segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lançamento: Agecare (Mantecorp)


Esse blog tem postado muitos produtos para a pele oleosa, mas não pensem vocês que as peles maduras (40+) foram esquecidas pelos laboratórios. Está chegando às prateleiras o Agecare da Mantecorp.

A minha pele ainda não é madura, mas fiz questão de experimentar esse creme e dizer minhas impressões por aqui.

Como vocês sabem, com o passar das primaveras, a nossa pele vai se tornando mais seca, portanto o laboratório formulou esse creme em... creme mesmo (para haver uma maior hidratação). Não é um gel, não é sérum, e muito menos um gel-creme. Porém, você não sente o rosto todo oleoso, pois este creme absorve rápido.

Questão cheirinho. Vou ser sincera, ele quase não tem cheiro, mas estranhamente, depois que o creme absorve completamente, fica um cheiro muito suave, residual, do protetor solar. Nada que comprometa a cosmética, mas também não posso afirmar que não tem cheiro nenhum. Honestamente, achei até gostoso.

A questão do cheiro nos leva a outro benefício do creme: o fato de ter FPS 20. Claro, é um FPS baixo, mas é melhor do que não ter nada, o que torna esse produto ideal para ser usado durante o dia.

Outra qualidade: a durabilidade. O frasco vem com 45 g, geralmente os dermocosméticos costumam ter 30 g quando são específicos para a face e 15 g quando é direcionado aos olhos. Pessoalmente, eu aconselho que a pessoa faça uso desses 15 g adicionais de Agecare no pescoço. Todo mundo se esquece dele.

Seguem as informações da Mantecorp:

"AGECARE* é um creme restaurador da pele madura que garante através de sua formulação exclusiva, a melhora da firmeza e rugosidade da pele. Eficácia comprovada na diminuição dos sinais relacionados ao envelhecimento cutâneo: atenua rugas de expressão e confere maciez, firmeza e suavidade à pele. Ação comprovada no combate aos radicais livres e nas enzimas que aumentam a degradação das fibras de colágeno e elásticas. Protege contra raios UVA e UVB e possui hidratação intensa e prolongada. Isento de parabenos e corantes (Este produto foi formulado de maneira a minimizar o possível surgimento de alergia).

Princípio Ativo: Complexo bio marinho Quidigel + GAC Genetic Activation Complex + FPS 20 + ativos hidratantes"

Onde encontra-lo: ele está começando a ser distribuído nas principais farmácias, mas já vi vender na Venâncio, no site Dermadoctor, e na Onofre.

Os preços variam MUITO de um lugar para o outro. Pesquisem. E não esqueçam de consultar seus médicos antes de usa-lo.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Peeling de Cristal no conforto de seu lar...


Isso mesmo, agora você pode.

Ou, pelo menos, as sortudas com acesso a Sephora podem...

Acabei de receber este lançamento por e-mail... trata-se de uma maquininha portátil que promove uma microdermoabrasão (ou seja, um peeling de cristal) no conforto de seu lar. Custa $200 e eu já incluí esse aparelhinho da NU BRILLIANCE na wish-list da minha próxima viagem. Me aguarde, Dona Sephora. Ele não substitui o peeling de cristal realizado no consultório, mas é muito bem-vindo ao seu arsenal de beleza (que, já repararam? Está se tornando meio tecnológico...).

Recebo muitas dúvidas sobre o peeling de cristal, e uma das mais comuns é a respeito de sua capacidade para tirar manchas. Lamento informar que ele sozinho não consegue remover as incovenientes manchinhas. O que esse trem faz então???

O aparelho usado em consultório médico é composto de um sistema à vácuo que possibilita uma pulverização de cristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada (eu preferia que fossem legítimos cristais swarovski, mas não se pode ter tudo nessa vida).

Esse "bombardeio" de cristais afina a epiderme, pois com o atrito, remove-se as celulas mortas e a camada mais externa da pele. Imediatamente, você sente a pele mais macia e sedosa. Dependendo da potência empregada pelo aparelho (esse de uso caseiro deve ser bem suave), a pele pode ficar eritematosa por alguns minutos ou horas.

É muito comum, nos consultórios médicos, realizarmos um peeling químico imediatamente após o peeling de cristal. Como a pele estará mais fininha, os ácidos penetram mais profundamente (melhor resultado). Nos casos em que promovemos este outro peeling após a esfoliação mecânica, aí sim, podemos tratar manchinhas, pois um potencializa a ação do outro.

O procedimento é praticamente indolor, e a pessoa pode voltar imediatamente para as suas atividades habituais (desde que essas atividades não incluam exposição solar).

Peeling de cristal não é nenhuma descoberta da pólvora. É muito bom, deixa a pele radiante e linda, mas é um procedimento mais velho do que andar pra frente. Curiosamente, quando era chamado somente de "microdermaabrasão" e não de "peeling de cristal" a mídia e as celebridades não se interessavam tanto por ele.

E o peeling de diamante? Bem, a maior diferença é que o peeling de cristal aplica diretamente na pele o óxido de alumínio, enquanto o peeling de diamante é realizado através de uma ponteira diamantada, conectada a um aparelho a vácuo, que desliza sobre a pele e a comprime contra o diamante. Com isso gera-se o atrito e consequentemente, a desejada esfoliação. Ou seja: mesmo princípio do peeling de cristal, só que a pessoa se sente mais poderosa, porque diamante evoca algo mais incrementado do que um reles e plebeu cristal...

Mini-perguntas e respostas rápidas:

Ele tira manchas?
Pode ajudar, se combinado a um peeling.
Quantas sessões devo fazer?
Depende do estado da sua pele e das suas necessidades. Em geral, fazemos umas 5 com intervalos mensais. Mas cada médico tem o seu protocolo.

Ele trata cicatriz de acne e estrias?
Ajuda a atenuar. Várias sessões são necessárias, e a esfoliação tem que ser mais agressiva (com isso, aumenta-se o risco de manchas e quelóides).

Ele fecha os poros?
Temporariamente, a pessoa tem a sensação de que os poros estão menores, pois a espessura da pele diminuiu. Com o tempo, a pele volta ao normal e os poros ficam com o mesmo tamanho de antes.

Tira rugas finas?
Sim, se combinado com peelings químicos.

Dói?
Normalmente não, mas para tratar cicatrizes de acne e estrias, pode haver sim uma ardência.
OBS. Tem vários comentários respondidos de outros posts, pessoal!!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Atarefada


Queridos e queridas,

Eu sei que estou devendo um montão de posts: o das farmácias de manipulação, a receita da máscara de gelatina incolor que minha mãe me ensinou, o da minha beca e vestido de formatura, o do lançamento da Mantecorp para peles maduras (Agecare)...

