domingo, 10 de agosto de 2008

Feliz dia dos Pais!!!!



A origem do Dia dos Pais

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.
A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

4 comentários:

Luiza Miranda disse...

Querida Luciana,
Bela homenagem aos pais, não conhecia essa história e achei formidável.
Pena que a maioria dos homens delegam às mulheres a função de cuidar dos rebentos...
Infelizmente perdi meu pai com três anos, uma pessoa muito especial e dizem que era um perfeito anfitrião, de quem acho ter herdado as etiquetas da vida.
Quem tem o privilégio de ter um pai que desfrute bons momentos com o mesmo.
Feliz dias dos pais tb para as mães que tem dupla função.
Para vc meu cordial abraço,
Luiza

Guga S disse...

Ola Dra! Eu sempre venho encher o saco, mas eu acabo me esquecendo de elogiar seu trabalho, q eu acredito ser único. Mto obrigado pelas dicas e claro, pela atenção de sempre... Acho interessante que eu poste num tópico sobre pais, pq eu perdi o meu... Mas sei a importancia q a figura e a presença de um tem...
Bom, nem me fale em tripulante pq meu ex trabalha em Hotel que recebe tripulação, incluside da SwissAir, de onde saiam meus cremes da La Prairie por metade do preço... E eu tenho certeza q ele tem o caso com um, detalhe,de 40 anos... Horrivel... Hj eu fui a um jantar pra fechar um negócio no interior me perguntaram se eu havia feito algum peeling no olho, pq tava mto roxo... Olha eu sei q a sra naum tem q ficar ouvindo, mas aki e meu psiquiatra sao os unicos lugares q eu posso desabafar, entaum tah sendo mto doido sabe... Pq agente faz planos Dra... e de repente cai td por terra... Minha mãe apesar de adorar ele, naum aprovava o relacionamento pq achava q eramos mto diferentes... Enfim... Histórias... Histórias... Tem alguem pra me apresentar hehehehe?!
Dra por favor me passe o contato da Importadora do produto pro olho antes q perguntem se eu usei sombra...Eu preciso comprar urgente e aki em Sp naum tem!!! E akele desgraçado do meu Ex deve estar numa boa!!! Cachorro!!!
O CORAÇÃO BURRO VIU!!!
Mas um dia eu aprendo...
Dra mais uma coisa, tem alguma coisa pra fazer em casa q de viço a pele? Olha eu to fazendo as mascaras da la prairie e da sisley e num to vendo mto resultado naum viu... alias eu fiz uma loucura... passei o acido retinoico da minha mae q eh bem forte e to com o rosto do vermelho... eu passei no Beauty Center da Chanel no Shopping Iguatemi hj me passaram uma solução calmante deu uma melhorada...
Eh isso Dra...
Obrigado por td!!!
Bjosss

Adriana disse...

Ainda bem que vc me lembrou do dia dos pais!
Aqui em Londres eh em Marco, entao sempre esqueco o do Brasil!
Bjs
Adri

Luciana Chichierchio disse...

Parabéns para nossos pais!!!!!(aos presentes e aos ausentes)

***GUGA****

Entre no site da Epoca Cosméticos ou da She´s...

Beijos!!!!!

Quem somos nós:

Minha foto
minhapele@ig.com.br, Rio de Janeiro, Brazil
Uma médica que ama dermatologia, medicina estética, e principalmente, ADORA o que faz. Um cirurgião plástico apaixonado pela profissão.

Siga "Minha Pele" no seu e-mail...

Acompanham este blog:

Onde você está???