terça-feira, 4 de agosto de 2009

Dicas para cuidar de micose de unha - Parte 1

Micose de unha (onicomicose) é uma doença muito chata de se tratar. Demora muito, os remédios são caros, você morre de vergonha dos pés enquanto faz o tratamento, e o pior: de um dia para o outro, o fungo pode se disseminar todo pela unha novamente, e colocar o seu trabalho a perder.

Várias condições podem contribuir para que isso aconteça, como por exemplo, quando você toma determinados medicamentos (corticóides e antibióticos, principalmente). Morro de pena das pessoas alérgicas que precisam tratar micose na unha. Primeiro, porque o alérgico não tem uma imunidade específica para combater fungos e vírus muito boa das pernas. Segundo, porque determinadas crises alérgicas podem requerer altas doses de corticóides, e aí sua unha vira um verdadeiro hotel cinco estrelas para os fungos.

Uma dica interessante para aquelas pessoas que tratam a unha há anos, fazem tudo direitinho e não conseguem ficar completamente curadas, diz respeito aos sapatos. Reparem nesses meus dois sapatos. Os dois são baixos e de verniz (amo!). Só que o primeiro, tem o bico mais pontudo, e aperta as laterais do meu dedo (eu acho ele tão bonito, que suporto a dor tranquilamente). Já o segundo, tem exatamente o formato quadrado do meu pé, não aperta em nada, e já usei esse sapato tantas vezes que precisei mandar trocar A SOLA (furou, gente!).

Quando usamos um sapato que aperta a unha descolada pela micose, dificilmente ela vai conseguir nascer saudável, principalmente se o sapato for alto, porque você estará jogando o seu peso sobre um leito ungueal que está tentando se colar.

Portanto, a dica que fica é essa, pessoal: cuidado com o tipo de sapato escolhido para trabalhar ou estudar, porque ele pode colocar todo o seu trabalho a perder.


Procure também não usar o mesmo sapato diariamente, coloque-o para arejar em dias alternados. As meias, idem!
Outra dica em relação a sapatos: quando colocar o seu sapato para arejar, borrife um pouco do seu spray anti-micótico dentro dele (infelizmente não posso citar nomes de medicamentos).
Tomem cuidado também com determinados esportes que nos obrigam a jogar o peso do corpo sobre a unha, como o spinning. Usem um protetor de dedo de silicone para minimizar este problema.
E lógico, quando terminar de pagar os seus pecados (quer dizer, fazer seus exercícios), se precisar tomar banho na academia, use chinelos dentro e fora do box, tanto para não pegar fungos alheios, quanto para não disseminar os seus...
Aguardem mais dicas anti-fungos!

16 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lu, estou adorando seu post sobre isto pois estou curando uma micose no dedão direito do pé e que coisa mais insuportável é esta...E por mais que vc pingue coisas, tome remédios, a danada nao sai direito. Reparei que é por causa dos sapatos fechados e bicudos mesmo. Vou anotar todas as suas dicas.Obrigadaaaaaa!!!! beijos, Dani

Danielle disse...

oi,lú nada a ver com o post,mas comecei a usar o hylexin pois tenho olheiras genéticas,conheci esta maravilha no seu blog estou adorando!!!!Obrigada pelas dicas maravilhosas que vc dá,ahhhhh e um produto que eu estou usando e estou adorando é o vitanol-a a pele fica uma maravilha!!!Beijos

Ana Carla Araujo disse...

Oi Lu
Otimas dicas, a de tomar banho de chinelos na academia... all the time!! Tenho pavor desses "chãos" sem muito boa limpeza. Pra te ser sincera também não sento em beira de piscina molhada de biquini nem q me pagem!
Adorei o sapatinho mais quadradinho, uma coisinha ele.
bjos

Hanid disse...

Hey Lu,
Perfeita sua colocacao sobre micose. Eu sei que vc nao pode citar os nomes dos medicamentos, mas como ja te falei, moro aqui nos EUA e nao sei se aqui tem spray anti micotico .Mas vou procurar.
Obrigada pelas dicas. Vc e um doce de pessoa.
Beijos e saudades
HAnid

Leticia disse...