(mais algum que eu tenha esquecido???? Aproveitem para me lembrar!)

Sem contar que muitoos comentários não foram respondidos...

Devo, não nego! :-)

Mas eu sei que vocês vão me perdoar porque entendem que eu estou atravessando uma fase complicada (e queira Deus, de curta duração). Como eu sei que muitos leitores todos os dias dão uma passadinha aqui, não queria deixar o dia de hoje em branco. Possivelmente, só deverei escrever no blog na próxima sexta-feira, ok?

Só mais um mini-recadinho: lembram do post sobre o canal Bem Simples? Então, descobri outro canal legal atraves de uma paciente-leitora. Ela me disse que existe um canal-clone da rede globo (Canal Viva - número 36 para quem tem NET), que exibe os programas antigos que fizeram mais sucesso na Globo. Por exemplo, no momento estão reprisando aquela novela engraçadíssima, a "Quatro por Quatro", e também "A Casa das 7 Mulheres", entre vários outros, como o "Sai de Baixo".
Eu sei que tem gente que ama a rede Globo e alguns detestam... Para quem gosta, fica a dica.

Até sexta!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Dica de vendedora da Arezzo


Ontem eu tive uma grata surpresa na loja Arezzo do Shopping Via Parque. Encontrei uma vendedora incrível, perfeita.

Super simpática sem ser grudenta, honesta, com disposição de sobra para apanhar mais de 10 pares de sapato para a minha pessoa.

Eu tenho muita dificuldade para encontrar sapatos por vários motivos: meu pé esquerdo é menor que o direito (sequela de um acidente em que quase fiquei sem o pé esquerdo), tenho vários dedos fraturados (também devido a outro acidente), meu pé é largo (e a moda hoje não prioriza bicos quadrados)...

Enfim: é complicado. Eu já estava sem graça de pedir toda hora um sapato diferente porque um apertou o dedinho, o outro magoou o ossinho, o outro ficou folgado,... Tem que ter muita paciência para ser vendedora.

Mas a Tatiana tirou de letra e me surpreendeu positivamente. De forma que comprei meu primeiro par de ankle boots! Agora é tolerar o salto em nome do poder feminino!

Então, gente, fica essa dica: vendedora Tati da Arezzo do Via Parque. Telefone: 2421-5532

Não comprei, mas estão na minha "wish list": protetores de salto que mudam radicalmente o visual do sapato e polainas "remasterizadas" (elas não estão tão folgadas como nos anos 80 e fazem uma perna incrível).

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Usei e amei: Lysalpha Cicapeel

Muitos de vocês já devem ter visto essa "novidade" nas farmácias. Escrevo assim entre aspas, porque preferi usa-lo durante algumas semanas antes de dar o meu veredicto...
Eu gostei muito do Lysalphinha. Confesso que ele me ganhou aos poucos, e que nosso santo não bateu assim logo de cara. Eu explico: na primeira noite, exagerei na dose, e senti o rosto um pouco oleoso. Acontece que o Lysalpha Cicapeel não é um creme, é um sérum (adoro!), e eu apertei a válvula pump com todo o vigor que uma tia da Lara precisa ter nessa vida.
Resultado: rosto oleoso.
Esse produto é para ser usado em dias alternados, mas no terceiro dia, quando fui usa-lo novamente, de maneira comedida e não como um búfalo com hipertireoidismo, ele começou a me conquistar.

Logo nos primeiros dias de uso, senti a pele mais lisinha. Ele pode ser usado em dias alternados com outros cremes, mas é importante que seu médico seja consultado, para evitar problemas.
A proposta dele é ser um "peeling suave caseiro" para melhorar a oleosidade. De fato, meu rosto está ótimo, até meu marido reparou (o danado repara em tudo...*).
É praticamente sem cheiro, e como o serum espalha bastante, ele rende que é uma beleza!
Um único "porém". Achei meio exagerada essa promessa de reduzir marcas. Que marcas são essas? Cicatrizes de acne, poros dilatados, hiperpigmentação pós inflamatória? Nenhuma dessas situações são assim tão fáceis de se tratar. Então, que fique claro: para ser usado como coadjuvante numa pessoa que tem a pele oleosa, achei ótimo. Agora, para tratar cicatriz de acne... me engana que eu gosto!
* Você acha bom ter um marido com olho clínico (literalmente)?
Se eu cortar meio milímetro de cabelo, ele percebe. Aí vocês podem pensar: "puxa, que maravilha ter um marido que repara na esposa...".
Mais ou menos. Algumas vezes, ele usa esses poderes para o mal.
Se eu fico sem fazer as unhas, cabelo, academia, ou coisa que o valha, ele nota.
Ok, agora eu confundi os homens que gostam de ler o meu blog. Afinal, as mulheres gostam ou não de serem reparadas?
Queridos, por favor, não poupem elogios quando estivermos gatas, divinas e maravilhosas. E fechem os olhos para todo o resto. Prontofalei.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Estou lendo...

Esses são os livros que estou lendo no momento.
Depois de "esquecer" tantos livros por aí, mereço uma recompensa justa..

Estou adorando os dois!


TODO PACIENTE TEM UMA HISTÓRIA PRA CONTAR
(Sinopse retirada do site da Livraria Cultura)
Este livro permite ao leitor testemunhar o processo de solução de diversos casos misteriosos, cheios de pistas falsas, pseudossoluções e desafios. Autora da coluna que inspirou a aclamada série de TV House, a dra. Lisa Sanders afirma que apesar de tantos recursos para identificar uma doença, atualmente ainda há muitas falhas de diagnóstico e exames mal interpretados. Ela ainda faz uma reflexão sobre os dilemas da medicina diagnóstica na era da alta tecnologia.
O AMOR E LUIS XIV
(Sinopse retirada da Livraria da Folha)
Antonia Fraser explora de maneira brilhante a rica dinâmica entre Luís 14 e as muitas e fascinantes mulheres que passaram por sua vida.
Isso inclui não apenas as amantes do rei, como Louise de La Vallière, Athénaïs de Montespan e a puritana Madame de Maintenon, mas todas as mulheres que foram importantes para ele: a mãe, suas duas cunhadas, suas filhas ilegítimas, e, por fim, Adelaide, a amada criança que veio a casar-se com seu neto.
"O Amor de Luís XIV" retrata as idiossincrasias de cada relação, a passagem da amizade ao amor, a sutil arte do cortejo, as mais frívolas e perigosas tentativas de flerte e a libertinagem da corte."

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ops, falha minha! (Dermotivin Soft Foam)


Pessoal, ao contrário do que eu falei no post sobre o Dermotivin Soft, ele não será vendido dentro das latinhas.

