sexta-feira, 3 de abril de 2009

Quando o seu suor "dá errado"...


Meninas,

Já pararam pra pensar que o nosso suor pode se tornar, sem trocadilhos, uma poça de problemas??? E que isso é mais comum de acontecer do que imaginamos???

Vejam bem:

1) Quando ele é exagerado, você tem Hiperidrose:

É horrivel quando isso acontece. A pessoa se sente constrangida para fazer um aperto de mão, não pode usar roupas muito claras para esconder as "pizzas" embaixo dos braços, é um transtorno que interfere diretamente na sua qualidade de vida. Tem gente que pinga literalmente.
A hiperidrose pode ser generalizada ou localizada. Existe ainda a hiperidrose gustativa, que é localizada, mas ocorre somente devido a ingesta de certos alimentos picantes e condimentados. Na Índia deve ter muita gente assim...

Existem diversas modalidades de tratamento.
O cirúrgico é legal, mas tem um efeito colateral que fez essa prática cair um pouco em desuso: a pessoa pára de suar no local acometido, a axila, por exemplo, e começa a suar em um lugar inusitado. A barriga, por exemplo. Portanto, não é um bom negócio, concordam?
Existe o tratamento local, prescrito pelo médico, com drogas que geralmente são manipuladas. Estes funcionam bem, mas o efeito dura poucas horas e o paciente precisa ficar reaplicando a medicação, tornando-se com isso um escravo da doença.
E existe a aplicação de toxina botulínica no local. Para mim, esta é a modalidade terapêutica de escolha para as hiperidroses: é pouco invasivo, dura bastante (maior do que a duração para atenuação de rugas), não escraviza o paciente. Desvantagens: o preço e a dor na hora da aplicação, sobretudo se os locais forem palmas e plantas dos pés.

2) Quando ele tem um odor desagradável você tem Bromidrose:

A pessoa tem ótimos hábitos de higiêne e ainda assim começa a cheirar mal pouco tempo após o banho. É muito frustrante comprar desodorantes caros, se enxarcar de perfume, pois embaixo de toda a nuvem de aromas deliciosos, consegue-se perceber claramente o desagradável "cê-cê de gambê".
E nessa brincadeira, você gasta uma grana preta em sabonetes, cremes, chás, desodorantes....mas nada parece resolver....
Esta situação se manifesta após a instalação da puberdade. O cheiro repulsivo decorre da formação de ácidos graxos por efeito da atividade enzimática bacteriana.
Existem tratamentos locais, feitos por antibióticos e substâncias manipuladas ( sais de alumínio, compostos de zinco, etc), que produzem resultados satisfatórios.

3) Quando ele some, você tem Anidrose:

Ok, suor demais é ruim e de menos é pior ainda. Porque o seu corpo não resfria adequadamente.
O suor tem as suas funções, sabiam? Ele não serve só pra nos fazer comprar desodorantes.
Além de auxiliar a termorregulação, o suor ajuda na eliminação de toxinas à semelhança dos rins.
Várias doenças podem cursar com anidrose. A mais comum é a hanseníase, além da displasia ectodérmica, diabetes neuropática, síndrome de Sjogren, etc.

4) Quando ele é colorido, você tem Cromidrose:

Pior do que ter muito suor, só quando ele aparece colorido. Porque aí fica complicado disfarçar.
Geralmente o fenônimo acontece nas axilas.
E pode ser amarelo, azulado, preto, vermelho (hematidrose, ou seja, sangue no suor)...enfim, um arco-íris sudoral.
As causas podem ser endógenas (lipofucsina, medicamentos, doenças hemorrágicas, etc) ou exógenas (bactérias).
O suor azulado ocorre em pessoas que trabalham na laminação do cobre, em consequencia da sua deposição na pele.
A terapêutica depende da causa. Se for exógena, tenta-se erradicar a bactéria. Se for endógena, procura-se corrigir a doença de base e suspender possíveis medicamentos implicados nessa confusão.
Chaaaato....
obs. Suor na medida certa pode ser tão sexy... Ficamos brilhantes, reluzentes, com cara de atleta... ai, ai...
Que tal essa nuca que eu encontrei no Google?

