sábado, 7 de novembro de 2009

Avaliando a proteção dos diferentes FPS:

O calor anda insuportável, concordam? E o sol não poderia estar mais escaldante. Nessa hora, chovem perguntas das leitoras aqui no blog: "Dra.Princesa, o FPS 100 realmente protege mais que o 15???"
A resposta é sim. Mas como quantificar essa diferença? Como vocês sabem, nossa pele não entende nadinha de matemática. Mas sabe se defender de agressões solares, ficando vermelha. Daí, a única maneira de mostrar tim-tim por tim-tim essa sutileza, só perguntando para a maior interessada no assunto: a própria pele. No caso, a minha.

Resolvi fazer um apanhado geral de alguns protetores que eu tinha em casa e passei no braço em ordem crescente de FPS, conforme a figura abaixo. Cliquem nas imagens para ver com mais detalhes. Lembrando aqui: a proposta desse post não é avaliar "o mais eficiente", e sim os diferentes graus de eritema obtidos com diversos FPS.

Após fazer as listras brancas, preenchi cada espaço com um protetor, sempre obedecendo a ordem crescente. E desci para a piscina lotada do prédio exatamente nessas condições, porque eu realmente sou muito, mas muito cara-de-pau.
As pessoas me olhavam curiosíssimas, mas ninguém teve a coragem de me perguntar porque o meu braço estava listrado.


Dois fatores limitantes na interpretação dos resultados foram:
1) Eu não sou nenhuma Branca de Neve, meu fototipo é de 3 para 4. Ok, 3. Minha pele queima pouco e bronzeia razoavelmente bem. Seria bom fazer esse teste na Francis, daí poderíamos ver a atenuação do eritema com o aumento do FPS bem melhor.
2) O Photoderm Max FPS 100 era tinto, daí obviamente não deu para ver eritema nenhum nesse local.


Após 1 hora de sol, eu já estava derretendo e levemente desidratada (comecei a ver estrelinhas... juro!). Voltei para casa e terminei com essa brincadeira.
Percebam que usei uma grossa camada de protetor em todos os retângulos, mas mesmo assim o primeiro, do FPS 15 ficou mais vermelho. Houve pouca diferença entre os outros (do 30 ao 60), mas o protetor da Avène em loção permitiu um eritema levemente mais pronunciado. Com isso é fácil perceber que não é só o FPS que importa, mas também o veículo (creme, loção, gel, pedra na cruz...).
Espero que tenham gostado, deu um trabalhão fazer esse post.
Fora que devo estar sendo chamada de Princesa Banana de Pijama no meu prédio.
Beijos, bom final de semana, e curtam o sol com responsabilidade.
Protetor solar não é passaporte para o sol.

52 comentários:

Debora disse...

Ótima Tarde Dra. Princesa!!
Nossa, amei esse post! Eu sou mto branca, raramente consigo um bronzeado...eu nunca havia pensado que o veículo é mto importante, as vezes uso um creme fps 15 e ate fico bom, e uma loção fps 30 me deixa toda ardida...
Quero mais dicas de verão hein?
otimo fds, bjinhus

Jú :) disse...

Lú, adorei o teste! Parabéns por conseguir ficar 1 hora nesse sol escladante! Mas enfim, não consegui me decidir por nenhum hahahh!!! Tenho cetaphil 50 e tenho o Anthelius 40 em fluído. Uso os 2 ao longo do dia, tipo pela manhã passo 1, depois de umas horas passo o outro.. Algum problema nisso???
Bjokas :)

Dani disse...

Ameiiiiiiiiii esse post...nunca entendi bem o funcionamento dos protetores, mas deu pra ver mto bem o efeito de cada um!! Adorei!
Bjs

Cássia disse...