:-(

Eu devo ter entendido errado quando a representante lançou o produto, pois estávamos no hospital, entre vários alunos, todos fazendo perguntas ao mesmo tempo (inclusive eu, que estava curiosíssima em relação a esse lançamento).

Quero pedir desculpas aqui para vocês e para a coitada da representante, espero não ter dificultado muito a vida dela.

Acho que muitas pessoas devem ter se interessado pelas latinhas, porque a história chegou lá no alto escalão da Galderma, então eu pedi que eles considerassem a hipótese de vender o produto com as latinhas, pelo menos durante o lançamento, como uma promoção (a venda dentro das latinhas poderia encarecer o produto).

Qualquer novidade nesse sentido será imediatamente relatada para meus leitores. Vamos torcer!

Dica da Leitora-Princesa Ri: MODEL IN A BOTTLE





A Ri disse:



"Oi, leitoras do blog da Dra Princesa!


O fixer chama-se "Model in a Bottle", é americano e comprei no ebay (não sei se no Brasil está disponível).


Tem uma fórmula especialmente destinada a peles oleosas, e outra para peles sensíveis (aconselho pois o cheiro dessa é menos intenso) e promete fixar a maquilhagem até 8 horas.


A minha pele é mista com tendência a oleosa, e com este fixer nem preciso de usar base oil free (não gosto da textura "esfarelada" que essas bases ficam na minha pele) pois o fixer segura mesmo a make up.


Às vezes (mais no verão) uso só pó bronzer e ponho o fixer e fica bom, e mesmo quando ponho a base não só fixa, com também uniformiza a maquilhagem.




O produto é não comedogénico (não provoca os cravinhos como dizem aí no Brasil) e algo importante não é testado em animais! O produto rende imenso! Aconselho a todas as pessoas que vivem aí e que têm que suportar esse calor e não querem parecer boneca de cera ao sol. Beijos :) "


VALEU, RI!!!!
obs. Seu nariz é LINDO!

Skin Store


Lembram da Dra.Leslie Baumann, aquela dermatologista americana super-poderosa, que adora o Brasil?

(Eu sei que ela adora o Brasil porque ela me confessou isso quando nos encontramos em um congresso em Natal, há alguns anos. Sim, eu puxei assunto com ela. Muito simpática, uma princesa!)

Então, ela tem site, blog, twiter, etc e agora está com uma loja online. Não é nada boba, a Dra.Baumann.
Ela divide os produtos da loja conforme a sua classificação de cada subtipo de pele. Assim, se você tem a pele oleosa, sensível, não pigmentada e enrugada, vai encontrar produtos ideais para as suas características. A propósito, já teve curiosidade de fazer o teste para descobrir em qual categoria a sua pele se encaixa? São 16 tipos diferentes!

E sabem do que mais? Eles enviam para o Brasil! Alguns produtos sofrem uma restrição ou outra (por motivos de segurança aérea), mas a maioria deles pode ser enviada sem problemas.

É praticamente uma Sephora, só não vende maquiagem (ainda!). Agora, em termos de cremes, coisas para o cabelo e apetrechos "belezísticos" em geral, esse site abaixo tem de sobra!

SANTA DRA.BAUMANN!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Lançamento: Dermotivin Soft Foam

O Dermotivin não é novidade para a maioria das pessoas. Geralmente usamos em peles oleosas. Conheço gente que é completamente viciada nesse sabonete. Agora temos uma versão especialmente fabricada para peles normais a secas.
Quem vai gostar desse sabonete?
Pessoas com a pele madura, já que com a idade, a pele torna-se menos oleosa;
Pessoas que usam isotretinoína oral;
Pessoas que sofrem com a pele levemente oleosa, mas que vão passar uns tempos em um lugar frio (onde a nossa pele geralmente fica ótima!);
Vou ser muito sincera com vocês: amo os sabonetes da linha Dermotivin, mas nunca me dei bem com sabonetes-espuma, independente da marca. Não gosto, não sinto firmeza na limpeza (cruzes, até rimou).
Cientificamente, os laboratórios já me provaram que os sabonetes em espuma limpam perfeitamente bem a pele, agridem menos... mas isso é uma opinião pessoal minha, não é a opinião da dermatologista.
Eu já testei esse sabonete e o cheirinho é muito gostoso. E a pele fica uma seda depois de limpa. E eu adorei a embalagem. Para quem gosta dessas espumas, eu recomendo, não irão se decepcionar.
Eu viraria uma usuária compulsiva se existisse Dermotivin Soft na versão sabonete líquido ou em barra. Mas espuma, eu não consigo.
Obs. Essa semana está um pouco corrida, além de muito trabalho, alguns problemas pessoais (tipo avó no CTI), mas assim que der, responderei aos últimos comentários! Desculpe, pessoal!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bem Simples


A maioria das pessoas conhece o canal 55 da Net que tem vários programas interessantes ao público feminino, tipo "Esquadrão da Moda" e afins.

Todos são ótimos, mas estão começando a se tornar um pouquinho repetitivos...

Bom, agora a novidade, só para variar um pouquinho...

Conhecem o canal 96, a FOX LIFE? Então, eles fizeram umas modificações em sua grade de programação e transformaram o canal, de modo que o público-alvo deles atualmente é o feminino. Agora o canal se chama BEM SIMPLES.

Ele recebeu esse nome porque a proposta é que as telespectadoras consigam seguir as dicas dos diferentes programas, em suas casas, sem complicações.

E o Bem Simples inventou vários programas com temas variados, apresentado por brasileiros, o que é um diferencial incrível, porque os materiais usados nos programas são os que temos à disposição perto da nossa casa.

Tem programa de culinária, beleza, saúde, artesanato, dicas para festas infantis, para costurar roupas, enfim, o canal está bem completo, acho que vai agradar bastante. Eu já estou fã.

Porque estou dizendo tudo isso para vocês??? Porque eu quase fui uma das possíveis participantes dos programas de beleza do canal, então eu vi bem de pertinho todo o carinho e imenso trabalho que as produtoras tiveram preparando todos os programas.

