segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ninguém merece ter rosácea!!!!




Estou devendo um post sobre rosácea desde o ano passado, mas não esqueci do prometido.

Vou começa-lo com más notícias para nós mulheres. Isto porque, a partir da terceira década de vida (embora nada impeça de acontecer antes), a doença acomete principalmente o sexo forte (que obviamente, é o feminino).

Porém, os pobres dos homens que estão felizes com a informação, podem parar de comemorar, pois no caso de vocês, é comum ocorrer uma dramática complicação, que é a rinofima.

O que causa a rosácea?

A comunidade científica ainda não juntou todas as peças deste quebra-cabeça (= não se sabe ainda a causa), mas existem condições que reconhecidamente provocam ou agravam esta patologia. São elas: alimentos picantes, calor, álcool, traumas, exposição solar, fortes emoções, hipertensão, infestação por Demodex...


A definição que consta no livro (Fitzpatrick) sobre rosácea é a seguinte: "disturbio acneiforme crônico das unidades pilosebáceas faciais, associado à hiper-reatividade dos capilares ao calor, resultando em ruborização e por fim formação de telangectasias. Embora essa doença fosse conhecida anteriormente como acne rosácea, não há qualquer relação, embora possa coexistir com a acne, que pode preceder o aparecimento da rosácea."


Existem graduações de acordo com a severidade da rosácea:

Grau I: existe somente eritema

Grau II: existe eritema, pápulas e pústulas

Grau III: as lesões inflamatórias tornam-se mais exuberantes e coalescem. Posteriormente a fibrose e hiperplasia das glândulas sebáceas provocam um peculiar aumento de volume local, a temida phyma, que no nariz, causa a rinofima.


Tratamento: variam de acordo com o grau da rosácea e precisam ser prescritos pelo médico. Existem pessoas que se curam, outras voltam a ter surtos de rosácea ao longo da vida. Geralmente rosácea de grau I melhora muito com Luz Pulsada.

Existem cremes que podem ser usados juntamente com o tratamento farmacológico prescrito pelo médico. No Brasil, um dos que eu mais gosto é o Roseliane. Evite usar sabões irritantes e ácidos ultra-poderosos onde existe rosácea.

Boa sorte e paciência!!!!


51 comentários:

Renata Carvalho disse...

Não sei se tenho rosácea, uma vez um médico me disse que seria apenas uma reação emocional. Mas o fato é que toda vez q fico "tensa" eu fico com as bochechas muito vermelhas e quentes e dependo do grau dessa tensão, espalham manchas pelo pescoço e colo.
Tbm quando bebo vinho ou como pimenta isso acontece. Mas sempre some passando uns 30 minutos.
Não era assim, desenvolvi isso de ums anos pr cá.
Mas as vezes situações simples do dia-a-dia, como conversar com o magistrado pr conseguir um despacho já me deixa assim.
DEvo procurar um médico, mas como fazer se só tenho as manchas quando fico nervosa. Se bem que ir a qq médico me deixa tensa. Até no oftalmo.

Beijos

charlene disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renata Dias Gomes disse...

Luciana, rosácea tem alguma semelhança nos sintomas com dermatite seborreica na face??? Me identifiquei com a cara cor de rosa ...

Luciana C disse...

Renata: pode ser rosácea sim!Mas como você sabe, a pele entrega todo o nosso estado emocional....então pode ter tb uma alergiazinha associada....Em relação à sua dificuldade de conseguir mostrar as manchas para o médico, porque você não tira uma foto quando acontecer de elas surgirem?Isso pode facilitar a sua vida e a do médico.

Charlene: obrigada pelos elogios, ADORO!!!!Vou fazer um post legal sobre estrias, você ficaria feliz?Será para você,ok???Beijos!

Renata: às vezes é muito difícil diferenciar as duas doenças porque as duas pioram no calor, com o estresse...mas é possível diferencia-las sim.Quem tem dermatite seborréica costuma ter descamação no couro cabeludo, ou das sobrancelhas, pode ter fissuras nas orelhas...enfim, fique tranquila que seu médico poderá lhe dar a resposta de seu enigma!
(em tempo:já pensou em fazer dermatologia?Acho que você leva jeito pra coisa)

Pedro disse...

Eu mereço ter rosácea, sim! Estou escrevendo isso porque sei que não posso usar alguns produtos, como o Vichy Normaderm Deep Cleanser Gel. Mas como eu adoro a textura que a pele fica após o uso desse cleanser, sempre acabo insistindo nele. Resultado: no dia seguinte a minha pele está vermelha e com pequenas "espinhas" na região da bochecha que fica perto do nariz. Também não posso usar filtros solares orgânicos (principalmente se as benzofenonas estiverem presentes na fórmula). Posso usar - apenas - os filtros solares inorgânicos (óxido de zinco ou dióxido de titânio). Odeio isso, já que a maioria dos filtros inorgânicos não são transparentes, muito embora eles estejam cada vez melhores. O Collagenex, um laboratório americano que pertence à Galderma (L'oreal) criou uma molécula chamada COL-118, mas o medicamento ainda nem chegou na fase 3 dos testes. Nas comunidades virtuais sobre rosácea uma combinação que tem sido muito elogiada é Rozex + Revaleskin Noite.

