamado "Pequena Abelha". Foi super elogiado pela crítica, chamado de "Impressionante", "Brilhante", "Uma história Arrebatadora" e etc. Sinceramente?
Estou na pagina 17 e achando o livro chatíssimo.

Mas acabei de ler uma passagem super emocionante que decidi dividir com vocês. Juro, parei de ler o livro e vim aqui repassar esse trecho:

"Nas pernas escuras da moça havia muitas cicatrizes brancas pequeninas. E pensei: Será que essas cicatrizes estão no seu corpo inteiro, como as luas e as estrelas no seu vestido? Achei que isso também seria bonito, e peço-lhe neste instante que faça o favor de concordar comigo que uma cicatriz nunca é feia. Isto é o que aqueles que produzem as cicatrizes querem que pensemos. Mas você e eu temos que fazer um acordo e desafia-los. Temos que ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser o nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: "Eu sobrevivi".

Daqui a pouquinho vou falar umas palavras tristes para você. Mas você deve escuta-las da mesma maneira como combinamos ver as cicatrizes. Palavras tristes são apenas uma outra forma de beleza. Uma história triste quer dizer: essa contadora de histórias está viva. Daí a pouco, alguma coisa boa vai acontecer com ela, uma coisa maravilhosa, e ela vai se virar e sorrir."

AUTORA: CHRIS CLEAVE

Estou confiante que agora vou começar a gostar mais desse livro! Tem livro que começa morno e depois não conseguimos mais largar.

Muitas pessoas choram no consultório, sobretudo as que sofrem com melasma e cicatrizes de acne. Também trabalhamos com quelóides, cicatrizes hipertróficas e atróficas, cicatrizes decorrentes de mutilações (cirúrgicas ou traumáticas), mas todas, repito: to-das, são exatamente como a autora descreve de maneira tão simples e objetiva.

As cicatrizes nada mais são do que o testemunho biológico da vitória do seu corpo sobre algum infortúnio orgânico. O post terá atingido a seu objetivo se você mudar de paradigma e conseguir enxergar a sua cicatriz com olhos mais generosos.
E uma pitada de orgulho.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Photo Trek Tours - NYC










Para quem está planejando uma viagem a NYC, aqui vai uma dica de ouro!!!
Descobri um negócio chamado Photo Trek Tours, que nada mais é do que um tour de 2 ou 3 horas acompanhado de um guia-fotógrafo! Dá pra se sentir uma celebridade!

Sério, o cara vai explicando e clicando, tipo um homem de mil utilidades. Algumas fotos do site, honestamente, não são muito superiores às que costumamos tirar quando viajamos, mas algumas são totalmente espontâneas, impossíveis de se conseguir pedindo para um pedestre qualquer. E o cliente pode decidir exatamente onde deseja tirar as fotos (embora exista um roteiro sugerido).

Puxa, mas dá uma dó no coração gastar $125 por duas horas de tour (por pessoa, diga-se de passagem) ou $175 por 3 horas... Com mais de duas pessoas, o preço cai mais, se não me engano $100 por pessoa (2 horas) e aí, minha gente, acho que vale super a pena, viajar com a família ou amigos e ter muitas fotos alucinantes.

Adoro fotos espontâneas, e vocês???

obs. Gente, e a primeira foto, que coisa fofa? O cara ajoelhado no gelo pedindo a moça em casamento? Ai, que romântico!

obs2. No Rio de Janeiro, meu sonho de consumo é a fotografa e amiga Luisa Oliveira! Ela é a rainha das fotos espontâneas, além de ser um doce de pessoa. Aqui vocês encontram o site dela.

Atualização: Dica da Tatiana!!!! Uma BRASILEIRA faz esse mesmo serviço em NY!!!! E pela foto do site, ela tem cara de ser simpática!!!
Segue o site:
http://www.nyxpix.com/

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Perguntas Frequentes


Resolvi iniciar essa "coluna" de perguntas frequentes, porque realmente muitas vezes elas se repetem.
Sem contar que a dúvida de uma pessoa pode ser a mesma de várias outras pessoas.
Sintam-se livres também para ajudar umas às outras.

Hoje vamos começar com a dúvida mais antiga e neanderthal (encontrei essa palavra com e sem o "H" na internet, alguém pode me dizer qual a forma correta? ) de todos os tempos:

"Afinal, qual a ordem de se usar os produtos de limpeza, hidratação, etc,etc ?????"

Gente, é assim:

1) Lavar o rosto com o sabonete específico para o tipo de pele.