O dia em que fui fazer o teste de câmera em São Paulo foi um dos mais divertidos da minha vida (embora meu avião tenha atrasado quase cinco horas devido a um nevoeiro), me senti a própria Taís Araújo (amo!). Para a minha surpresa, eu passei no teste de câmera! Outros problemas dificultaram minha efetiva participação no programa, mas mesmo daqui de longe eu torço muito para que o Bem Simples tenha MUITO SUCESSO!

domingo, 16 de maio de 2010

Usei e ameeeei: Base Normateint (peles oleosas)

Essa base me foi prometida pelo representante da Vichy, mas eu não consegui esperar, comprei uma no último sábado. Algumas vezes pode demorar meses, até recebermos algum produto que solicitamos aos laboratórios.
E eu pre-ci-sa-va dessa base, porque meu amado e idolatrado Toleriane Fluido está se acabando. Paguei R$64,00 na drogaria Venâncio.
Ah, Toleriane Fluido, você ganhou um adversário à altura. Como dizem as gêmeas do Trendy Twins, "Toleriane, tremei"!!! Mas calma... Tudo tem a sua indicação nessa vida. Vamos falar primeiro do tal NORMA TEINT.
Superou as minhas altas expectativas. Eu achava que nada no mundo poderia se comparar ao Toleriane Fluido. Eles, de fato, são muito parecidos, a começar pelo frasco. Tirei uma foto dos dois juntinhos, mas fiquei com preguiça de passa-la para o computador. Eles são praticamente gêmeos em termos de embalagem. Esse frasco petit é muito bom, porque a base não entorna dentro da bolsa e tem um ótimo bico dosador.
A aplicação: o fabricante recomenda que se faça uma boa limpeza da pele antes de colocar a base (mas isso é um princípio básico de maquiagem que a maioria das mulheres conhece). Essa base existe com cinco tons diferentes, mas para o Brasil só chegaram três. Não entendo isso, mas tudo bem. E ainda mais num país de grande mistura racial como o nosso.
Pessoal, essa base é muito fininha, muito fluida, seca rapidinho. Acho até interessante que a pessoa vá aplicando aos pouquinhos, para poder "estica-la" ao máximo. De resto, é relaxar e curtir, porque a cobertura é ótima e não senti que ela pesa no rosto. A maquiagem não fica artificial.
Assim como o Toleriane, ela tem FPS 20, o que é mais um benefício agregado. Além disso, ela tem em sua composição, uma substância que ajuda na duração do efeito matte, o Zincadone.
Olhem só o que estava escrito sobre essa base no blog da Vichy:
"O primeiro lançamento da Vichy em 2010 acaba de chegar e ele não poderia ser melhor: a linha Normaderm, composta por dermocosméticos exclusivos para tratamento da pele oleosa e campeã de vendas no Brasil, ganha mais um produto: Normateint, nova base anti-imperfeições, que ajuda a combater a oleosidade da pele e contém filtro solar.

E o que mais ela tem de bom? Além de manter cor e aspecto mate aveludado, não desestabiliza em contato com a oleosidade natural da pele, não obstrui os poros, não desmancha e conserva a aparência do rosto limpa durante o dia inteiro.
Para conseguir esses efeitos todos, vale lembrar que antes de aplicar a base você precisa estar com a pele perfeitamente limpa. Por isso, é super recomendado o uso de um sabonete ou gel de limpeza para pele oleosa – que você encontra na própria linha Normaderm.

A partir daí, o resultado é imediato: ao aplicar Normateint, as imperfeições de sua pele são corrigidas instantaneamente, graças à textura sebum-proof, à facilidade de aplicação e ao efeito homogêneo da base, que cobre com perfeição. E isso tudo com proteção aos raios solares nocivos à sua pele.

Alta tecnologia:
Todo esse resultado é fruto da união de muita pesquisa e da alta tecnologia já conhecida e sempre empregada pelos Laboratórios Vichy na formulação de seus dermocosméticos. No caso de Normateint, composta por pigmentos finos que se mantêm isolados uns dos outros para garantir que a base se difunda uniformemente em contato com a pele, há muitos diferenciais tecnológicos, muito bem pensados para que chegue, até você, um produto de altíssima qualidade e eficiência.

Um deles é o exclusivo Zincadone A, poderoso ativo patenteado que elimina as impurezas e o brilho da pele, reduzindo visivelmente as imperfeições relacionadas ao excesso de oleosidade e que, combinado a um complexo antioxidante, reduz a oxidação do sebo que provoca as irritações na pele oleosa, assim como o aparecimento de cravos e pontos negros.

Outra novidade incrível e que surgiu da fusão perfeita entre tecnologia e cosmeticidade depois de quatro anos de intensas pesquisas, é a associação de base para pele oleosa com fator de proteção solar (FPS 20), obtido com sucesso pela Vichy.

Disponível nas cores bege, areia e dourado, Normateint é ideal para aplicação no dia a dia. Testada em peles sensíveis, é hipoalergênica e os resultados comprovam: controla o brilho por até seis horas, mantém a uniformidade da pele por até oito horas e corrige perfeitamente as imperfeições da pele oleosa."
E aqui tem um vídeo ensinando como usar essa base. Foi feito pelo blog Casa da Luluzinha, por uma outra Luciana que não sou eu.
Agora vocês podem estar se perguntando como fica o Toleriane Fluido agora que ganhou um concorrente de peso.
Na verdade, a proposta dos dois é muito diferente:
TOLERIANE (La Roche-Posay) foi feito para as peles intolerantes (exemplo: quem tem rosácea), atópicas ou que passaram por algum procedimento recentemente, tipo peelings e lasers. Pode ser usado tranquilamente por quem tem a pele oleosa (eu usava e amava), mas não foi feito para peles oleosas.
NORMATEINT (Vichy) foi feito para as peles oleosas, é uma base-que-trata, maravilhosa. Tem um cheirinho discreto e textura ultra-mega-fluida, mas se você tem a pele alérgica, eu daria preferência ao Toleriane.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Seringa Amiga (Ouchless Needle TM)




Eu sou medrosa, embora acredite que tenha melhorado muito os medos de agulha, desde a infância. Aliás, não melhorei muito não, estou anos-luz à frente do que eu era. Afinal, hoje eu me submeto voluntariamente a "picadinhas" de beleza.
Sabem aquele ditado "de graça, até injeção na testa"? Então, no meu caso ele é literalmente verdadeiro, já que minha mãe nunca me cobrou para fazer meu botox.

Então, a coisa era de graça, feita pela mão da pessoa que mais me ama no mundo, mas ainda assim estava longe de ser agradável. Desde pequena, quando eu precisava tomar vacinas e afins, eu pensava que injeções eram coisas extremamente primitivas, e com o avanço da medicina e da tecnologia, como é que não poderia existir algo menos... dolorido? Tipo, o homem vai pro espaço, mas aqui na terra todo mundo tem que tomar injeção.

Anos depois, surge a novidade: uma seringa que promete minimizar o desconforto dos pacientes durante as injeções de toxina botulínica ou preenchedores.
Como esse sofrimento pode ser aliviado? Como vocês podem ver na foto, existe uma espécie de dispenser acoplado a seringa, que dispara um ar gelado exatamente no local onde a pele será perfurada, e isso acontece instantes antes do "golpe".