Luciana C disse...

Pedro:
Ah, amigo, você não merece ter rosácea não!Ainda mais nos brindando com um comentário tão inteligente!
Volte sempre aqui!!!
Beijos!

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de dizer que apesar de nunca ter feito um comentário, sou viciada no seu blog!!!!! Tenho ele nos meus favoritos e é a primeira coisa que eu vejo quando chego no trabalho. Adoro suas dicas e sempre que posso uso os produtos que vc indica. minha última aquisição foi o pó compacto com protetor solar da ADCOS para peles hiper oleosas como a minha, simplesmente amei!!!
Gostaria muito de fazer umas perguntinhas: Existe uma maneira realmente eficaz de se amenizar as estrias? Vc poderia me sugerir um hidratante? Por causa da depilação, minhas pernas estão super ressecadas.

bjos,

Charlene

Luciana C disse...

Charlene: melhorou assim???

Adriane disse...

Eu também mereço ter rosácea!!!
Apesar de saber que não posso comer nada apimentado, ácido ou ingerir bebidas alcoolicas, nesse fim de ano, não resisti. Cometi todos os abusos possíveis.
Conclusão: Meu rosto está avermelhado e cheio de pipoquinhas parecidas com mordidas de mosquitos.
Agora só mesmo muito Rozex, Calmance, corretivo e paciência.
Será que água thermal ajuda?
beijocas
Adriane

* Muito obrigada pelo post!!!

Charlene disse...

Obrigada!!!!
rs
bjos

Myla disse...

Tenho usado metronidazol e dapsone, manipulados separadamente. Mas isso vai de época, teve uma época que fiquei com a pele branquinha, mas volta depois. Mas só fico com as bochechas mesmo rosadas.
Minha pele tb é mto sensível, quero descobrir um jeito dela ficar lisinha e sem descamar a toa!

Morgana disse...

A rosacea se manifesta devido a tensão emocional, quando a temperatura está alta, quando tomamos qualquer coisa alcoolica, ou picante ^^ Isso pq nossas veinhas no rosto são mais largas e relaxadas, então qualquer coisa q provocaria um minimo de dilatação nas veias de pessoas comuns, em nós causa um efeito muito mais forte.

Eu tenho desde que me intendo como gente = criança rs Na epoca era manifestado só nas bochechas. Por volta de 17 anos, comecei a ficar vermelha tb no pescoço e no colo, principalmente nos casos de tensão.. Pra piorar a coisa eu sou timida, então isso é um graande problema na minha vida rs.

Nesse caso em que não há papulas, o laser ajuda. Mas vale a pena dizer que além de caro, o laser é BEM dolorido. Fiz 2 vezes pra nunca mais XD Meu rosto ficou no formato de bola de futebol, sem brincadeira. E como o laser deve ser forte, é facil d+ dar bolhas. Na primeira vez fiquei com 3 bolhas na cara. Com o segundo laser, a mancha q tinha ficado saiu. Depois dessas duas vezes, não achei q valia a pena fazer mais, devido a dor, dinheiro e resultado mínimo. Dá resultado sim, mas pouco...

Luciana C disse...

Adriane: já que você sabe o que te piora, tente evitar essas coisas...Beijos!

Charlene: de nada!!!

Myla: é assim mesmo, mas você pode tentar outros tratamentos se esse não estiver surtindo o efeito que você desejaria...Fale com o seu médico.Beijos!

Morgana: o laser deixa a pele irritada, vermelha e até um pouquinho inchada, mas daí a dar bolha....teoricamente isso não deveria acontecer. Quando acontece, ou o paciente tem uma pele muito sensível, ou a pele está "sensibilizada" por uso de ácidos, ou a fluência poderia ser um pouquinho mais baixa. De qualquer forma, eu prefiro a Luz Pulsada para esses casos, pois é mais suave, não dói e a pessoa não fica com esses sintomas desagradáveis no pós. Mas cada caso é um caso.....Beijos!!!

Cheers! Fla disse...

Ola Luciana,

Passo por aqui de vez em quando, mas nunca comentei. Eu tenho rosacea, nao eh nada como a foto que vc colocou no outro post, eh na minha bochecha direita, nao sei o que fazer, pois jah tentei varias coisas e nao melhorou, como moro na Inglaterra, jah fui ao medico e o creme foi pessimo, nao deu em nada. Dei uma lida nos comentarios acima e vou dar uma olhada nas dicas.

Muito obrigada pelo post, pois sinceramente, ninguem merece a tal da rosacea!!!

Abcs, Flavia

Myla disse...

Oi Luciana,
minha dermato indicou tetraciclina e ainda vou continuar com o metronizadol (dazol nunca sei, o rozex ahahahha) para rosácea.
Mas até que agora ela tá bem suave, minha pele que é sensível tb,tem espinhas na zonat,ou seja, um saco!