21 comentários:

Fátima disse...

Essa nuca suada realmente é sexy, mais na hora de fazer carinho, é melhor sem suor né?

Fátima disse...

Essa foto de nuca suada realmente está muito sexy, mais na hora de fazer carinho é melhor sem suor né?!

Anônimo disse...

Ai. eu adoro uma nuca, acho super sexy! E essa ai mesmo suadinha assim tá linda demais!!!

Patricia -Bh

*.*Aline*.* disse...

Adorei a foto! Eu tenho um problema, eu transpiro muito no nariz e no "bigode", aí não tem maquiagem que aguente! Vc tem alguma dica pra mim?
Obrigada, adoro seu blog!
Bjs

Fernanda disse...

Eu praticamente não tenho suor. Será que isso tb nao é um problema? Beijos

Marta disse...

Olá Luciana!
É a 1ª vez que comento no seu blogue, mas já o li de uma ponta à outra, especialmente sobre o melasma!

Em relação à hiperhidrose (axilar), já sofri bastante com ela e resolvi-a com antiperspirantes à base de hidróxido de alumínio (Odaban, Drysol). Foram precisas poucas aplicações do produto para acabar com o excesso de transpiração.
É uma condição terrível a hiperhidrose! Nem gosto de lembrar..

Parabéns pelo seu blogue!

Beijinhos

Babi disse...

esperava mais do post...achei q vc fosse dar dicas ou algo parecido. Ficou um texto meio wikipedia. Vc poderia ter explorado melhor o tema... que aliás é vasto.
Uma pena...

Anônimo disse...

Olá Dra. Luciana!
Faz pouco tempo que conheci seu bolg, mas já sou visitante assídua!
Tive hiperidrose palmar e axilar, que foram resolvidas com a cirurgia... porém, a plantar ainda existe e me inpede de usar certos sapatos. Minha dermato indicou uma fórmula com ác. salicílico+cloreto de alumíno, só que mesmo assim não resolveu 100%. Gostaria que vc postasse mais sobre tratamentos.
Obrigada e parabéns pelo bolg!

LARA (xará da sua filha... rs!)

Juh disse...

Muito bom o seu blog.. Vou voltar sempre!!

Luisa BH disse...

E quem transpira (muito) no rosto e couro cabeludo? como faz? eu transpiro tanto que não existe laquê que segure um penteado na minha cabeça... escova e chapinha então? melhor nem passar?? help meeeeeeee!!!

AngieCrystal disse...

Boa tarde.
A muito tempo acompanho blogs que falam sobre beleza, moda e dão dicas sobre as mesmas mas não tinha coragem de criar um também para compartilhr ideias, desenvolver mais o meu lado vaidoso e meu jeito "estou na moda do meu jeito" com ninguém....hoje resolvi começar algo novo que com certeza me fara muito bem porque sou apaixonada por tudo isso, espero poder compartilhar também.
Me visite, será bem vinda.
Beijo no coração e parabens pelo belo espaço.

http://angiecrystal.blogspot.com/

PS: Muito interessante e informativo o seu blog... quando tiver um tempinho da algumas dicas para quem nasceu muito prematura e tem a pele mais delicada, tipo pele de nenen sabe? Vou adorar e seguir.

ANA disse...

Por favor, passe a formula do tratamento da bromidrose!!!
Vc citou as substancias.. mas e a quantidade?
Achei o máximo esse assunto que vc abordou!
Parabéns!

Rê - Lider de Grupo Mary Kay disse...

Tive uma fase que foi brava na adolescencia, tanto que por conta passei a usar desodorante antiperspirantes e acabei fcando com um caroço na axila. O médico disse que não precisa operar, mas agora desodorante só antitranspirante mesmo.

Bjks

Fabi disse...

O meu suor deu todo errado!!! Aconteceu exatamente o que vc descreveu na Hiperhidrose. Suava demais na axila, e acabei fazendo a cirurgia, imaginando que ia suar na barriga/costas a mesma coisa que na axila. Se arrependimento matasse... Bjokas, Fabi

Anônimo disse...