Segundo o fabricante, ele dispensaria até o uso de cremes anestésicos antes destes procedimentos. No site deles, bem aqui, vocês encontram mais informações e alguns vídeos sobre a seringa amiga!
Em tempo: também pode ser usada durante a vacinação! A infância agradece. Leia aqui.
Assim que estiver vendendo, vou garantir as seringas da nossa clínica!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Investimento de Peso ($$$$$$$$$$)


O tema da minha última aula no hospital foi "A Consulta em Cosmiatria". Adoro falar sobre isso, como os pacientes são diferentes (até pelo fato de a maioria não estar doente), como devemos abordar os procedimentos, as consultas, os exames, as expectativas (que algumas vezes são irreais), enfim, tudo relacionado ao tema.


Daí, chegamos a um ponto crucial: o preço das receitas dermatológicas. Resolvemos colocar na ponta do lápis, preços básicos de produtos que usamos na nossa prática diária em um hospital na periferia do Rio de Janeiro. Não vou dizer o nome dos medicamentos aqui, para evitar a auto-medicação, mas posso afirmar que não prescrevemos produtos importados porque o fator grana é altamente limitante nessa região.


Por outro lado, também não levamos em conta o preço de cremes manipulados, que geralmente (mas nem sempre) são mais baratos. Não vou entrar no mérito "manipular ou não manipular: eis a questão", pois isso resultaria numa discussão que merecia virar post.


Resolvemos pesquisar o preço de uma receita básica que possuísse: creme noturno + algo para limpar a pele + protetor solar de alto espectro (pois moramos no Brasil)

Obviamente, o preço de cada produto varia enormemente de uma farmácia para outra. Por exemplo, o mesmo protetor solar, eu encontrei custando R$66,00 , R$ 73,47 e R$ 85,00. Levei em consideração o preço "do meio".


Só que essa receita básica é muito pobre, não trata da área dos olhos, não hidrata a pele pela manhã e não cuida nem da aspereza do seu amado joelhinho. De forma que uma receita "completa", custa por mês uma média de R$ 503,50.

Quinhentosetrêsreaisecinquentacentavos! A pessoa gasta essa quantia por mês com a pele e não estamos nem colocando na ponta do lápis a consulta médica e possíveis procedimentos (peelings, lasers, toxina, preenchimentos...).


Por ano, o indivíduo gasta em torno de R$6.042,00 só em cremes!!!

Já parou pra pensar nisso? Dá pra passar uns belos dias em Paris com essa grana.


Agora a sua pergunta: "Porque você está escrevendo um post sobre o preço das receitas? Você não quer que as pessoas se tratem, se cuidem, sigam as suas orientações?"

Claro que quero, afinal vivo disso.


Porém eu quero que as pessoas coloquem na cabeça que estão fazendo um investimento (um senhor investimento!) na sua pele. Que não adianta gastar esse dinheiro todo com cremes e "esquecer" de passar o protetor solar quando se vai ao jornaleiro.


Quero que as pessoas pesquisem preços antes de comprar os cremes. Eu sei que o tempo é curto e não dá pra se andar o dia inteiro avaliando valores, mas quem faz isso acaba economizando.


Quero (isso soou imperativo demais) que os pacientes cuidem bem de seus cosméticos, guardem os frascos em um local fresco, para evitar desperdícios. Se o creme estragar, lá se vai mais dinheiro. Cuidado também para não contaminar os frascos com as mãos sujas. Nunca é demais lembrar de lavar as mãos antes de cuidar do rosto.


Verifiquem se a bula, sobretudo de cremes manipulados, fala algo sobre conservar os cremes na geladeira. Eles podem estragar e aí... adeus graninha!


Não usem o creme das amigas e não deixem que elas experimentem os seus. É melhor do que as duas terem uma queimadura no rosto e acabarem gastando mais dinheiro reparando os danos que podem surgir.


Ninguem precisa sentir vergonha de dizer para um médico que um creme estava caro demais para o seu orçamento. Saibam que, se nós não ganhássemos tantas amostras, a conta doeria no nosso bolso também. Decidam juntos uma opção mais viável para que o tratamento se torne satisfatório. Muita gente diz que "não encontrou" o creme, quando na verdade "não pôde comprar". Se você não for honesto com o médico, corre o risco de ele passar outro creme com o mesmo preço.


Peçam amostras grátis. O pior que pode acontecer é o médico não ter. O melhor que pode acontecer, é ele ter, te dar, e você descobrir qualquer intolerância ao creme antes de compra-lo.


Seu bolso e sua pele agradecem!

(e bolso cheio = pele bonita)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ler é contagioso... me ajudem a contaminar as pessoas!


Então, gente.

Essa idéia vem me incomodando a alguns meses... sim, meses... Mas a idéia original era meio trabalhosa e a preguiça acabou falando mais alto.

Vou contar: como vocês sabem, eu sou fissurada por livros. Estou sempre com um livro dentro da bolsa para me ajudar a passar por momentos tediosos da vida, como filas de banco, almoços solitários, esperar por coisas de uma maneira geral...

Leio aproximadamente um livro por semana. Isso me proporcionou muitos momentos de alegria (e fuga), mas me gerou igualmente um "problema": o espaço físico da minha casa é limitado. Minhas prateleiras estão abarrotadas.

Eu nunca fui egoísta com meus livros (tirando uns dez que são os meus preferidos), sempre dei o excedente para as pessoas (pacientes, parentes, amigos...), doei para instituições de caridade, bibliotecas, mas uma coisa estava me incomodando.

Quando nós doamos um livro para uma biblioteca, por exemplo, esse livro só chegará às mãos de quem gosta de ler (porque quem não gosta, jamais irá se dar ao trabalho de pegar um livro por livre e espontânea vontade).

Meu objetivo é mais trabalhoso, é fazer o livro chegar às mãos de quem não gosta de ler. Sentiram o drama? Porque essas idéias ficam atrapalhando a minha mente? Porque eu não sinto vontade de doar livros somente para as pessoas que apreciam a leitura? Que saco! Seria tão mais simples! E eu sou tão atarefada!

Bom. Queimei meus dois neurônios (o Tico e o Teco) pensando em como eu poderia viabilizar essa coisa de fazer os livros chegarem às mãos de quem não gosta de ler. Tive até um pouco de insônia nesse dia, até que tive uma idéia.

É tão simples! Decidi que vou espalhar livros pela cidade do Rio de Janeiro. Vou "esquecer" livros (de propósito) em provadores de roupas, cadeiras de restaurantes, pontos de ônibus, metrô, caixa de correio do vizinho, e onde mais vocês conseguirem imaginar.

Imagine que você é uma pessoa trabalhadora, que tem o dinheiro contado, não sobra nada no fim do mês para pequenos prazeres, e encontra um livro no banco do metrô. No livro está escrito em letras garrafais "ME LEIA" (igual ao "me beba" e o "me coma" da Alice no País das Maravilhas). Você pega o livro, lê, gosta e descobre que ler é legal sim, ler é contagioso. Aí sim, essa pessoa vai procurar um meio de manter essa paixão ativa. Aí sim ela vai procurar bibliotecas, sebos, etc...