Morgana disse...

A que eu usei foi luz pulsada mesmo. E doeu pra caramba, ficou muito inchado e levou a bolhas. Tive acompanhamento de dois médicos. Eles falaram q preferem laser para retirada de pêlos, e luz pulsada pra rosácea. O que foi me dito, é q a L.P. pra caso de Rosácea tem q ser mais forte mesmo, ou não tem muito resultado. E realmente, não deu o resultado esperado.

Minha pele deve ser muito sensivel, pq nunca usei acidos..rs
Os dermatologistas com q fiz o tratamento, são especialistas em rosácea. E falaram que não são poucos os casos q fica bem inchado.
Vários tratamentos q se usa laser ou a luz pulsada, parece q eles podem passar algum tipo de anestesia local, mas em rosácea não pode pq contrai os vasos.

Anônimo disse...

LUCIANA, ano passado apareceram circulos avermelhados nas minhas bochexas, entao fui ao medico de pele e ele me recitou uma pomada, usei...depois de 4 meses apareceram de novo, fui a ele novamente, pedi explicaçao e ele falou q depois explicaria mas acabou nao explicando, e disse que tem cura;; começei a usar os novos medicamentos e quando foi no 3° dia, me deu uma irritaçao enorme no rosto mas nao tinha nada vermelhor, mas a irritaçao nao ocorria nos 'circulos vermelhos', hoje ja eh o 2° dia que estou assim, se continuar iriei ao medico! como sou muito nova, tenho muita vergonha e uso 'base' pode ter sido esse motivo dessa irritaçao?
obg! ANA Flávia

Anônimo disse...

Gostei do texto. Tenho um pouco de rosacea, principalmente no frio e quando falo em publico. É muito ruim, una vez que estou numa carreira que tenho que falar em publico. Tem alguma sugestão a nível psicologico? Tecnicas para diminuir a pressão nesse momento? Obrigada.

Obs.: Nao sabia que luz pulsada ajudava. Ja fiz luz pulsada para abrir os poros e melhorar a pele do rosto, nunca causou nada de ruim, e olha que minha pele nao aceita nem creme de farmacia que fica vermelha. Como depilaçao definitiva (mas eu outro grau de exposiçao à pele), luz pulsada tambem me salvou!!

Obrigada,
Renata

flavia disse...

Acabo de descobrir que tenho rosácea...boa sorte prá mim! Nunca consigo consulta no dermatologista quando tenho crises.Acho que tem a ver com pimenta do reino na salada, vou evitar. obrigada pelas dicas.

Anônimo disse...

fui ao dermatologista e ela constatou que tenho rosacea com dermatite seborreica no rosto.
Vou relatar meu historico. Aos 20 tinha dermatite seborreica no couro cabeludo. Controlavel, sumia, aparecia. Depois, ao 28/30 anos, apareceu um escamacao e vermelhidao na regiao do "bigode". Controlei com dexametasona. Sumia, aparecia. Depois apareceu na regiao das narinas. Dexametasona na regiao. Aos 33/34, comecou aparecer na testa. Depois tive uma crise grande no rosto todo. Caramba! Com orientacao medica, usei protopic e tetraciclina. Agora, aos 35, nao posso ficar 5 minutos no sol que viro um tomate bem vermelho. Sofro muito, fico isolada. Nao vou as festas por causa que as luzes das boates fazem com eu pareça um monstro deformado. Putz. Morar em Sao Paulo e ficar isolada no apartamento em finais de semana ninguem merece. Agora, vou comecar a usar Rozex. Confesso que estou desanimada. O pior sao os comentarios de colegas de trabalho. Eles cravam os olhos nas manchas vermelhas e apontam com o dedo ainda. muito triste. Enfim, nao pedi para ter esta doença.

Anônimo disse...

Tenho 19 anos e descobri que tenho rasacea e quero logo fazer o tratamento a laiser mas antes gostaria de saber mais ou menos uma media de valor do tratamento a luz pulsada
Muito obrigada

Erica disse...

Oláá. Eu quando tenho q apresentar um trabalho na faculdade, eu fico nervosa antes daí começo a ficar com as buchechas vermelhas e meu pescoço todo com manchas vermelhas, aí eu fico mais vermelha ainda pq eu penso"bah, meus amigos estão me vendo vermelha assim" eu não aguento. E acabo apresentando pouco, como devo melhorar isso?alguma dica?

Turquezza disse...

Primeira vez no blog, adorei, vou seguir. Tenho ROSÁCEA, descobri uns 10 anos. Não posso pegar muito sol e tenho alergia a muitos Filtros, ninguém merece, né? Trato com Dermatologista, usei Rosex, mas agora não faz mais efeito, dá bolinhas vermelhas, tipo brotoeja! Adoro sol, vivo na praia. Ai! não é fácil! Uso amostras grátis de filtros, mas é difícil achar um que sirva. Mais Dermatologista, aliás, para a vida toda. Mas adoro a vida, vou tentando reverter o quadro rsrsr
Sorte para todos nós no tratamento! Beijos.