2) Opcional: passar o tônico facial.
(quando devemos usar o tônico? depois eu faço um post sobre isso, para não fugir do tema)

3) Hidratar ou Tratar, conforme o caso. Espalhar até o pescoço e o colo.
(também nesse caso, é o seu médico quem vai decidir se você só precisa de um hidratante ou de algum outro creme mais específico)

~~~~ Espere absorver por uns cinco a dez minutos ~~~~

4) Opcional: usar o creme para contorno de olhos/lábios. Nessa ocasião, se tiver lábios ressecados, aproveitar para passar o lipbalm. Com protetor solar, de preferência.

5) Colocar o protetor solar específico para o seu tipo de pele, sem esquecer das orelhas, colo, pescoço e mãos.

~~~~Espere absorver novamente ~~~~

6) Aplique a maquiagem.

Geralmente fazemos esse ritual duas vezes ao dia, sendo que durante a noite, costumamos finalizar no ítem 4.
Cada médico pode modificar este esquema de pele, de acordo com a necessidade do paciente. Isso não é uma receita de bolo.

Durante o dia, é necessário reaplicar o protetor solar ao menos na hora do almoço (na pior das hipóteses. Na melhor das hipóteses, a cada 3 horas).

O que nos leva a pergunta frequente número 2:

" Como reaplicar meu protetor na hora do almoço? Preciso tirar toda a maquiagem?!"

Bom, em um mundo ideal sim. Mas se você trabalha ou estuda longe da luz do sol propriamente dita (levando-se em conta que a luz artificial e a do computador também envelhecem a pele), pode optar por reaplicar um pó poderoso com FPS alto.

Por outro lado, se suas obrigações te colocam na rua a toda hora, opte por um protetor cor de base. Retire o excesso de oleosidade com papel toalha (evite lavar o rosto muitas vezes ao dia, isso piora a oleosidade) e passe por cima da maquiagem mesmo. Vai ficar que nem um reboco? Depende do seu talento para espalhar o protetor.

Dá trabalho mesmo. É chato. Perde tempo e dinheiro. Mas no final compensa!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comecei a usar o Latisse...



E agora vou acompanhar o crescimento dos meus cílios todas as semanas até completar as 16 semanas propostas pela Allergan.
Parece que ele começará a ser vendido no Brasil no próximo ano, e reza a lenda que o preço não será assim tããããããão exorbitante.
Logicamente, essas fotos foram retiradas dos sites da Allergan, tanto do Latisse quanto do Lumigan (o famoso colírio que deu origem ao Latisse).
Aguardem fotos dos meus cílios.
Não usem esse produto sem a permissão de seus médicos (sim, pergunte também ao seu oftalmologista).

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SkinCeuticals no Brasil!



Nossas preces estão sendo atendidas, gente! As coisas boas estão chegando na nossa terrinha!
Estou comemorando a chegada de SkinCeuticals, uma marca difícil de ser encontrada até nos Estados Unidos (pois costuma ser vendida dentro dos consultórios médicos).

Fundada em 1997 pelo dermatologista Sheldon Pinnel (que inclusive esteve no Brasil para lançar a marca e eu não consegui me encontrar com ele porque saí tarde da clínica), a SkinCeuticals foi a pioneira na estabilização da vitamina C pura. Juro, o homem é apaixonado por vitamina C (acho que quando ele morrer, vai querer virar vitamina C efervescente -isola!).

Ele estudou qual o melhor PH, qual o derivado de vitamina C é mais eficaz, observou o grau de absorção de cada um deles, qual a melhor concentração para a pele, e finalmente, a cereja do bolo, passou a catalogar os benefícios da sinergia da vitamina C com outros compostos, como por exemplo, o ácido ferúlico, a vitamina E...

A linha é enorme, mas no momento, repito: NO MOMENTO, só chegaram cinco produtos para o Brasil. Eles estão chegando de mansinho para ir familiarizando médicos e pacientes aos poucos.

Testei todos os produtos, adorei todos, estou apaixonada mesmo. Gosto do ar retrô desses vidrinhos, que possuem cara de remédio. A maioria das texturas é em serum, que praticamente some na nossa pele após serem aplicados (ideal para o nosso clima, e mais ainda, no verão).

Outro benefício: o preço podia ser pior - mas não é. Achou caro? Até concordo. Mas o Serum C E Ferulic lá fora custa $142! Então, incluindo os impostos abusivos que são cobrados no Brasil, nem achei R$229,00 assim tão absurdo. Principalmente porque as texturas em serum costumam durar um pouco mais de dois meses (se forem usados só no rosto).
Além disso, a maioria dos cremes importados anti-idade estão nessa faixa de preço.