Pessoas do mundo inteiro lêem o meu blog. Eu gostaria muito que minha ação não acontecesse só no Rio de Janeiro. Eu adoraria que todos os meus leitores espalhassem livros pelo planeta. Imaginem a PANDEMIA que nós poderíamos causar??? Já pensaram se livros começam a aparecer nas ruas do Japão, em um movimento que foi iniciado aqui no Brasil?

Então, juntem-se a mim! Escrevam na capa dos livros "ME LEIA" e comecem a contaminar pessoas com a paixão pela leitura, em todos os cantinhos do planeta.
(podem usar aquelas canetas que escrevem em CDs)

Amigas e amigos blogueiros que quiserem copiar este post em seus blogs, sintam-se convidados a fazer isto! Desde já agradeço!

domingo, 9 de maio de 2010

Homens...

Eu queria decifrar qual o gen que faz os homens amarem carros desde... o berço.

O Felipe, por exemplo.
Ele tem 1 ano. Ama carros. Ninguem ensinou isso, ele nasceu gostando.

Ele só não tem orgasmos múltiplos quando o colocamos "para dirigir" porque bebês de 1 ano não têm orgasmos múltiplos.

Aliás, acho que só as mulheres conseguem ter isso. Quando fazem compras na Sephora.
Obs. Esse paletó foi um treino para a festa junina deste ano... pena que ficou grande...








Feliz Dia das Mães!





Quero fazer uma homenagem a todas as mamães e futuras mamães (categoria na qual me incluo) que me presenteiam lendo o meu blog.

As mulheres são poderosas mesmo, e a capacidade de gerar um filho (seja dentro do útero ou do coração), penso eu, nos deixa mais pertinho de Deus.

Um carinho especial também para a minha mãe, que é o meu personal-anjo da guarda, meu modelo de mulher e profissional e a pessoa que ocupa a parte mais privilegiada do meu coração!

Amo você!!!!

Meu carinho também vai para todos aqueles, que por qualquer motivo (falecimento, separação geográfica, etc), não podem estar ao lado de suas mães no dia de hoje.

Acredito que nada pode distanciar o amor de uma mãe pelo seu filho, e tenho certeza que todos vocês estarão rodeados desse sentimento - ainda que não possam ver, tocar a pessoa...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dúvida da Leitora: quando iniciar a prevenção anti-envelhecimento?

Atenção: post gigante se aproximando...
Renata perguntou:
" Queria sugerir um tema de post (...) cuidados anti-idade para a pele mais jovem, pois é um assunto que pesquiso na net e ainda não não encontrei um bom dermatologista que esclarecesse, e eu que não sou da área acho muito controverso, explico: tenho 21 anos, já tenho os cuidados com filtro solar há algum tempo (...) enfim, acho que muitas meninas como eu ainda são novas, a pele tá ótima, têm como investir em bons produtos para um futuro promissor, rs, mas não sabe direito o melhor caminho.
Já ouvi dermatologista dizer que anti-idade agora não pode pq a pele pode "viciar" no efeito agora e quando for mais pra frente e precisar mesmo o resultado não ser tão bom, ou também que o único problema é estimular a oleosidade, enfim... é muito difícil saber o que é exagero de verdade e o que poderia ser feito, já que o que temos certeza mesmo é que é melhor prevenir do que remediar, então no que consiste essa prevenção?
Filtro solar somente, até que as primeiras marcas apareçam? Sei que cada caso é um caso, é claro, mas acho que deve existir pelo menos uma linha norteadora para a maioria, de o que pode ser excesso e o que pode ser feito de efetivo para a prevenção do envelhecimento da pele enquanto ainda somos novas :)"
Eu respondo:
Excelente pergunta, a da Renata. De fato, essa questão já apareceu aqui nos comentários, mas nunca fiz um post sobre isso. Como é um tema que interessa a muitas pessoas, aqui vai a resposta.
O processo de envelhecimento se inicia quando nascemos, e acomete muito mais do que a nossa pele (todos os nossos órgãos e tecidos passam por modificações celulares e moleculares, que culminam com a perda funcional dos mesmos, é deprimente).
Sendo assim, eu afirmo: devemos iniciar a prevenção contra o envelhecimento, Renata, muito antes dos 21 anos. É necessário tomar medidas desde o berço.
Durante a infância e adolescência, quando recebemos mais radiação solar do que todo o resto da nossa vida, o mais importante é promover uma proteção solar efetiva.
Isso não significa que vocês devam trancar seus filhos dentro de casa, como se eles fossem vampirozinhos mirims.
Ora, até o Edward pega um pouco de sol. Um pouco.
Dessa forma, procurem frequentar praias e parquinhos após as 16:00Hs ou antes das 09:00Hs. E usar corretamente chapéus e protetores solares (sol é importante na medida certa).
Nessa idade, os pais também devem investir numa alimentação saudável e em esportes, para que seus filhos formem músculos saudáveis, desenvolvam uma postura correta, enfim, sejam indivíduos ativos.
Aí, Renata, você termina a sua adolescência, e pensa: "E agora? Eu me protejo do sol, hidrato a pele, tenho uma vida saudável... existe mais alguma providência que eu possa tomar para prolongar a juventude da minha pele, ou seria cedo demais?"
É como eu sempre digo: cada médico tem a sua conduta pessoal, desde que isso não ponha a vida do paciente em risco.
Pessoalmente, eu acredito em prevenir o envelhecimento da pele a partir dos 20 anos.
Eu me prevenia aos vinte. E isso pode ser feito de diversas maneiras: usando produtos em casa, realizando procedimentos em consultório e mudando hábitos de vida.
O mais importante é marcar uma consulta com o seu médico.
Eu fico alarmada com a quantidade de pessoas que compra cremes sem o conhecimento de seu médico.
Elas lêem nos blogs e foruns e compram. Usam produtos que muitas vezes são incompatíveis, não sabem nem a ordem de usar os produtos. Quando eu posto sobre um lançamento de creme aqui no blog, eu acredito que se o leitor achar interessante, ele vai perguntar antes para seu médico se pode usar. Mas isso nem sempre acontece e isso me deixa preocupada.
Indo ao médico, ele vai montar um esquema de pele específico para prevenir o envelhecimento. Aos 20 anos, costumamos prescrever vitamina C, derivados suaves do ácido retinóico, séruns anti-oxidantes, protetores solares, hidratantes específicos para o tipo de pele e cremes de olhos também específicos para o problema do paciente (bolsas, olheiras, rugas finas...).
Usando os cremes prescritos, a pele não vai se "viciar" (o que ocorre é uma "tolerância" que a pele adquire aos ácidos, por processo adaptativo), e você não corre o risco de se encher de acne (alguns cremes são mais oleosos por serem específicos para pessoas de mais idade, que possuem a pele seca).
No consultório, podemos estimular o colágeno do rosto com sessões de radiofrequência. Como estamos prevenindo, a pessoa não precisa fazer seis a oito vezes por ano, duas vezes já resolvem o problema.
Outro procedimento que eu mesma já faço na minha pessoa há anos, é o uso da toxina botulínica preventiva. Como é isso? A toxina imobiliza as rugas de expressão, certo? Essas rugas de expressão, com o tempo, tornam-se vincos no rosto.
Porque esperar esses vincos aparecerem? Além disso, a toxina ajuda e muito a controlar a oleosidade da minha testa.
Minha mãe começou a me aplicar Botox quando eu tinha 25 anos, e por ser jovem, uma aplicação anual bastava.
Hoje, às vésperas de 32 anos, sinto a necessidade de receber botox duas vezes por ano.
Aí, você pode perguntar: mas não existe risco de formar imunidade contra o Botox? Existe sim, se você não respeitar o tempo mínimo entre as aplicações.
Mas isso é obrigação de seu médico saber, e não sua.
Para terminar, gostaria de dizer que existem peles e peles de 20 anos. Um conhecido meu se casou com uma moça de 24 anos, que morava numa cidade de praia e nunca se preocupou com a pele.
Ela está cheia de manchas e vincos no rosto, parece ter 40 anos. Em um caso como esse, claro que o tratamento será mais agressivo.
Cada caso é um caso. Consulte o seu médico, previna-se e seja feliz!
Leia aqui um artigo interessante sobre envelhecimento.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O incrível plágio do meu blog!