Turquezza disse...

Ah! Esqueci de me apresentar rsrsr passa lá no
http://turquezzavariedade.blogspot.com
Se gostar, sigaaaaaaaa !!!!!!
Obrigada. Beijos.

Patricia disse...

Olá! Eu tenho rosácea desde a adolescencia, hj tenho 29 anos. Começou com vermelhidão e bolinhas entre a boca e nariz, anos depois atingiu também o queixo. Esses anos todos em dermatologista, hj inclusive! Já fiz todo tipo de tratamento, metronidazol em creme, corticóides, isotretinoína (nunca usem esses 2 últimos!) espuma de limpeza (é importante sempre lavar bem o rosto), muito tempo de tratamento com doxiciclina via oral - o que conseguiu evitar crises mais sérias... Além de testar todas as novidades do mercado...
Já fiz aplicação de laser algumas vezes (luz pulsada), mas o resultado não é tão satisfatório. Vou testar um novo tipo de laser daqui uns dias, depois eu conto. Mas eu não sinto dor, apenas um desconforto.
De uns tempos pra cá, a bebida alcoolica tem causado vermelhidão, fico com o rosto todo manchado e depois de uns 20 minutos passa. Por causa disso passei a tomar remédios naturais para o fígado, pois segundo meu dermatologista, existe uma relação entre a rosácea e o fígado.
Bom, espero ter ajudado, e o melhor remádio pra rosácea é a paciência!!!

lanna disse...

Boa tarde, parece mentira, mas somente agora perto dos 40 anos descobri que meu problema (rosacea) é considerado um problema de saude, ja havia procurado um profissional dermatologista (de minha confiança), em momento algum me orientou sobre os protetores solares adequados, eu uso os convencionais e a face continua a mesma ou as vezes até pior, mudei marcas e nada resolveu.Agora posso amenizar meu problema que chega até o colo, e saber que há pessoas como eu me tiram do lugar de "estranho no ninho", um forte abraco.

Norma disse...

Querem saber? Nem ligo mais...Quem quiser olhar que olhe, perguntar que pergunte, tô nem aí. Ninguém sabe nem o que é ( rosácea, dermatite atópica,seborréica,eczema...), causas (se esfria aparece, se esquenta também, se come pimenta aparece, se não come tb,se toma banho quente aparece, banho frio, também) e tratamento (trocentos medicamentos e nenhum resolve). Queridas, liguem o f*-se. Engraçado é que, quando relaxo, melhora...rsrsrsrs. Controle emocional me parece o mais eficaz. Abs.

Paula disse...

Oi! Meu nome é Paula tenho 16 anos e tenho rosácea desde de que nasci(inferno!)Estou sempre vermelha; de quando acordo até quando me deito; pode estar frio,calor(que é bem pior!)que eu estou sempre vermelha.E as vezes, do nada as minhas bochechas ficam muito, muito quentes mesmo e aí então eu já não estou mais vermelha...estou quase roxa e pegando fogo! coloco gelo, lavo o rosto, coloco o rosto na parede gelada...e nada, sem contar a sensação de estarem tão inchadas que chega a doer.
Aiii....e ter que lidar todos os dias da sua vida com a pergunta:"você não exagerou no blush?" ou quando faço algum esporte:"seu blush tá muito borrado" o que parece que faz você ficar mais vermelha ainda, porque não é sempre que você quer está em evidência, ainda mais no lado negativo...
tem épocas do ano que piora, já vivo com isso a 16 anos e quanto mais o tempo passa mais eu odeio porque mesmo que você tente esquecer tem sempre algum infeliz pra te lembrar e piorar as coisas.
Vou ser sincera e contar o que eu nunca contei pra ninguém. A verdade é que quando você passa e uma pessoa ri, faz comentários maldosos ou faz piada da sua cara, nós(pelo menos eu) nos sentimos agredidos e não aceitos pela sociedade, como se tivéssemos sendo vítimas de preconceito.É ruim e eu já chorei muito e até deixei de sair por causa disso.(tô bem!)
Já visitei vários dermatologistas e nenhum havia me falado que poderia ser rosácea, o que me deixa brava, porque eu já poderia ter começado um tratamento. O blog tá muito muito bom!!! Obrigada pela paciência!

Paula

ueliton disse...

oi tenho rinosinusite e meu nariz e´tao vermelho que ganho dun palhaço no circo ,entao seria rosacea ?

Maria Vich disse...

ola,sofro com rosácea ha 5 anos, troquei de dermo novamente e ela me receitou o ROACUTAN. To com receio de usar...vc sabe mais a respeito dele? vc usaria?

Anônimo disse...

