sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dicas de saúde em viagens (parte 1):

A pessoa planeja a sua viagem. ECONOMIZA. Sonha. Reserva hotéis e espetáculos. Faz contagem regressiva (eu sempre faço). Conta pra todo mundo. Tenta conciliar o seu período de férias com o do marido para poderem ambos viajar juntos. Lê todos os guias de viagem. Cria pastinhas para organizar cada um desses ítens.
Daí, viaja. Faz o caminho do aeroporto, delícia total. Passa meio-dia dentro de um avião (chaaaato) e finalmente chega em seu destino.
Prepara-se para colocar todos os planos em ação, quando começa a sentir a garganta arranhando. Nada do outro mundo, só uma secura desconfortável... que vai piorando ao longo do dia. Surge uma febrezinha por volta das quatro da tarde.
Às oito da noite (horário de início do espetáculo, que foi pago em libras, no seu cartão de crédito, há 3 meses), a febre já passou dos 38 graus. E ainda que você force a barra e vá ao show, a noite certamente já terá perdido o sabor. Até porque, com a garganta cheia de pus, vai ser difícil engolir a refeição pós-teatro.


Certamente, no dia seguinte, você estará um caco. E essa viagem terá sido um fiasco.
Aconteceu comigo duas vezes. Na primeira, uma hiper-mega-super-ultra- cólica menstrual me privou de conhecer a catedral de Notre-Dame em Paris. Na segunda, uma amigdalite tirou um pouco a graça de uma viagem à NY.
Como eu não quero que essas coisas aconteçam com você, decidi escrever este post. Daí você pode estar se perguntando: "Caramba, mas estamos em Setembro!!! As férias são em Dezembro!! Ainda falta um tempão para chegar dezembro!!".
Amigo leitor: você vai precisar mesmo de alguns meses para preparar sua saúde para viajar. É hora de incrementar a sua imunidade, e para isso acontecer, você vai precisar de tempo. Embora as viagens nos proporcionem muito prazer e diversão, elas também trazem a sua cota de estresse (malas perdidas, atraso de vôo, reservas erradas, etc). E o estresse detona a sua imunidade, o que pode te deixar mais susceptível à doenças.
Converse com o seu médico se você tem algum problema de saúde que te impeça de tomar vitamina C. Se não tiver, considere tomar 1g por dia em doses fracionadas, 500mg pela manhã e 500mg à noite, diariamente, por uns 3 meses. Com a imunidade forte, as chances de uma gripe te pegar diminuem sensivelmente (o seu colágeno também vai agradecer). Capriche igualmente na alimentação durante essa fase pré-viagem.
Dê uma caprichada nos seus planos de exercícios da academia, mas cuidado para não sofrer lesões ortopédicas. As pessoas com algum preparo físico suportam melhor longas caminhadas (de compras...), longas horas espremidas numa cadeira de avião, longas horas em pé (filas da Disney...), carregam sacolas e malas pesadas com menos sofrimento (e dores nas costas)e porque não dizer, saem melhor nas fotos. É duro, mas é verdade.
Se você tem alguma pendência em termos de saúde, é hora de resolve-la. Por exemplo, digamos que você tem sentido umas fisgadas nos dentes. Se você é como a maioria das pessoas normais, detesta ir ao dentista. E protela. Como é só uma fisgadinha eventual, vai empurrando com a barriga. Só que o danado do dente vai te fazer uivar de dor justamente no dia de ver a troca da guarda no palácio de Buckingham. E se você uivar os guardinhas-soldadinhos podem te prender.
Se comprou alguma bota nas liquidações de inverno e pretende usa-la na viagem de dezembro, é hora de começar a amacia-la. Seu pé agradece. E você vai me agradecer também. Poucas coisas são mais irritantes do que sapato-tortura.
Comece a organizar uma lista básica de medicamentos para levar na sua viagem. Você vai gastar algum dinheiro fazendo isso, mas vale a pena cada centavo gasto. Como vocês sabem, eu não posso citar nomes de medicamentos aqui no blog (e nem por e-mail), pois isso fere a ética do conselho federal de medicina (além de colocar a sua saúde em risco). Mas eu posso fazer uma lista de sintomas/doenças contra os quais você deve levar algum medicamento. Pegue essa lista e leve para o seu clínico geral indicar as melhores opções para o seu caso.
Leve remédio para:
Dor-de-cabeça
Pastilhas de garganta
Cistite
Cândida (já imaginou você nas Bahamas, de biquine o dia inteiro... e depois de 3 dias assim surge aquela coceira insuportável???)
Dor no estômago
Cólicas
Alergias
Enjôo
Diarréia (o certo é "deixar sair", mas se você estiver prestes a ficar 15 horas dentro de um avião...)
Antinflamatórios em geral (para aquela dorzinha na coluna que surge no final do dia)
Relaxante muscular
Band-aid (muitos!!!!milhares!!!)
Spray anti-séptico
colírio
creme de corticóide
preservativos (muitos!!!milhares!!!Vai te poupar muita dor-de-cabeça. Uma vez atendi um gringo na emergência com gonorréia. Acredite em mim, você não vai querer passar por isso.)
pílulas anticoncepcionais
remédios da sua doença crônica
bombinha para asma
descongestionante nasal
Lembre-se que, dependendo do destino da sua viagem, você encontrará outra estação do ano (dããããããã). O que isso tem a ver com a sua pele? Tudo. Marque uma consulta com o seu dermatologista para ele montar um esquema de pele específico para a sua viagem. Foi isso mesmo que você leu: viagem. Peça para ele fazer um esquema bem simples, com o mínimo de produtos indispensáveis que você deve levar. Ninguem vai querer passar mil cremes e máscaras tendo tanto para fazer na viagem. Fora o peso que você precisa carregar. Peça para ele te dar amostras, que você pode ir usando e jogando fora ao longo da viagem (a não ser que vá ficar 1 mês fora). Peça também para ele te dar uma lista de produtinhos legais para você comprar no exterior. Super importante essa consulta pré-viagem.
Para terminar essa primeira parte, não se esqueça de usar esse tempo pré-viagem para fazer um seguro de saúde internacional. Alguns cartões de crédito e seguros de carro oferecem esse seguro de viagens. Procure saber se você já não tem, e caso não tenha, providencie.