Uma leitora amiga me avisou que um blog andou se "inspirando" no meu deliberadamente:


"Dra Princesa, fiquei super animada com a novidade das cápsulas de vitamina c da Melora, inclusive ja encomendei as minhas com um amigo que esta indo para a Europa.+ para a minha surpresa, ao pesquisar no Google sobre as benditas descobri um blog que te copia na maior cara de pau!Da uma olhada:http://sandealice.blogspot.com/2010/05/usei-amei-e-virei-fa-monoderma-c-10.html

Fiquei boba!!!"


Segue o que a pessoa escreveu:

"Gente voces sabem que sou dentista !!!! nao dermatologista!!!! mas amo me cuidar .... Mas essa novidade me deixou pasma! Quantas vezes na vida uma pessoa pode afirmar que ficou pasma com um creme? Ainda mais nós, que trabalhamos na area e diretamente com a beleza, pois lidamos com pessoas de classe III .... e la no centrinho que recebemos lançamentos quase semanalmente , bem meninas voces sabem que a classe III é dolorosa.... e a pessoa estampa digamos assim na cutis o trauma as vezes vejo cada frontal ... nossa acho que nem D r Sérgio ia querer tratar rrrsr !!!Vocês se lembram que eu AMO o Melora C ? Pois então. A Melora se superou e criou o Monoderma C 10, que são cápsulas contendo vitamina c concentrada a 10% (para ajudar na luta contra os radicais livres), protegidas do oxigênio e da luz.

Elas vêm lindamente embaladas em estojinhos como esse abaixo, que depois pode ser usado para guardar os seus comprimidos (palavras da minha mãe).Mas o melhor não é isso! Enquanto eu ainda não havia experimentado, tudo bem, ok, era só mais uma novidade fofa no mercado.

Falando a grosso modo: a-textura-desse-negócio-na-pele é uma delícia, impossível de se descrever. Ele some ao mesmo tempo em que forma uma película não oleosa, que parece uma seda. Entenderam alguma coisa dessa minha descrição absurda?E pasmem: já no primeiro dia de uso eu senti a pele melhor (e quando eu digo isso, podem confiar, pois eu sou a primeira pessoa a afirmar que os cremes levam um tempo para começar a agir). Isso aconteceu provavelmente devido a cosmética deliciosa, que deixa a pele super macia.

O gato vai a...mar .....Agora a parte dolorosa: o preço. No Brasil, em média, custa R$160,00se analisarmos o custo beneficio nem é tanto... gastamos tanto isso a toa... da pra comprar (a Época está vendendo por R$155, 20 se não me engano). Como existem 28 cápsulas, se o cidadão usar 1 por dia, vai precisar comprar uma vez ao mês.

Agora, pessoas mais velhas ou aquelas que tem rugas profundas de sofrimento.... aquelas que tem o exterior estampado... na face...podem usar duas vezes ao dia. E aí...vão precisar repor o "estoque" a cada quinzena (sai mais caro). Na Europa (só pra irritar) custa 20 euros, em média. E na Australia $80 (preço mais ou menos parecido com o nosso). Mas é ótimo bem eu a...mei e indico pra voces .... "


Juro, não sei nem o que pensar dessa dentista. Será que ela também tem por hábito copiar artigos científicos de outros colegas (se é que os escreve)? O que se faz com uma pessoa dessas? Será que todos os posts dela são plagiados, ou a honra é só minha? Será que não ensinaram para a criatura que isso é crime e que mentira tem pernas curtas?

É como diz meu pai: não vou me preocupar enquanto precisarem me copiar... difícil vai ser colocar a cabeça no travesseiro quando EU começar a precisar a imitar...

Não vejo o menor problema se uma pessoa citar algum post que escrevi dizendo que retirou do meu blog, mas uma cópia mal feita dessas, sinceramente é muito descaramento.

O nome do blog é Fútil...Porém Fina.

Bem fútil ela pode até ser... mas fina, nem de longe!

Alice definitivamente não é princesa!

Ler com a música do Kid Abelha na cabeça: "Alice não me escrevaaaaa aquele blog copiado.....uououooooo...."

MUITO OBRIGADA PELO AVISO DA AMIGA LEITORA!

Davi foi batizado e fez 1 aninho!













Clique aqui para ler a descrição hilária de como foi o batizado (incluindo passar cuspe na testa do Davi porque ele se queimou com a vela de batismo).

Eu apareço duas vezes nesse vídeo... em uma delas, estou de... FRANJA!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Usei, AMEI e virei fã: Monoderma C 10 (Lançamento!)