Legal o post. Vou procurar uma dermato para o tratamento então. Pq minhas camisetas brancas não duram nadinha,,,, ficam logo com uma mancha amarela, horrivel!

obrigada

Anônimo disse...

eu gasto horrores com desodorantes (caros) ,mas de uns tempos pra cá ando cheirando e transpirando mais que o normal. p q,jesusamado? me responda,por favor. e o que fazer? pode me passar um receitinha amiga?

Luciana C disse...

Fatima: concordo, nuca suada é legal para se olhar...tocar é outra história....

Patricia: depois fiquei pensando...como será esse homem de frente? Será que ele é horrososo???
Beijos!

Aline: esse tipo de transpiração se encaixa naquela modalidade...gustativa...a toxina poderia te ajudar....Beijos!

Fernanda: pouco suor não é problema, mas nenhum suor é sim...Beijos!

Marta: que bom que você se livrou desse mal!!!Espero que pra sempre!!!Beijos!

Babi: se ainda tiver alguma dúvida, pode perguntar. E dicas, vou ficar te devendo dessa vez...porque doenças precisam de tratamento e não de dicas....mas, enfim, se alguem souber de alguma dica que FUNCIONE, por favor, me ensine!

Lara: a outra Lara é minha sobrinha, mas na verdade, eu queria que fosse minha filha!!!
Lara, acho que você deve usar e abusar de talcos anti-sépticos...Beijos!

Juh: volte mesmo, as portas estarão abertas!

Luisa: se você fizer toxina no rosto, vai melhorar as rugas e o suor!!!Dois benefícios..converse com o seu médico.

Angie: vou dar um pulinho lá!!!E volte semre!!

Ana: a quantidade quem vai decidir é o seu médico...as farmácias de manipulação só aceitam receitas carimbadas...mas não se preocupe, ele vai saber direitinho como fazer!E boa sorte!!!

Rê: hum....quando a coisa complica com caroços, muitas vezes precisa-se usar outros remédios orais (isotretinoína, antibióticos...).
Não deixe de tirar todas as suas dúvidas com seu médico.Se cuida, viu?

Fabi: que pena, mas a medicina não é uma ciência exata...nem sempre dá pra prever as coisas...realmente uma pena...

Cá: procure assim, pois sem um antibiótico, o suor amarelo não vai sumir....chato, né???

Anônimo: não posso passar nenhuma receitinha sem ter examinado o paciente e sem ter colhido uma anamnese...desculpe!!!Queria muito, mas muito mesmo, poder te ajudar mais.





Para todas: já falei dele aqui, mas vou repetir: o Spirial Gel é um sabonete líquido que ajudou muito no controle da MINHA transpiração excessiva. Aqui no Rio, acho que só tem na Época...

Paulo Melo disse...

Dra Luciana, ao que parece meu filho tem falta de suor na frente do torax, rosto, pescoço e possui um caroço em baixo da axila esquerda. Não pode as vezes colocar blusa nem mesmo no frio pois se coloca esquenta a pele e fica vermelha ( e tb não tem suor, apenas após vários minutos ). Em que direção eu poderia ir para quem sabe ter um tratamento ou mesmo exames para diagnosticar e retirar esse incomodo dele ? Qual a especialida, dermatologia? Grande abç....

Silvane disse...

Dra.tenho uma dúvida...meu filho de 3 anos comecou a suar a noite, mais na regiao do pescoço, e cheira um pouco a amônia, hoje nao tem mais tanto cheiro, mas começou a amarelar os pijamas...na regiao da gola, deixa uma mancha amarela que nao sai mais, estou preocupada...

Anônimo disse...

Eu corro 10 km e não suo muito, suo mais depois da corrida. Isso não é normal e atrapalha meu desempenho na corrida, principalmente em dias quentes. O que devo fazer? Meu e-mail é acxn@hotmail.com. Aguardo resposta e desde já agradeço.

Taina Almeida disse...

''fenônimo'' ?? q isso, copiar -colar? ¬¬

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???