SEMPRE TIVE A PELE LINDA NA ADOLESCÊNCIA.AGORA AOS 36 ANOS ESTOU COM O ROSTO VERMELHO E MANCHADO. NÃO SAIO DE CASA, NÃO TENHO VIDA SOCIAL. E O PIOR ADORO PIMENTA E NÃO POSSO COMER. ADORO SENIR O SOL NA MINHA PELE E FUJO DELE COMO O DIABO FOGE DA CRUZ, É HORRÍVEL. USEI CEFALEXINA E ME DEU ALERGIA. TOMEI O ASTRO E AS BOLINHAS SUMIRAM, MAS AS MANCHAS FICARAM E PERISTEM ATÉ HOJE. ESTOU EM DEPRESÃO E CHORO MUITO. ALGUÉM ME AJUDA!.

Patrícia disse...

Olá pessoal. Ontém fui diagnosticada com Acne Rosácea. Demorei muito para tomar vergonha e cuidar dessa doença, que é crônica.

Tenho uma pré disposição genética, e a minha alimentação está totalmente inadequada.

Meu caso foi considerado pelo dermatologista como MUITO GRAVE. Estou tomando Tetraciclina, lavando o rosto com sabonete vegetal e passando um filtro solar chamado EPISOL.

O médico me explicou que, se passar ácido azeláico no meu rosto, vai piorar a situação. Então imaginem!!!

Foi bom ter encontrado esse blog... é bacana ver que 1as pessoas compartilham suas experiências aqui! beijos

Patrícia disse...

Luciana... Embora o dermato não tenha passado nenhum creme, ou pomada para não deixar a pele ressecada, ou arder. Eu gostaria de saber se posso passar alguma pomadinha que seja calmante, enquanto a Tetraciclina não faz efeito.

Beijos!!!

Claudia J. disse...

Oi pessoal! Também possuo essa tal de rosácea, mas descobri recentemente algo excelente que está secando a maledita (maldita). Já ouviram falar sobre o "Óleo de Malaleuca"? Pois é, ele é um óleo milagroso que serve para um monte de coisa, inclusive para quem tem acne e micose (é só pesquisarem na net). Pelo que já pesquisei, a rosácea é um tipo de acne. Tô usando este óleo diretamente numa micose de unha, e já vejo resultado. Porém, achei um creme específico para o rosto (MARAVILHOSO) a base de "ALANTOÍNA" e "ÓLEO DE MALALEUCA". Já tem uma semana que comecei a usá-lo e meu rosto já está outra coisa (tá secando a maledita)! O produto que uso é da Alemanha, da marca "alkmene" (para os que moram na Europa, comprei na Müller- Gesichtscreme mit Teebaumöl). Aí no Brasil não sei se já existe um creme facial já pronto como o que eu uso. Obs: Ao usar o produto não se exponha ao sol - não passe o óleo diretamente no rosto, pois resseca e muuuito!
Espero ter ajudado vocês! Abraço

Marina disse...

Olá!!! Sempre tive um pouco de acne, com mais intensidade na adolescencia e depois bem menos, mas sempre me incomodou. Sou muito cuidadosa com a pele, pois é muito sensível, branquinha e com algumas sardas. Nunca durmo de maquiagem e cuido mesmo, hidrato, etc...

No ano passado tive uma crise de acne e um dermatologista me disse que era acne rosácea. Fiquei muito assustada e desesperada. Quanto mais lia e procurava sobre o assunto na internet, mais desanimada ficava. No fim a pele deu uma limpada e melhorou, permanecendo a acne comum... Agora, em menos de 1 mês, tive duas crises de rosácea (estou na 2a neste momento) e é muito ruim. Sinto coceira, muitas bolinhas, algumas pequenas e outras parecem picadas de mosquito. Fico com a auto-estima lá em baixo... O mais engraçado é que quando uma crise vai embora minha pele fica perfeitamente limpa, sem uma espinha, super lisinha... Até hoje só testei o rozex e não gosto muito pois arde um pouco e na hora que aplico fica bem vermelho, além de dar uma boa ressecada e descamar a pele... E não vejo muita melhora na acne... Lendo seu post e os comentários, vi que muito mais gente tem rosácea do que eu imaginava e isso é um pouco confortante, mas mesmo assim me sinto muito perdida.

Não sei o que usar no dia a dia para hidratar a pele (a minha é mista!) o que usar de protetor solar e nenhum dermatologista que fui até hoje me indicou nada nesse sentido (somente o rozex mesmo), e principalmente, algo mais eficaz que o rozex para momentos de crise...

Já estou seguindo seu blog... Obrigada.

Att,

Marina

Unknown disse...

Olá. A matéria é antiga mas os comentários vão até os dias atuais, então não resisti a comentar também.

Estou com a tal "rosácea" desde Agosto de 2011, época em que o negócio se criou e não saiu mais da minha cara. Mas são só as "espinhas", tipo picada de mosquito ou alergia, não tenho vermelhidão.

Pesquisei alergologista, dermato e grastroenterologista até, pois como disse 1 dos comentários acima, eu acredito que exista uma relação forte entre FÍGADO e a rosácea, e digo mais, acredito que a relação mais direta seja entre GORDURA ou até mesmo excesso de AÇÚCAR no sangue e a rosácea. Friso isto aqui pois quero ver se outras pessoas tem opinião semelhantes (e por favor, me mandem email se tiverem: rafahellbound@hotmail.com ).