Essa novidade me deixou pasma! Quantas vezes na vida uma pessoa pode afirmar que ficou pasma com um creme? Ainda mais nós, que trabalhamos com beleza, que recebemos lançamentos quase semanalmente.
Vocês se lembram que eu AMO o Melora C ? Pois então. A Melora se superou e criou o Monoderma C 10, que são cápsulas contendo vitamina c concentrada a 10% (para ajudar na luta contra os radicais livres), protegidas do oxigênio e da luz. Elas vêm lindamente embaladas em estojinhos como esse abaixo, que depois pode ser usado para guardar os seus comprimidos (palavras da minha mãe).
Mas o melhor não é isso! Enquanto eu ainda não havia experimentado, tudo bem, ok, era só mais uma novidade fofa no mercado.
Falando a grosso modo: a-textura-desse-negócio-na-pele é uma delícia, impossível de se descrever. Ele some ao mesmo tempo em que forma uma película não oleosa, que parece uma seda. Entenderam alguma coisa dessa minha descrição absurda?
E pasmem: já no primeiro dia de uso eu senti a pele melhor (e quando eu digo isso, podem confiar, pois eu sou a primeira pessoa a afirmar que os cremes levam um tempo para começar a agir). Isso aconteceu provavelmente devido a cosmética deliciosa, que deixa a pele super macia.
Agora a parte dolorosa: o preço. No Brasil, em média, custa R$160,00 (a Época está vendendo por R$155, 20 se não me engano). Como existem 28 cápsulas, se o cidadão usar 1 por dia, vai precisar comprar uma vez ao mês.
Agora, pessoas mais velhas podem usar duas vezes ao dia. E aí...vão precisar repor o "estoque" a cada quinzena (sai mais caro). Na Europa (só pra irritar) custa 20 euros, em média. E na Australia $80 (preço mais ou menos parecido com o nosso).
Além do Monoderma C10, existem outros que ainda não chegaram no Brasil, mas vou falar rapidamente sobre eles, só a título informativo.
O Monoderma Idrosi é específico para tratar desordens do suor.

Monoderma E5 possui 5% de Vitamina E + Proteção solar. Vem com 14 flaconetes.


Monoderma A 15 é pura Vitamina A a 0,15%, e serve para ajudar a regularizar a oleosidade da pele, acne, fotoenvelhecimento e outras alterações da queratinização.



Tem também o Monoderma E5 puro, sem protetor solar. Pode ser usado em casos de xerose, dermatoses inflamatórias, anti-radicais livres, e como complemento no tratamento de infecções herpéticas, quelóides e cicatrizes.


Esse eu só encontrei em farmácias gregas, e como eu não sei ler em grego, tenho poucas coisas a informar. Mas basicamente o U2 é um tratamento em duas etapas para unhas, pelo que eu entendi, micose.
O "U" provavelmente é uma alta concentração de uréia, que serve para afinar a lâmina ungueal, de modo a alcançar melhor a patologia. Esse custa 30 euros.





Agora é rezar para que os outros membros da família cheguem rapidinho no Brasil!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Avatar & Eu

Tenho até vergonha de dizer, mas penso que eu fui a última pessoa do planeta a assistir Avatar.
Adorei!
Achei o filme uma mistura surreal de Pocahontas com Star Trek!
Agora não preciso mais me sentir um peixe fora d´agua no mundo cinematográfico!
Bom, esse post foi só para avisar que o filme já está nas locadoras.
Comecei essa semana meio lenta...

sábado, 1 de maio de 2010

Males da infância: Molusco Contagioso

Esse post foi escrito em homenagem a uma paciente muito especial, que é leitora assídua do blog, a pedido da mesma. Ontem, eu e minha mãe retiramos mais de 40 lesões de molusco contagioso da filha dela, e ela não gostaria que isso acontecesse com outras crianças.
Para começar, o molusco contagioso não é um molusco, como o nome diz. Trata-se de um vírus, na verdade o maior vírus que se conhece, e que pertence ao grupo Poxvírus. É bastante comum em crianças, mas os adultos também podem pegar, sobretudo os que não estão com a melhor imunidade do mundo.
Essa doença é altamente contagiosa. Ridículamente alta. Então, pensem comigo: se uma criança pega uma doença de pele super contagiosa, rapidamente as outras crianças que convivem com a "arminha biológica" vão se contaminar também. Afinal, muitas brincadeiras infantis envolvem contato corporal: elas dançam, brigam, jogam futebol, enfim, realizam muitas atividades onde as peles se tocam.
Porque estou dizendo isso? Porque, minha gente, creches, escolas e parquinhos são um prato cheio para as crianças se contaminarem. E muitas vezes, elas ficam meses sem o diagnóstico correto, e nesse meio-tempo, contagiam a turma inteira. A culpa nem sempre é da escola, porque nem sempre essas lesões se localizam em um local visível, fora do uniforme escolar.



As lesões são pápulas, medindo em média 5mm (porem, algumas podem ter diâmetros muito maiores), algumas (geralmente as maiores) apresentam um furinho no meio (umbilicação central), costumam ser lisas. As lesões são assintomáticas, mas se a criança manipular o local (com as unhas), pode haver infecção bacteriana secundária, e daí a coceira se instala.
É auto-inoculável, ou seja, você pega dos outros, mas também pode espalhar com as próprias mãos o vírus pelo seu corpo. E quando isso acontece, você vira uma sopa de molusco contagioso, o que aconteceu com a filha (ultra-fashion) da minha paciente.


Sem tratamento, as lesões podem regredir sozinhas ao longo de meses ou anos, dependendo da imunidade da pessoa. Porém, durante esse periodo, o portador da patologia além de se auto-inocular (some uma daqui, aparece outra ali), vai espalhar a doença no meio em que vive.
Tratamento: existem vários (curetagem, crioterapia, medicações orais, aplicação de TCA, de iodo...), e a escolha depende da idade da criança e do número de lesões. Um bebê com duas lesões terá um tratamento mais conservador do que uma criança de três anos com 40 lesções.
O método clássico é a curetagem seguida de pincelagem de iodo. As lesões são anestesiadas com anestésico tópico e em seguida pegamos uma espécie de colherzinha afiada (a cureta) e retiramos os moluscos da mesma forma que tiramos sorvete do pote usando a colher de sorvete. Algumas vezes essa curetagem pode ocasionar cicatrizes, porque lesões muito grandes necessitam que "se cave mais fundo". Depois podemos pincelar com iodo ou cauterizar com bisturi elétrico com pouca intensidade.
Quando as lesões são extremamente numerosas (como foi o caso), é aconselhável realizar este procedimento em ambiente hospitalar sob sedação. Isso facilita o trabalho do médico (que consegue retirar as lesões com mais tranquilidade, sem uma criança se debater), e psicológicamente é melhor para a criança (que não fica traumatizada ao ser contida e curetada da cabeça aos pés), além de aumentar a segurança por estarmos num ambiente hospitalar.
Crianças alérgicas costumam ter mais recidivas, e deve-se vigiar o ambiente que a criança frequenta, para evitar um novo contágio.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???