Nossa, essa semana mesmo eu ia ter perguntar qual protetor solar legal pra minha pele. Vc mesma me disse q minha pele queima fácil. Naquele dia do encontrinho, peguei um solzinho de casa, na casa da manicure e voltei td vermelha. Por mais que eu seja dessa cor, eu me queimo como se fosse da cor da Fran.
Nos brindes que ganhei no encontrinho, veio uma amostra da Avéne 50+. Pra sair eu passei pelo menos no rosto e pescoço, e digo que achei uma maravilha. Não queimou nadinha. Será que ele é ideal mesmo pra minha pele? O fator é legal? Lembro de usar 15, e mesmo assim queimava.
Achei legal investir num fator 50 pro meu rosto pelo menos, mas o da Avéne é bem caro. Será que um mais barato dá jeito? Dra, podia fazer um post mostrando os protetores mais em conta que dão efeito legal. Tipo, minha pele não se dá com Sundown por nada no mundo. Já o da Nívea ela aceita bem.

Beijos.

ana sk disse...

Adorei o post. obrigada!
você já usou ou conhece um protetor da Lancome chamado UV Expert Neuroshild? ele promete 12hs de proteçao contra o sol. A textura dele é muito boa, e segura bem a oleosidade, mas queria saber se realmente é eficaz por doze horas sem reaplicar.
super obrigada, um beijo

Gisa Dias* disse...

Bem interessante o teu post.... vou ficar mais ligada nisso agora!

bjokas*

Anônimo disse...

Adorei! Você é muito espirituosa! Pena que você mora tão longe se não já seria eleita minha dermato!Isso mostra que mesmo com protetor não dá pra ir pro sol a qualquer hora! Tô sempre lendo seu blog! Bjos

Carol Branco disse...

parabens pelo post!!!
muito bom!!!
Eu sou bem branquela, e depois de muitos testes encontrei o protetor perfeito p/ mim, não bronzeio de jeito nenhum!!!Uso 100 no rosto e 60 na pele! e realmente, o veiculo influencia muito!!!

peledepessego disse...

adoreeeei, Lu!!
Isso é que é princesa comprometida com o reinado!

Thata {MVS} disse...

Lu,

E sobre os bloqueadores?!
Eu adoro usar o FPS 60 (creme), mas é díficil de achar... =(

O bloqueador FPS30 daria um bom resultado se passado de 1h em 1h?


Beijos =*

Bia disse...

Nossa adorei!!
Eu tenho mais ou menos o mesmo tom de pele que vc e sempre usei o 15, no rosto 30 e no corpo 15.
É complicado pois a gente quer pegar um bronze também né e as vezes com 30 no corpo parece que volto branca igual para casa..Mas é preciso se cuidar p nao chegar aos 30 com corpitcho de 40 né rsrs
Nossa mas valeu o trabalho o post ficou ótimo!

Lilliane Leal disse...

Este post merece um prêmio!!
Ficou muito bem explicado, e sua pesquisa apesar dos viés já expostos por vc no post foi simplesmente FANTASTICA!!

Sou louca pra conhecer vc pessoalmente, deve ser uma pessoa maravilhosa!!!

beijos

Patricia disse...

interessante essa pesquisa dos protetores, heim!

Thays Xavier disse...

Flor o que significa o + no FPS, vc sabe?
Um amigo meu que é químico disse que é bobeira usar protetor maior que FPS30, ele disse que o 30 protege 99,5% e a diferença de proteção para os filtros maiores é muito pequena, tipo o 50 protege 99,7%, e assim por diante aumenta só 0,01%.
É isso mesmo? bjos

Renata disse...

Legaaaaaaaaaaaal!

Patrícia disse...

Nossa ótima avaliação, suuuper útil! que estou usando no momento é o SpectraBAN com FPS 35... Já experimentou?
Mas quando vou para praia ou piscina não dá, tem que ser um outro com fator beeem alto. Sou muitoo branquinha! =)
beijos

Tati Ghazali disse...