Tratei a doença por 1 mês com antibiótico fraco (acho que o metranidazol) manipulado e aplicado diretamente na face, sem eu ter observado nenhuma melhoria. Por outro lado, o protetor solar Minesol tem me ajudado a conseguir sair pra rua. Ele tem um efeito bastante "sumidor", embora não 100%. Apesar da recomendação de uso em face da exposição ao sol, eu tenho usado ele até de noite.

Um médico me receitou Tetralysal, mas por ser muito caro (por volta de 160 reais) não usei, mas ainda penso em pedir de novo a receita pra ele pra fazer a tentativa. Essa doença deixa a gente verdadeiramente LOUCO, FURIOSO, angustiado, irritado, de mal com a vida e com todos!

Estou no segundo tratamento, dessa vez com ROZEX, que realmente parece acalmar, mas na prática ele realmente não elimina em nada a rosácea - penso ser um tratamento de médio prazo mesmo, por isso vou seguir até uns 3 meses se eu não achar outra coisa no caminho.

Agora quero falar da minha observação e experiência:

CERTAMENTE a rosácea apareceu em mim nesse meu 35º ano de vida por conta do STRESS. Dinheiro, trabalho, família, filho pequeno, a Ocupação na Palestina, tudo que me cerca sempre me deixou muito nervoso.

Tenho paralelamente um hábito alcoólico de looooonga data, que por si só, eu jamais atribuiria ser um fator de me causar essa rosácea, senão eu já era pra tar com isso há mais de 20 anos. No ano passado, aconteceu também de eu dar vazão a uma alimentação MUITO folgada, onde eu inseri coisas que nunca tive muita atração ou contato, como batatas fritas, Coca Cola, Xis, Pizzas (comer 1 fatia=rosácea imediata!), até torresmo eu andei frequentando.

Agora vou dizer a chave das minhas investigações: aliado a esse consumo inveterado de álcool (2 a 3 vezes por semana), o que percebi é uma relação direta do aumento da rosácea quando eu COMIA esse tipo de porcarias (ou doces) em seguida, e antes de dormir.

Já fiz exames de fígado e estou bem, sangue também, não sou gordo (estou emagrecendo até, pois tenho voltado aos exercícios físicos regulares). Todavia, o que os meus médicos insistem em "ignorar", é minha certeza quase absoluta de que a maldita rosácea tem uma relação com a "gordura ou açúcares presentes no sangue", consequencias de uma alimentação não-bem-digerida (e aí tanto faz se houve álcool ou não, para certas coisas, como CHOCOLATE, ou mesmo amêndoas, até um azeite de OLIVA na saladinha), pois acho que meu fígado, embora "funcione" já não está mais suportando 1 grama de gordura acima dos meus limites, que se tornaram baixos, então ao invés de eu engordar, ele joga isso pro sangue e vai parar tudo na minha cara!

Essa é minha complexa teoria. Alguém se habilita a comentar?

A propósito: aquela causa também típica de rosácea, de um "banho quente em dia não muito quente" também me ocorre, e essa, devo dizer, já me ocorria desde pelo menos uns 10 anos atrás, mas ela jamais durou mais do que 30min ou umas 2 horas, coisa BEEEEM diferente da "maldita" rosácea. Quem sabe sabe.

Apesar dos pesares, estou bastante convicto dessa minha hipótese, só que pra comprovar efetivamente ela, preciso me livrar da outra causa consagrada da rosácea: o STRESS.

Sorte a todos e todas! Parabéns à autora do Blog!

Anônimo disse...

Bem, tenho 34 anos e na adolescência tive acne como qualquer outra pessoa, agora para minha surpresa fui diagnosticada com rosácea, confesso que estou muito depressiva, ohhh doença maldita, meu rosto está horrível, já usei várias medicações, atualmente estou utilizando tetraciclina e metronidazol, estou na fase II da doença e sinceramente não vi melhoras não, estou pensando em fazer a tal da luz pulsada para ver o resultado, vamos ver...boa sorte a todos!!!!

Anônimo disse...

Bem, tenho 34 anos e na adolescência tive acne como qualquer outra pessoa, agora para minha surpresa fui diagnosticada com rosácea, confesso que estou muito depressiva, ohhh doença maldita, meu rosto está horrível, já usei várias medicações, atualmente estou utilizando tetraciclina e metronidazol, estou na fase II da doença e sinceramente não vi melhoras não, estou pensando em fazer a tal da luz pulsada para ver o resultado, vamos ver...boa sorte a todos!!!!

tsantos disse...

Para a Rosácea existe um creme muito bom da Mesoestetic chamado Couperend Maintenance Cream, é um creme hidratante e nutritivo que previne a dilatação dos capilares e a aparição de vermelhidões e marcas vasculares.
Com acção calmante e descongestionante, ajuda a restabelecer o conforto cutâneo em qualquer tipo de pele especialmente na pele sensível e hiper-reactiva.


Pode encontrar online em http://e-beautycare.com/cosmetica/rosto/especificos/couperend-maintenance-cream.html

Anônimo disse...