21 comentários:

Kelen disse...

Amei era exatamente o que precisava ler..rsrsrs Estou me preparando pra uma viagem pra Disney e exatamente essas pequenas grandes coisas estava deixando passar..Só foquei na academia rsrsrs Mais uma vez muito bom..Beijos

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Adorei as dicas de saúde para viagem. Ainda mais eu que além do Depois dos 25 tenho o juntospelomundo.blogspot.com.

Beijos

Priscila B. disse...

ótimas dicas, Lu!

Ana Carla Araujo disse...

Oi Lu
Sds de tu escrevendo aqui.
Adorei as dicas, vc pensou em tudo!
Vou até guardar, imprimir em pdf!!!
Bjoss

Fernanda disse...

Menina, o seu humor é uma coisa incrível. Adoro a forma cômica como vc escreve!!

Daniela disse...

Adorei as dicas, Lu!

Ano passado sofri com uma baita enxaqueca em uma viagem de avião de quase 24hs...
Esse ano já amaciei minha bota nova, comprei um energético poderoso e estou me preparando pra curtir muito minhas férias!

bjs

Patrícia disse...

Otimas dicas! Eu comecei a tomar vitamina C ontem a noite, porque vou pro Brasil em dezembro e ano passado tive uma indisposicao chatinha quando cheguei... voo longo com escalas + diferencas termicas = garganta arranhando e dor no corpo.

Maria Ester disse...

Ah! Ah!Quase morri de rir, pois costumo fazer tooodos esses preparativos, e sempre tem alguém para dizer que é exagero!!!!
Ano passado fomos à Grécia, e a intensificação da academia foi muito valiosa na hora da carregação de malas.
E o creme com corticóide foi o salvador da pátria para uma erupção que surgiu por causa do sol: em mim, e também no marido da pessoa (digo cunhada) que brincou que eu exagerava.
Pena que morando em SP, não tem como vc ser minha dermato!!!
Beijão.

MUSA COLORIDA disse...

Olá passando para te desejar um maravilhoso final de semana e convidar vc para visitar meus dois cantinhos.
Estou te esperando!!!

Tem selinho pra vc lá no http://dicasmc.blogspot.com/

Passa lá e participa também da enquete ao lado.
Bjs.

Badá Rock disse...

Você é bem precavida. Eu sempre esqueço alguma coisan as viagens. Mas esse lance de cuidar da saúde antes é importantíssimo. eu tento estar sempre bem para poder fazer as malas a qualquer hora!