Gostei muito do post, de sua criatividade... Foi ótimo e útil!
Parabéns!!!
Beijinhos ;*

Fernanda disse...

Excelente post, prima!
Só uma super dra como vc pra fazer esse teste e ainda compartilhar com a gente!
Eu estou muito branco pq desde antes de engravidar fujo do sol e só saio na rua com protetor 40. Fora a hidroquinona correndo por fora. Estou amando essa minha fase branca de neve. Eu acho chique estar branca, mas me sinto um ET quando vou ao Rio e encontro minhas amigas!
Prima, não esqueça o poust sobre hidroquinona, tá?

Beijosss

Daniele disse...

Oi Dra Princesa, se sacrificando em nome do amor a pele e as leitoras!!!!!!
Vim aqui deixar meu depoimento sobre filtro.Eu "A LOUCA" do protetor solar, uso (invariavelmente) todos os dias. Então, faz um tempinho, uns 2 anos que uso o Photoderm Max 100 fluide.No Brasil ele é importado e distribuido pela Eurofarma, mas na verdade ele é produzido pela Bioderma, aquela maravilha européia que faz o Crêaline H2O Solution Micellaire.Simplismente o Photderme protege mesmo a pele contra queimaduras ( se vc tomar os cuidados necessários, pois filtros não protegem contra insolação e tem que ser reaplicados, né Dra Princesa?), eu nunca fico bronzeada com ele, mas ele é sensacional!Pra pegar corzinha só trocando, mas eu gosto de ter o aspecto do "Clã dos Cullen" rsrsrs .E além do fluido e creme tinto tem agora um creme tinto light!Sou suspeita, mas já usei de tudo, todas as boas marcas disponíveis no mercado e esse é o meu eleito, para pele oleosa.
Bjs
Esse Blog está cada dia mais fantástico!

Debora disse...

Oi menina!
Tem selinho pra vc no blog, passa lá!
Bjs

Pedro disse...

Eu adorei o teste!

Mas suponho que esse teste seja mais útil para avaliar a proteção UV-B, e não a UV-A, não é?


Bom, eu uso o protetor ClarinsMen UV Plus SPF 40 PA +++. Uso esse protetor porque é um dos raros protetores que não irritam a minha pele nem quando estou usando medicamentos contra a acne. Mas eu não sinto que ele me proteja bem . Ele já me deixou eu ficar queimado umas duas vezes - e olha que fiquei pouco tempo exposto ao sol. Mas muito provavelmente é melhor eu usar o referido protetor do que não usar nenhum.

Pedro disse...

A, e achei que os que protejeram melhor a tua pele foram o Anthelios e Cetaphil, confirmas?

Curioso notar é que ambos são da mesma empresa (L'Oréal) e ambos têm a mesma combinação de filtros solares. Caso as composições postadas em um site não estejam errados, ambos contêm TiO2, Mexoryl XL e SX, avobenzona, octocrileno etc.

Pessoalmente confio muito nesses dois protetores solares; é uma pena que minha pele não tolere bem os "filtros químicosa.

Ana Carla disse...

Oi Princesa
Adorei a tarde foi muito boa, diversão na certa sempre!!!

Adorei seu teste, eu sempre usei 15 no corpo de 30 no rosto, vou mudar isso com certeza! Não me canso de dizer que me amarro com o "tom" dos teus textos, são otimos!!!
Super Domingo pra vc
Bjos

lumareth disse...

Eu sempre pensei que dermatos não tomavam sol!!!

Eu não sou dermato e não tomo sol, morro de medo do meu melasma escurecer, devo ser um ET. Mas não sinto falta, acostumei e adoro ser branquela.

Existe alguma possibilidade remota de quem tem melasma tomar sol?

Li certa vez que foi feita uma pesquisa e que tomar sol no corpo, escurece as manchas do rosto, porque algumas susbstãncias que são liberadas na corrente sanguínea durante a exposição solar "acordavam" os melanócitos. Isso faz sentido?