Eu tenho rosácea tipo II sem vermelhidão, com pápulas e pústulas, mas não muito forte.
Não gosto do Rosex, não me faz nenhum efeito.O que uso é o Azelan e melhora bastante.Faço luz pulsada e noto melhora já na quarta sessão.
Minha rotina é a seguinte:Lavo o rosto pela manhã com sabonete líquido Suavié da Darrow(peles sensíveis), em seguida borrifo água termal da La Roche Posay,espalho no rosto após secar Active C XL,também da La Roche Posay, em seguida uso Clariderm Clear nas manchas (melasmas) e no final uso Ceramide Plump perfect Ultra lift and firm,moisture cream SPF 30 da Elizabeth Arden(importado)
Mas já usei Calmance da Roc e é muito bom!!!( aí tem que usar filtro solar em cima)
E está dando certo!!!
Á noite troco o último creme por um da L'oreal, Revitalift noturno.
e repito todo o procedimento da manhã.
minha pele está muito boa!!!
E nem sempre é assim, não sei qual é o gatilho mas volta e meia ela fica como se fossem picadas de mosquito.
E eu pioro porque espremo.
Marcia
Espero ter sido útil

Cleide Viana disse...

Olá gente!

Fui diagnosticada com rosácea também, porem não tive nenhuma instrução dos dermatos no que se refere á rotina de cuidados.
Nunca tive espinhas, e minha pele sempre foi clara e linda, massssss, após fazer um tratamento com ácido retinóico a pedido da dermato, iniciou-se meu problema. Hoje criei um diário da minha rotina de alimentação e uso de cosméticos, e vi muitas vezes o gatilho p disparar a rosácea é alimentação. Rafael eu concordo contigo. Depois q fiz o diário, notei que a sensação de queimação e aumento da vermelhidão ocorre após comer AZEITE DE OLIVA, CHOCOLATE ou ACHOCOLATADO, VINAGRE, CEBOLA, PIMENTÃO, etc, etc e até doces disparam esta sensação de desconforto.

Eu não tenho espinhas, e na adolescência conto nos dedos as poucas vezes que tive. Quando a rosácea ataca, não saem, salvo apenas uma vez em que tive espinhas no nariz que melhoram sem uso de nenhum medicamento.

Meu problema maior é a vermelhidão que deixou de ser esporádica (apenas qdo começava a irritação), e passou a ser constante, com os vasinhos dilatados, e o rosto todo vermelho que consigo disfarçar com os bloqueadores.

Quanto aos filtros solares e hidratantes, também passei a ter intolerância. Hoje consigo apenas usar os filtros Sundow Senses 50 FPS no corpo, e para o rosto, uso a linha da ADCOS: Bloqueador Solar Ultra 55 fps (sinto que acalma um pouco a irritação) e Bloqueador Solar Tonalizante 40 FPS.

Vi na internet que existem dois cremes que propõem reduzir esta dilação, e vou fazer o teste e depois volto aqui para falar se deu algum resultado. São eles: Rosaliac UV - http://www.sweetcare.pt/la-roche-posay-hidratacao-rosto-pele-com-vermelhidao-ou-rosacea-rosaliac-p-CM0287RP.aspx

e Avene Antirougeurs - http://www.sweetcare.pt/avene-tratamento-vermelhidao-localizada-concentrado-anti-rougeurs-p-CM0368AN.aspx

Bom, espero ter ajudado e é muito bom podermos trocar experiências e dicas que podem ser úteis =]

Att,
Cleide Viana

Anônimo disse...

oi , tenho rosacea a um bom tempo,oque me ajuda bastante e uma compressa de cha vermelho , alivia muito o rosto , recomento experimentarem.

Anônimo disse...

olá, eu gostaria de saber se usando o tetralysal posso ao mesmo tempo fazer a luz pulsada?

Anônimo disse...

Minha pele comecou a ficar vermelha qdo tomava bebida alcolica,banho quente,frio,ate que em deze,bro tive uma crise de descamacao como se apele estivessa muito ressecada. Procurei um dermato que deu o diagnostico.....rosacea. Ja fiz LIP e parece que piorou. A vermelhidao que era esporadica,agora nao desaparece mais do meu rosto. Fica sempre vermelho,escamando,ressecado e com um grosserao na face. Estou em panico.......

Anônimo disse...

Minha pele comecou a ficar vermelha qdo tomava bebida alcolica,banho quente,frio,ate que em deze,bro tive uma crise de descamacao como se apele estivessa muito ressecada. Procurei um dermato que deu o diagnostico.....rosacea. Ja fiz LIP e parece que piorou. A vermelhidao que era esporadica,agora nao desaparece mais do meu rosto. Fica sempre vermelho,escamando,ressecado e com um grosserao na face. Estou em panico.......

Anônimo disse...

oiiii boa tarde tenho essa rosacea que acaba com a minha vida ..fiz uma secao desse lip para os vasinhos dilatados do rosto pra que,pioraram..to super vermelho ...minha mulher ja esta brava conmigo de tanto eu ficar me olhando no espelho e reclamando...vou tentar usar a elidel pra ve no que da...alguem ja usou?????