Ai gente, eu tive isso e é terrível! Mais de 1 ano para resolver isso!
Não quero isso nunca mais pra mim! O remédio me deu uma dor de estômago horrível! Mas tudo pela beleza, né?
Beijos

Anônimo disse...

Que bom este post! Fungos na unha do pé é repetitivo com minha filha. Tem rinite alérgica e não se trata com corticóides há anos, mas a imunidade é alterada, certo? Através de e-mail é possível indicar anti-fúngicos? Bjs, Ângela

Zaíra Bosco disse...

Já me disseram ser bom lixar a unha que está com a micose usando pedra pome "suja" de sabão de coco. Acho que facilita também para que o remédio entre em contato com a pele mais facilmente. Isso é certo mesmo?
bj

Marilene disse...

Oi Lu, tudo bem?
Quero me apresentar: me Chamo Marilene.
Lu, você pode me passar o seu e-mail?
Gostaria de saber dados sobre os seus consultórios.

Beijos

Marilenemake@gmail.com

Anônimo disse...

oi Lu, que legal o post! Bom, tenho rinite alérgica das bravas, talvez por isso que minha micose vai e volta :(

bjos*ansiosa para o próximo post!

Carina disse...

Oi, Lu!

Vc teria um link onde teria um modelo deste protetor de dedo de silicone?? Fiquei interessada mas nogoogle tem diversos modelos diferentes e nao soube qual seria o mais indicado.
Obrigada!!

Luciana disse...

Oi, Drª Luciana!!!
Um espetáculo suas dicas... Pra variar, né! (Já me confessei sua fã anteriormente...rs)
Hj gostaria de fazer um pedido, se possível! Conhece o Complex Up da Dermatus? O que acha? É pq tenho andado bem cansada de jogar o meu suado $$$$ pelo ralo...
E mais uma vez, obrigada pelas dicas suuuuuper valiosas!
Tenha um bom dia!!!!
Bjs,
Luciana

Anônimo disse...

Estou a mais de um a tentando livrar de uma micose na unha da mão. Fui ao médico e já usei medicação oral, em forma de esmalte e agora uso um spray. As vezes parece que está indo melhorando, mas de repente recomeça. Morro de vergonha e fico até deprimida. Será que um dia vou me livrar disso.

Anônimo disse...

Lu, não tem nada a ver com o post... Tenho 29 anos, estou com uma linha horizontal na testa e um pouco do "bigode chinês" marcado, estou usando Active C XL (La Roche), esse produto é suficiente pra reduzir essas marcas? Em qto tempo +-? Posso usar esse na área dos olhos? (Tenho o da área dos olhos, mas já está acabando). Qual a maneira correta de usar a água termal? (Molho o aldodão e passo, borrifo no rosto e seco com o algodão ou borrifo no rosto e deixo secar sozinho?). Há alguma maneira específica de aplicar cremes? (direções etc). Obrigada pela atenção! O seu blog é ótimo!

Beijos, Kaká.

Anônimo disse...

Poxa Lu, vc nem respondeu :(

Kaká

Luciana Leal disse...

Hanid: aí nos EUA existem sprays anti-micóticos que são vendidos nas prateleiras das farmácias...boa sorte!!!

Zaíra: procure lixar com a lixa mesmo...

Carina: existe um modelo que parece uma "camisinha" de dedo...

Luciana: Complex Up da Dermatus é show!!!

Anônimo: não pode desistir, viu???Volte no médico, quem sabe seu tratamento não ficou pela metade???

Kaká: esse produto sozinho não é capaz de amenizar essas marcas...pelo visto vc precisa de procedimentos médicos, além dos cremes de casa...Não deve usa-los na área dos olhos.
Agua thermal vc pode borrifar no rosto e esperar secar sozinho...
Os cremes podem ser passados dando leves pancadinhas, nunca esfregando a pele. Sempre de dentro pra fora, de baixo pra cima.

Anônimo disse...

Muito obrigada por responder! No caso seria preenchimento no "bigode chinês" e botox na linha da testa? Q medooo! Bjão!

Kaká

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???