Dra. Princesa, seu blog é MARA, parabéns.

Bjkas

Anônimo disse...

Muito útil seu post... Mas neste verão vou estar com uma cicatriz desagradável no pescoço devido à uma cirurgia na coluna cervical que fui submetida no final de outubro. Será que em janeiro já posso usar um protetor e encarar o sol?
Beijos
Miriam

Dee disse...

Como é complicado viver no Brasil, com esse sol escaldante!!! A gente sofre!

E tenho a mesma dúvida da Thays Xavier: seria bobeira usar protetor maior que FPS30?

Carolina disse...

Oi!
1) Vou trocar aquele protetor fps 15 o mais rápido possível;
2) Assim que encontrar com minha prima te passo qual é a tal bactéria/funguinho comedor de doces! [a dita cuja resolveu torrar no sol esse final de semana - péssimo! péssimo! - e não apareceu aqui na minha avó...]

Beijos!
Carol

PAULA disse...

Até que enfim alguém me esclareceu este assunto!!! Sério. Vc foi muito didática e corajosa(rsrs), agora sei que faz mesmo diferença um fps de 100 e um de 30. Brilhante sua pesquisa!!
Beijos

Cyncynn disse...

chorei glitter com o seu post! Amei, amei, amei! :)

Carolina disse...

Oi de novo!
O blog tem um e-mail para contato? É que fiz um "resumão" sobre os sites internacionais x impostos que paguei [tipo de entrega, valor do imposto, coisas assim] para te mandar, mas ficou do tamanho de um bonde e não deu pra colocar por aqui...

Beijo!

Gy disse...

Luciana,
Vc é o máximo...só vc pra fazer isso!!!
Adorei
Bjos

Vi disse...

Amo esse tema! rss

mas Dra Princesa, ja li diversas materias dizendo que os FPS acima de 30 potegem uma quantidade nao mto maior que a de 30, nao compesando o alto valor desses protetores acima de 30, isso procede?

Adriana disse...

PRINCESA bananas de pijama! Rs rs Vc foi hilária!
Relaxa, acredito que a gente veja coisas bem mais estranhas, no dia a dia.
Foi por uma boa causa! O que uma PRINCESA não faz pelo seu reinado, hein?! Obrigada!!
Dear, tenho a pele bem branca e com sardas, e me cuido bastante, mas como o sol tem efeito cumulativo, precisei 'queimar' a pele com ácido, fiz peelings e cirurgias para resolver alguns pontos de câncer de pele. Aliás, depois de levar uma espetada de agulha na mão e outra na testa, para anestesiar a região, antes da cirurgia, n-u-n-c-a mais disse: de graça até injeção na testa. Doeeu!!

Protetor solar é meu item obrigatório, faça chuva, faça sol!
Gosto do Anthelios XL Fluide Extreme FPS60 (La Roche Posay), o Minesol Protect Loção FPS 60 (ROC)e o da Biotherm Sun Wrinkles Creme FPS 50. Vario o fluido, a loção e o creme, conforme o clima do dia/noite. Estou adorando o da Biotherm, pois protege bem, não mela e hidrata mesmo!
Dos citados, notei que o da ROC e da Biotherm duram bastante na minha pele (seca), mas o da La Roche Posay tenho que repassar a cada 2 hs/média.
Valeu pela dica, mico e esforço - sim, neste sol escaldante... Ui ui
Bjksssssssssssss.
Adriana Rodrigues.

Anônimo disse...

Adoreei o post!! :) E me diverti te imaginando na piscina do predio haha (espero q pelo menos tenha entrado na piscina rs).
C o calor q tem feito no Rio sei q sofreu nesse teste :o

Depois q lavou o braço viu diferença dos fps 30 em diante (alem da loçao)? Qual area ficou + "intacta" rs?