Anônimo disse...

Oi Luciana,
Tá bem maus já essa frase: consulte seu dermatologista, ele sabe o que é melhor para vc! Fui em 3 medicas, em 10 dias saber o que tenho na pele que me incomoda tanto.
Uma diagnosticou como rosácea.
Outra disse que não tem nada de rosácea, pe dermatite ceborréica.
E uma terceira disse que não tinha nada na pele.
Inacreditável, num periodo de 10 dias, é muito triste. Até agora não segui nenhuma das receitas e ainda não sei o que como solucionar.

Aline disse...

Ola, tenho 22 anos e fui diagnosticada com rosácea. Como eu sempre tive a pele acneica creio que o meu diagnostico foi um pouco tardio porque meu dermatologia tratava apenas minhas espinhas, mas a vermelhidao nao passava, até que chegou uma hora que nao dava mais nem pra sair de casa... a vermelhidao fica 24h por dia, 7dias por semana! E pesquisando na internet sobre vermelhidao li sobre a rosacea e os fatores principais que fazem ela aguçar, como o sol, calor, bebida alcoolica ou quente, temperos fortes, stress,banho quente...
Logo que comentei o dermatologista ele ja me receitou dois cremes: Rosaliac, da La Roche Posay, para passar no periodo da manha e tarde, pois ele é um gelzinho que nao deixa a pele tao oleosa e a noite eu passo Redukine, da Ada Tina e sempre protetor solar, que eu uso Minesol oil control, porque minha pele ainda por cima é bastante oleosa, só pelos cremes minha pele ja melhorou bastente num periodo de 3 meses, ai depois fiz tambem a luz pulsada, mas infelizmente acho que só gastei dinheiro porque nao notei melhora e ainda fiz 4 sessões...
Mas a rosacea é uma doença cronica, o unico jeito mesmo é procurar conviver da melhor forma, sem se estressar muito porque senao só piora. E nos dias que eu to pior mesmo eu peço pro meu dermato me receitar Tetraciclina, que qdo eu tomo ele deixa minha pele novinha em folha, mas ele é antibiotico, entao nao faz bem tomar sempre, mas a dica que eu deixo é se cuidar com os cremes passando certinho, nao deixar de passar protetor e evitar os fatores agravantes da rosacea =)

Patrícia disse...

Olá, Pessoal!
Postei um comentário no começo de 2012. Depois de ter passado em vários dermatologistas, consegui acertar na medicação adequada para o meu caso.
Tomei isototreina diidratada. É um remédio muito forte... Mas ele quem deu um jeito na minha situação, pois a minha pele estava muito inflamada!
Hoje não descuido... evito bebida alcoolica, sol, banhos quentes, e sempre utilizo filtro solar Episol!

Mas nunca consegui me livrar da vermelhidão. Pra quem tem rosacea, a unica saída é aceitar a face rosada (rs) e desencanar.

Beijos a todos!

Anônimo disse...

Olá,

tenho 37 anos e nunca cuidei da pele. No máximo eu tomava banho (homem já acha isso muito mesmo). Minha mãe aos 60 anos começou a sofrer muito com rosacea e comentava para eu me cuidar pois tinha uma manchinha vermelha na bochecha direita.
A mancha vei crecendo e hoje entendo que devia ter escutado minha mae faz tempo.
Resumindo: uma dermatologista indicou um remedio manipulado que ajuda muito a acalmar, a rosacea até sumia (hj já não faz tanto efeito pq acho q estou na pior fase da crise): brimonidina tartarato 0,5% + lactokine fluid 3% + dermafresh gel qsp.
Nao cuidei e o trem só piora. Pra quem não tinha preocupação ZERO, agora tenho uma sacolinha de cremes e etc.

Deval disse...

Postei o texto abaixo. Estava há dias tratando da rosa e nada. Experimentei em 30/03/14 usar o Candicort (já usei pra um caso genital). Não é que a rosacea praticamente sumiu em 3 dias, e não passei NADA além do Candicort. Vale a dica!!

(...)

Olá,

tenho 37 anos e nunca cuidei da pele. No máximo eu tomava banho (homem já acha isso muito mesmo). Minha mãe aos 60 anos começou a sofrer muito com rosacea e comentava para eu me cuidar pois tinha uma manchinha vermelha na bochecha direita.
A mancha vei crecendo e hoje entendo que devia ter escutado minha mae faz tempo.
Resumindo: uma dermatologista indicou um remedio manipulado que ajuda muito a acalmar, a rosacea até sumia (hj já não faz tanto efeito pq acho q estou na pior fase da crise): brimonidina tartarato 0,5% + lactokine fluid 3% + dermafresh gel qsp.
Nao cuidei e o trem só piora. Pra quem não tinha preocupação ZERO, agora tenho uma sacolinha de cremes e etc.

sábado, março 29, 2014

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Vamos Bater um Papinho?

Onde você está???