Barbara disse...

Obrigada por orientar.
Minha irmã vai estar fora e muito longe.
Já copiei a lista prá ela.
Esteja bem.

Cris disse...

Dicas de saude para viajar é ' ótemo' ;D

Viviane Martins disse...

As dicas sao maravilhosas, amei mesmo acho que para quem tem tempo vao prevenir muitas coisas, mas eu soh levo a pilula mesmo...
saio do pais, pelo menos umas duas vezes por mes e isso eh enviavel no meu caso, adoraria poder me planejar....que saudades da adolescencia e do friozinho na barriga por causa de uma viagem.
bj

Dra. Paula disse...

Oi Lu, ma-ra-vi-lho-so!!
Já postei aquela matéria sobre o álcool gel no meu blog (http://doutorapaularossi.blogspot.com) com link pra cá e muitos super-mega-elogios a vc e seu blog, e agora estou tentada a fazer o mesmo com essa aqui, até porque, acabei de postar uma matéria sobre viagens p/ terceira idade (sou geriatra, né?) e isso seria o complemento perfeito... Posso, né? Purfavorzinhu? Bjos
Paula

Anônimo disse...

Amei as dicas ! Este ano viagei para Miami com a familia ,e, tive uma baita infeccao urinaria (sistite), sofri ate!!! Nao e facil achar banheiro o tempo todo! Sorte que fiz um BOMMM seguro de viagem que pagou tudo :medico , exames , e ate os antibioticos.
Suas dicas sao otimas!!!
beijos Susy

Rosana disse...

Oi, são extremamente úteis as suas recomendações, parabéns!

Julie disse...

Ola,Luciana...tudo joia?
Comecei a acompanhar seu blog ha alguns meses, mas ja li TODAS as suas postagens antigas! Adorei essa materia (e as demais tb), gostaria de saber se vc pode me enviar por email, algumas dicas de outlet, atrações e etc(onde não posso deixar de ir), pois estou indo viajar pra Las Vegas e California em novembro...Agradeço desde ja! (meu email - juliedermato@bol.com.br)
Beijinhos Julie

Dri - Everywhere disse...

Lu amei esse post!
POsso linkar lah no meu blog?
Sempre me pedem muitas dicas de viagem, e apesar de que sempre falo na importancia dos preparativos e da "farmacia" que monto para as viagens mais longas (ou mais diferentes), por nao ter embasamento medico/cientifico nunca dei sugestao de nada, mas sua listinha esta completissima e geralmente eh isso memso que faco antes das grandes viagens (como a Vivi mencionou ai em cima, pras viagens mais curtinhas, 1 ou 2 vezes por mesmo, realmente nao dah mesmo...).
Beijos
Dri Miller

Anônimo disse...

Luuuuuuuu, que saudade. Acabei de voltar da Grécia!!!! Pois é, fui pra lá de férias pra um casamento. Foi tudo de bom. Quando li este seu post nem acreditei. Acredita que tive febre e garganta inflamada em Santorini???? No meio da noite, eu lá no fim do mundo...Fiquei apavorada. Minha sorte é que tinha uma médica amiga no nosso grupo de amigos e consegui comprar Amoxil (com bula grega..hehehe)e eu tinha Targifor comigo. E lá fui eu tomando antibiótico da Grécia durante toda a viagem. Graças a Deus deu tudo certo. Ah, sabia que a Europa inteira está usando aquelas pachiminas coloridas durante o dia e a noite? Eu sei que sempre foi assim, mas agora era geral. Todas as pessoas de todas as idades. Todo mundo estava super colorido..hehehe..comprei várias. Super beijo e já estou lendo tudo que perdi!!
Dani

Sabrina Mix disse...

Oi, Lu!

Obrigada pelo post. As dicas estão devidamente registradas aqui.

Beijos e sucesso!!!

ATENÇÃO, MEU BLOG É: http://www.sabrinamix.com

Rafa disse...

Olá.

Parabéns pelo post, seguro de viagem é um ítem muito necessário para qualquer viagem, este post ajuda a entender melhor como ele funciona.
Aconselho acessar o http://www.realintercambio.com/seguros para escolher o seguro de viagem, pois esse site mostra os seguros disponíveis para viagem e permite comparar as coberturas e preços das principais seguradoras de viagem.
Eles ainda atendem no 0800 602 20 20 qualquer dúvida. Abraço

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???