Eu noto muita diferença entre os fps por ter melasma, e o unico filtro q confio pra me expor ao sol é o Photodermax 100.

Andréia disse...

Oi Lú...nunca vi nada tão interessante e tão didático em matéria de protetor solar. Sua criatividade foi realmente determinante.. adorei... entender as diferenças para cada pele também me ajudou muito..
Vc é ótima Dra. Princesa...
Beijosss

Thaís disse...

Oiii Lú Parabéns, adorei seu teste!!!
Eu costumo usar minesol da Roc (fps 30). Pena que esse não foi testado fiquei curiosaa rssss,

Lú por quanto tempo vc realizou esse teste?
O tipo de veículo do fps influencia na sua durabilidade sobre a pele, ou seja, se o creme tem maior durabilidade que a loção ou que o gel etc?

Eu adoro ficar td bronzeada, mas depois que algumas sardas resolveram me "acompanhar" não tomo sol nem com protetor solar... O fps permite o nosso bronzeamento sem que as sardas apareçam???

Lú Super beijosssssss

zic disse...

Dra. Luciana, amei o post, aliás Parabéns pelo blog!!!!
Olho toda semana, mas raramente comento.
Sou muito branca, tenho sardas de todas as cores e também - argh!- melasmas, alem de pele oleosa e acneica.
Uso protetor diariamente há mais de 10 anos (tenho 33) e atualmente uso anthelios fluido 60. Não acho muito bom porque deixa minha pele muuito brilhosa, mas não encontrei nenhum filtro eficiente para pele oleosa com fator acima de 50 - ainda estou em busca do filtro perfeito. Minha dermato falou que não existe filtro que dure mais de 3h e por isso repasso com este intervalo. Atualmente meu melasma está beeem clarinho e atribuo ao uso de filtros associados aos diversos clareadores.
Ainda vou experimentar este photoderm 100 este verão apesar de saber que ele não é para pele oleosa...
Bom fiquei com uma dúvida: o mais importante para nós é a proteção UVA, que "envelhece" a pele, mas este teste somente avalia o fator UVB, correto? Você saberia dizer sobre a eficiência UVA destes filtros?
beijos, zica

Sabrina Mix disse...

Ótimo post, Lu!

Obrigada pelo seu "compromisso com a ciência" e por ter postado os resultados para nós.

Beijos e sucesso!!!

ATENÇÃO, MEU BLOG É: http://www.sabrinamix.com

SaraH disse...

Drº Miss Princesa Lú,

Me perdoe a ignorância, mas o correto é NUNCA em hipótese alguma tomar sol?

Concorda q se for assim, ficamos "meio" pálidas?

Até "onde" podemos nos expor?

Outra dúvida: Eu uso o protetor solar no corpo, no caminho do trabalho transpiro um pouco.
Como reaplicar, devemos nos lavar?

É realmente necessário reaplicar o filtro no rosto de 3 em 3 horas?

Mesmo que o contato com luz artificial e até mesmo a solar sejam pouquíssimos?

Obrigada!

Beijos...

SaraH

Blog da fran disse...

POXA LU, ESTE FPS 100 É O MUST HAVE DESTE VERÃO. BJS

DriM's.Ateliê disse...

amiga, parabéns pelo teste do protetor solar... amei!!!!

Boudoir de Beauté disse...

Sou morena e não preciso usar FPS100 mas adorei o post!!!
:)

Beijosss
Nane

Daniele disse...

Oi! Excelente post :)
Citamos no nosso blog (beauty blog), aqui:
http://www.beautyblog.com.br/?p=8857
Bjs

jossiane rodrigues disse...

Dra. Luciana, amei o post, aliás Parabéns pelo blog, muuito bom mesmo
Tenho uma dúvida. Protetor solar Enriquecido com Pro-Colágeno, tipo os da Loreal Solar Expertise funcionam mesmo?
bjs

Adriana Nunan Goulart disse...