Onde encontrar: hoje, que eu saiba, só a Época está vendendo. Mas em poucas semanas, as grandes redes de farmácias também vão vender.
No exterior, não é tão fácil encontra-los, mas esse site aqui, o Skin Care RX, vende e envia para o Brasil.

Produtos vendidos aqui:
C E Ferulic
Serum 10
Retinol 0,3
Hydrating B5
Ultra facial Defense FPS 50

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Hospital de Princesas: Branca de Neve e os Sete Melanomas





Caramba, eu fui severa com a pobre da Branca de Neve. Escolhi para ela a principal causa de morte em dermatologia (três vezes maior do que as mortes de todas as outras neoplasias cutâneas agrupadas, segundo Azulay). E o que é pior: sem direito a "beijo de ressuscitação" do príncipe. As princesas que não recebem um diagnóstico precoce da doença, possuem um prognóstico mais sombrio devido a precocidade das metástases.

Por outro lado, se o tratamento for iniciado logo no início da doença, a sobrevida pode chegar até quase 100% dos casos. Daí a importância de visitar o seu médico periodicamente e também de fazer um auto-exame da pele em casa. Se perceber que alguma pintinha antiga resolveu "mudar de cara", corra para o consultório.

Agora vocês podem estar se perguntando: porque eu fui escolher justamente a coitada da Branca de Neve para ter essa doença terrível. Teria eu alguma coisa contra ela? Muito simples. A Branca de Neve é a princesa que possui o menor fototipo (descubra o seu na tabela acima). Gente, prestem atenção: a mulher é branca-como-a-neve, praticamente um bacalhau de coroa.

E pior: deu o azar de ter nascido numa época em que não existia protetor solar, nem roupas com proteção UV, barracas de praia, e mesmo se todas essas coisas existissem, a madrasta não compraria para ela.
Reparem na madrasta. Ela queria ficar jovem para sempre (nem ligava para a saúde, queria era permanecer linda). O que fazia então? Poções mágicas embelezadoras e vivia dentro do castelo, especulando com o espelho mágico. Ela não torrava a pele ao sol no bosque, como a Branca de Neve fazia. Não ficava cantando junto ao poço dos desejos exatamente ao meio-dia, sem usar nem um chapéuzinho. E quando ela saiu do castelo para fazer o delivery da maçã envenenada, procurou usar um capuz.

A madrasta poderia ter ficado quietinha, na dela, sem se queimar com o público ao mandar mandar matar a Branca de Neve, que com o tempo, ela ia sim se tornar mais jovem que a Branca de Neve. Existem pessoas com vinte anos, que se expuseram muito ao sol, que possuem a pele infinitamente pior do que uma pele de quarenta que pouco tomou sol na vida.

O melanoma ocorre em todas as raças. Todas. Mas é raro nos negros (embora possa acontecer, e é um diagnóstico bastante difícil). Na raça branca, ele é mais comum conforme aumenta o grau de brancura da pele.
Muita brancura -> pouca melanina, que absorve e dispersa os raios uv -> danificam o DNA dos queratinócitos (células da pele).

Pessoas de olhos claros também têm maiores chances de desenvolver a doença.
Em geral, ocorrem depois da puberdade.
Locais mais frequentes, segundo Chamg e col. (1998): pele (91,2%), olho (5,3% -sim, pode existir melanoma no olho), sítio ignorado (2,2% - bexiga, nervos periféricos, meninge, pulmões, parótidas e outros), mucosas (1,3% - que podem ser oral, anal, uretral ou vaginal).

Causas de melanoma: genética, exposição solar, pequenos e repetidos traumatismos no mesmo lugar, vírus, posição geográfica, idade de início à exposição solar (quanto mais precoce, maiores são as chances), doenças subjacentes de pele.

O melanoma pode surgir de uma pequena pintinha pré-existente (que pode começar a coçar, mudar de cor, aumentar de tamanho, ulcerar ou sangrar), ou pode aparecer "do nada", na pele aparentemente sã (que foi o caso da Branca de Neve, pois não me lembro de ter visto alguma pinta naquela pele).
Fiquem atentos a estes sinais na pele de vocês!!!

Aprenda o ABCDE do Melanoma:
A - Assimetria da lesão
B - Bordas irregulares e denteadas
C - cor variada
D - diâmetro maior do que 0,6 cm
E - elevação, aumento da espessura

O motivo maior desse post é alertar aos meus leitores que o câncer que mais mata na dermatologia pode ser evitado.
Isso mesmo, evitado, já que nós, príncipes e princesas do mundo real, não podemos contar com a magia de um beijo de amor para nos livrar dessa enrascada.

A segunda imagem mostrada nesse post foi retirada da revista VEJA. É muito boa e ilustra bem como cada fototipo se apresenta na prática.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???