Adoramos o post e comentamos sobre ele no nosso blog:
http://www.beautyblog.com.br/?p=8857
Bjs!!

VAN disse...

Muito legal a sua idéia, meio estranha, mas tudo bem... Agora sei que devo comprar um FPS 30, pois para o meu tipo de pele já está bom. Beijos

dani disse...

Amei o post Lu! Parabéns pela coragem para testar desta maneira cruel todos os filtros! Hehe...

Eu uso o Creme Tinto Photoderm Max. Adoro por uniformizar o tom da pele do meu rosto, pescoço e colo. Só preciso "aprender" a usar no resto do corpo algum.

Beijão,

Dani Scalon.

Anônimo disse...

Drª:

Eu participo de uma comunidade sobre melasma infelizmente eu sou portadora, e lá uma amiga nos falou que todos os filtros solares brasileiros fazem engordar.

Acompanhe o blog do DR:

http://minhapeleemelhorqueasua.blogspot.com/2009/11/avaliando-protecao-dos-diferentes-fps.html

Fator 100 dura cerca de 20 horas
imagine os FTPS inferiores???

beeeijoos

Anônimo disse...

Opss link errado:

o link certo do blog do Dr: é


http://www.arraseecase.blogspot.com/


grata

Ana Paula disse...

Olá Dra, td bem?
Adorei este post....sou super branquela, e nao me bronzeio nunca...ja desisti na verdade...hhehehe...Muito bom este teste, para eu dizer para as minhas amigas q viram no "fantastico" que "depois do fator 30 é tudo igual", que nao é bem assim, também percebo a diferença, e nem compro protetor abaixo de 50, p nao correr o risco de ficar vermelha...Estou usando o Neutrogena Ultra Sheer fator 70. achei muito bom, nao fica oleoso e nao me queimo de jeito nenhum...voce acha este protetor bom?
bjos e parabéns pelo post e blog!

CLARISSA - FISIOTERAPEUTA (ESTÉTICA FACIAL E CORPORAL) disse...

Sou fisioterapeuta e estou fazendo pós em dermato funcional!Amo tudo q envolve dematologia principalmente rosto!!!!!!!!To amando o q vc escreve parabéns!teria como vc m mandar seu email?Estou realizando dois questionarios na minha cidade um de acne em adolescente e um de protetor em adolescente!e gostaria q vc visse!obrigada Clarissa

JULIANA disse...

OLÁ DRA, TENHO MELASMA HÁ SEIS ANOS, E DESDE ENTÃO VENHO FAZENDO ALGUNS TRATAMENTINHOS PARA ACABAR COM ESSAS MANCHAS, MAS NO PROMEIRO DESCUIDO LÁ ESTÃO ELAS DANDO O AR DA GRAÇA, AGORA REINICIEI O USO DE ACIDOS P MELASMAS, COM ACOMPANHAMENTO LÓGICO, MAS GOSTARIA DE UMA OPINIÃO SUA OU DE ALGUÉM QUE TBM SEJA ENTENDIDO NO ASSUNTO E QUE QUEIRA AJUDAR. ENTÃO, ALÉM DO MELASMA SUO BASTANTE NO "BIGODON" E O PROTETOR LÁ SE VAI EMBORA, MINHA PELE É NORMAL. VI QUE AS POSTAGENS SÃO GERALMENTE MAIS DIRECIONADAS PARA QUEM TEM PELE OLEOSA, O QUE QUERIA SABER É SE ESSES PROTETORES PARA PELE OLEOSA TBM SERVEM PARA PELE NORMAL. QUAL PROTETOR DESSES "BAPHOS" QUE TEM COMPONENTES CLAREADORES EM SUA FÓRMULA E QUAIS SÃO A PROVA D'ÁGUA, E SEM ESQUECER OS QUE NÃO NOS DEIXE COM CARA DE FANTASMINHAS.
UM ABRAÇO.

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???